Planeta 9 ou Buraco Negro? Novo telescópio no Chile vai solucionar o mistério

planeta 9 ou buraco negro
Desde que astrônomos desconfiaram de um 9° planeta gigante escondido nos confins do Sistema Solar o mistério só aumentou...

Com certeza você já deve ter ouvido muitas coisas sobre o "Planeta 9", ou "Planeta X"... seria um planeta gigante, um Buraco Negro ou qualquer outra coisa?


Pois é... de uns tempos pra cá o mistério só aumenta, com novas teorias que poderiam explicar as perturbações gravitacionais que justificariam a existência de um nono planeta.

A teoria mais recente levanta a possibilidade do Planeta 9 ser na verdade uma grande nuvem esparsa de detritos, que poderia (caso tivesse massa suficiente) gerar as tais perturbações orbitais quase como se fosse um planeta.

Embora tenhamos muitas teorias, informações de verdade são bem escassas... Mas é exatamente isso o que um novo telescópio no Chile deve resolver!


O Observatório Vera Cooper Rubin deverá operar o LSST (Large Synoptic Survey Telescope - Grande Telescópio Sinóptico de pesquisa). Ele só deve ficar pronto em 2022, mas já é a maior esperança pra resolver o mistério do Planeta 9.

Vera Rubin Observatory
Vera Rubin Observatory.
Créditos: Wil O’Mullane / Rubin Observatory / Wikimedia Commons

Com mais de 8 metros de diâmetro, ele será capaz de mapear todo o céu visível, fornecendo informações fundamentais pra resolver o quebra-cabeças do Planeta 9.

A previsão é de que após um ano de pesquisas, os astrônomos já tenham a resposta para a dúvida!

Bem, pelo menos é isso o que afirma um artigo que foi aceito para a publicação no 'The Astrophysical Journal Letters' que descreve como os cientistas pretendem verificar a existência de "explosões de acréscimo". 


Essas explosões ocorrem quando buracos negros devoram pequenos objetos, como cometas e asteroides, e poderão confirmar se o Planeta 9 é mesmo um buraco negro.

"Como os buracos negros são intrinsecamente escuros, a radiação emitida em direção à 'boca' do buraco negro é a única maneira de iluminar esse ambiente escuro", disse Avi Loeb, coautor do artigo publicado e presidente do departamento de astronomia de Harvard.

O especialista ressalta que, ao termos a resposta sobre se o Planeta 9 é mesmo um buraco negro, outras perguntas virão: "Isso imediatamente levantaria questões: por que ele está lá? Como conseguiu tais propriedades? Isso ajudou a moldar a história do Sistema Solar? Há mais coisas como ele?"

Sim, caso seja confirmada a hipótese do Planeta X ser na verdade um buraco negro primordial, não teremos como evitar a pergunta: poderão existir outros como ele em nossa vizinhança próxima? E talvez o mais importante: caso existam outros "pequenos" buracos negros assim, onde eles devem estar agora? Será que algum poderia estar perto do nosso planeta?...


Imagens: (capa-ilustração) / Wil O’Mullane / Rubin Observatory / Wikimedia Commons / divulgação
17/07/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

20 comentários:

  1. É o cúmulo do absurdo, em pleno século XXI, ainda estarem com essas dúvidas relacionadas ao nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como os antigos, ainda chamam também primitivamente e indevidamente, de SISTEMA SOLAR.

    Eu já disse também que é incorreto chamar BURACO NEGRO, pois o correto analfabetos, é MACRO CANAL ENERGÉTICO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exercício ilegal da profissão? Segunda de manhã aguarde aí uma visita, precisamos verificar seu diploma de Doutor!

      Excluir
    2. Que diploma? Esse daí só tem atestado de doente mental mesmo.

      Excluir
    3. Justo Federal; Diplomas relacionados a ciências-não-avançadas, tive muitos, e não me orgulho de nenhum deles. Tanto é, que rasguei vários. Quanto as novas CIÊNCIAS, MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, QUÂNTICA AVANÇADA, H-FÍSICA AVANÇADA e MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO da ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, assim também como os dos doutores HIPÓCRATES, SÓCRATES e PLATÃO, que doutores pioneiros foram... Mesmo que espaço-tempo-i houvesse, nem daqui há 2.000 mil anos futuros, em nenhum museu desse PLANETA, os diplomas deles, também os meus: encontrarão.

      Quanto ao Anônimo; não passa de um ressentido analfabeto de pai e mãe das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS, que de tanto perder para mim, corrói-se de inveja mortal.

      Para ele, por mim procriado:

      SINTO NOS INVEJOSOS
      A INCAPACIDADE DE SEREM
      COMO OS INVEJADOS.

      Quanto a visita para esta Segunda, não esquece de trazer um mandado judicial, expedido e assinado por um competente juiz ou desembargador, e tu devidamente acompanhado, do teu superior.

      Responde pra mim:

      Teu nome completo?
      N° de tua inscrição na conceituadíssima e seríssima POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL?
      Nome do teu delegado chefe de comando?
      Nome do teu superintendente regional?

      Excluir
    4. Após verificar mais postagens sua cidadão, constatamos a evidente inimputabilidade de vossa pessoa, por ser evidente, foi dispensada eventual exame de sanidade mental e o procedimento já foi arquivado! Aceite, por favor, nossas escusas e pode retomar suas postagens com a cautela necessária.

      Excluir
  2. Eu não entendo e me ajudem neste quesito.... SE a coisa for um B.N., por que ele não interfere ao menos nas órbitas de Saturno, Urano, Netuno e os planetas anões? Não possui um B.N. uma poderosa gravidade????? E por que pensam só em buraco negro e não em outras estatísticas tais como anã-marrom, planemo ou super-terra carbonada??? Acho que os astrônomos estão depositando um sonho-ilusão em algo que irá falhar por completo, ou se viciaram no filme INTERESTELAR? Discordo totalmente que seja um B.N. O que pode ser é um tipo de planeta quase totalmente tomado pelo carbono (que é ótimo absorvente não-refletivo da luz) com pelo menos 2,3 x a massa da Terra.... Alguém por obséquio faça um bodoque para lançar o James W? Tá na hora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Fora do Ar, pelo que eu entendi, essa hipótese do Planeta 9 ser um buraco negro é justamente uma tentativa de explicar as perturbações nas órbitas dos planetas do Sistema Solar exterior! Mas não custa lembrar: por mais maneira que ela seja, por ora é só uma teoria, e ainda há outras possibilidades -bem mais plausíveis até- pra explicar o mesmo comportamento.
      Ah, e eu também não aguento mais esperar pelo lançamento do James Webb! Ô trem enrolado sô!

      Excluir
  3. Perguntas para ti fora do ar, que pelas características conscientemente e inteligentemente insanas, lembra Zé Hospício, o louco fictício:

    O que chamam indevidamente de DEUS JÚPITER, não orbitando o DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que como os antigos faraós, os das ciências-ainda-a-avançar, também chamam indevidamente de DEUS SOL... E sim orbitando também como o DEAT, o centro de nossa GALÁXIA:

    Ao invés de PLANETA, não seria um ASTRO FRIO?

    Tenho razão ou não quando digo que o pessoal da NASA ROSCOSMOS e OUTRAS, até que dominam consideráveis TECNOLOGIAS, mas sobre a AVANÇADA MACROCOSMOLOGIA, não sabem nada?

    Como tu estás preparando-te para o 3° RESET MACRO CÓSMICO ATÔMICO que não será dado pelo tolo homem, mas que brevemente ocorrerá em todo MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO não interligado por primitivos sistemas de fios, mas através de pulsos eletromagnéticos energizadores emitidos, que os das religiões-ainda-a-desestagnar chamam erradamente de MUNDO MATERIAL, e os das ciências-ainda-a-avançar, de UNIVERSO MATERIAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cara é doido varrido meu Deus kkkkkkkkkkkk.

      O sol é uma lâmpada?Tu é terraplanista kkkkkk.

      Excluir
    2. Mas é verdade, seu Bé Zonifácio! Por exemplo, meu tio lá de Diamantina tem uma empresa chamada "Carvanha - Carvões de Piranha Ltd". Lá ele vende carvão de eucalipto bem baratinho, mas por conta da quarentena, ele resolveu parar de vender carvão por que isolanento social não é pra ficar fazendo churrasco pra ter aglomeração de pessoas não.
      Aí eu te pergunto: como o Sr faz pra inventar outro nome pra Saturno nesse negócio que o Sr inventou pra pensar que é cientista sem precisar tirar diploma nenhum?

      Excluir
    3. Robin; Qual gênio que um dia, não tenha sido chamado de louco?

      Falar em doido, cadê o Batman?

      Excluir
    4. O Bátima morreu às cat'hora da tarde. O Coringa tirou o pinto dele fora. Ele foi pego enquanto gravavam uma fita que mostra tudo a pedido do comissário Gordon.

      Excluir
  4. Qual a droga que esse cara tá tomando? Também quero kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Zé Hospício; Inexistem diplomas para doutores pioneiros seu fuleiro. Quanto ao teu questionamento, sobre o que tu chamas indevidamente de Saturno: minha resposta depende muito, das ações da RITA LEE.

    Ela disse que por alguém sei lá quem, iria roubar os anéis de Saturno...

    Caso tenha roubado: "ELEMENTO ATÔMICO DESANELADO".

    Caso já tenha roubado só alguns: "ELEMENTO ATÔMICO PARCIALMENTE DESANELADO".

    E se já tiver roubado todos: "ELEMENTO ATÔMICO TOTALMENTE DESANELADO".

    Viu que para tudo tenho respostas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, seu Bé Zonifácio. Assim como inexiste título de "doutor pioneiro". Portanto, seu título autoproclamado tem tanta validade quanto um zero à esquerda. Se duvida, pode consultar o MEC a respeito.

      Se fosse assim, acho que eu também vou inventar uma "ciência" pra poder me autointitular doutor também.
      A partir de hoje, sou "doutor pioneiro" em Trapinchismo Cebolônico, a única ciência válida, conferida a mim por um "download" que recebi do ser chamado Galinha-Tubarã.

      Excluir
  6. O senhor, já tem muitos títulos de doutor, não dizem que de médico e louco, todo mundo tem um pouco?

    E Hipócrates pelo qual todos juram ao receber o diploma de medicina, não foi Dr pioneiro seu fuleiro?

    Pago 10 MILHÕES DE DÓLARES, pelo diploma autêntico, do Dr Hipócrates.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou pouco mas falou merda. Se você se julga tão gênio assim deveria saber o que é anacronismo histórico.
      Não existe diploma de Hipócrates porque naquele tempo não havia universidades e muito menos órgãos reguladores da educação. Portanto, seu argumento é uma grande asneira. Sem falar que não existe em lugar nenhum título de "doutor pioneiro". Uma simples busca no Google e você perceberia que isso é invenção da sua cabeça.
      Hoje, apenas universidades podem conferir títulos de bacharel, mestre e doutor, e os mesmos devem ser reconhecidos pelo órgão fiscalizador, no caso do Brasil, o Ministério da Educação.
      Lembrando que sustentar possuir título que na verdade não possui é crime de falsidade ideológica. Ou será que você não aprendeu nada no caso do Carlos Decotelli?

      Excluir
  7. Anônimo; Para ti, procriado por mim:

    SINTO NOS INVEJOSOS
    A INCAPACIDADE DE SEREM
    COMO OS INVEJADOS.

    Qual Anônimo tu és, o L? o F? ou o T de tolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkk

      Inveja de ser burro igual a você? De ter um ego tão grande que impede de enxergar o óbvio do óbvio?

      Você mesmo sabe que o que você diz é asneira pura, só continua acreditando nessa baboseira porque isso te dá a sensação de ser o que você nunca conseguiu.

      Excluir
  8. Médicos, psicólogos, advogados, matemáticos, juízes, filósofos e outros inteligentíssimos que deixam comentários elogiosos no meu blogger, atestam justamente o contrário do que tu dizes.

    Não serias tu, possuidor de uma EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA muito baixa, incapaz de compreender o gênio?

    Confere no link abaixo, apenas um, dentre centenas de comentários elogiosos.

    https://multiplacienciaenergetica.blogspot.com/2016/12/antigo-paraiso-hoje-municipio-de-elisio.html

    Tu apresentares contestações científicas para minhas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, impossível não é mesmo?

    ResponderExcluir