AO VIVO: Chuva de Meteoros Perseidas 2020

live chuva de meteoros perseidas 2020

Assista ao vivo e veja como observar do quintal de casa!


E finalmente chegamos no pico de uma das maiores chuvas de meteoros do ano. Sim, estamos falando dela, a Perseidas 2020! E como sempre, durante o máximo da chuva Perseidas deste ano, que ocorre entre os dias 11 e 13 de agosto, teremos transmissão ao vivo e imagens em tempo real!


A chuva de meteoros Perseidas costuma produzir cerca de 100 meteoros por hora no hemisfério norte. No Brasil, assim como em todo o hemisfério sul, a taxa de meteoros é menor, ainda mais considerando a Lua que estará presente durante o pico deste ano. Ainda assim, os famosos Earthgrazers e bólidos que a chuva Perseidas costuma produzir, poderão ser vistos até mesmo a partir de grandes cidades como São Paulo, mesmo com poluição luminosa.

Mas claro: se você observar o pico da chuva Perseidas estando em uma cidade do interior, com céu estrelado, livre de poluição luminosa, as chances de observar uma quantidade maior de meteoros fica muito maior.

E mesmo que o céu fique nublado em sua cidade, você ainda terá a chance de observar os meteoros riscando o céu junto conosco, na transmissão ao vivo (que é praxe do nosso canal no YouTube). Teremos 2 câmeras de monitoramento de meteoros, instaladas em São Paulo, prontas para capturar a maior quantidade possível!


Transmissão ao vivo - Chuva de Meteoros Perseidas 2020

Teremos duas transmissões ao vivo, nos dias 11 e 12 de agosto, a partir das 22h00 pelo horário de Brasília. As  lives também estarão disponíveis logo abaixo:


Aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube. Ative o sininho para receber as notificações e nunca mais perder uma chuva de meteoros!


Observe do quintal de casa



Curiosidades sobre a chuva de meteoros Perseidas

De acordo com Bill Cooke, do Escritório de Monitoramento de Meteoroides da NASA, a chuva de meteoros Perseidas é a que mais produz bolas de fogo - meteoros super brilhantes. Além disso, os meteoros dessa chuva também têm a fama de subirem o firmamento do céu, como numa escalada incrível - estes são os Earthgrazers.

chuva de meteoros Perseidas 2020
Meteoro da chuva Perseidas registrado em 10 de agosto de 2020, em Ontario, Canadá.
Créditos: Malcolm Park

O responsável pela chuva de meteoros Perseidas é o cometa 109P/ Swift-Tuttle, que quando passou por aqui, deixou um rastro de poeira que a Terra encontra todos os anos. Os fragmentos desse cometa encontram com a nossa atmosfera a velocidades altíssimas, de cerca de 60 quilômetros por segundo - isso é 60 vezes mais rápidos do que a bala de um rifle!


Na Idade Média, a chuva de meteoros Perseidas era muito famosa, e tinha o nome de "Lágrimas de Saint Lawrence", isso porque ela ocorre no aniversário de morte de Laurentius, um diácono Cristão que foi martirizado pelo Imperador romano Valerian, no ano de 258 d.C.


Apesar dessa chuva de meteoros ser bem conhecida e observada na Era Medieval, os registros mais antigos da chuva de meteoros Perseidas foram encontrados na China, e datam de 36 d.C. Ou seja, a humanidade observa essa chuva de meteoros há pelo menos cerca de 2.000 anos, isso pelo que se tem documentado... Ela pode ser ainda mais antiga e deve ter sido observada desde tempos imemoriais...


Imagens: (capa-divulgação) / Galeria do Meteorito / Malcom Park
11/08/2020



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário