Tudo sobre a Chuva de Meteoros Perseidas 2020

Perseidas 2020
Está chegando uma das melhores chuvas de meteoros do ano - veja como e quando observar a Perseidas 2020


Todos os anos, entre os dias 23 de julho e 22 de agosto, o nosso planeta passa por uma região repleta de detritos que, ao penetrarem a atmosfera da Terra, produzem meteoros brilhantes numa quantidade volumosa. Sim, estamos falando da chuva de meteoros Perseidas (Perseídeas ou ainda Perseídas). Mas é na madrugada de 11 pra 12 (e também de 12 pra 13) de agosto que acontece seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.


Na noite de pico, a chuva de meteoros Perseidas chega a produzir até 80 meteoros por hora, isso se observada em uma região livre de poluição luminosa e com céu escuro, sem nuvens. No hemisf´rio norte,a taxa de meteoros pode ultrapassar os 100 por hora! E mesmo que você esteja numa região não tão favorável para observação, essa chuva de meteoros não deverá decepcionar.

Nesse ano de 2020, a Lua estará praticamente na fase Minguante durante o pico, bem próximo da região onde encontra-se o radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar), o que pode dificultar um pouco nossa observação, já que seu brilho ofusca a nossa visão. Mas ainda assim, por ser uma chuva que produz uma grande quantidade de meteoros, teremos a chance de ver uma quantidade considerável.

E mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade, você ainda terá a oportunidade de avistar os belíssimos meteoros da chuva Perseidas 2020, pois como sempre, faremos uma transmissão ao vivo lá no nosso canal no YouTube.


Transmissão ao vivo - Chuva de Meteoros Perseidas 2020

Faremos a transmissão ao vivo com imagens em tempo real a partir da nossa câmera de monitoramento de meteoros. E dessa vez teremos 2 câmeras trabalhando em tempo real, graças aos apoiadores do canal. A live começa na noite de 11 de agosto, terça-feira. Fiquem ligados!

Aproveita para se inscrever em nosso canal e ativar o sininho para receber as notificações.


Como observar a chuva de meteoros Perseidas 2020?

A primeira quinzena de agosto é muito boa para observação da Perseidas, mas como foi dito anteriormente, é nas madrugadas de 12 e 13 de agosto que uma maior quantidade de meteoros poderá ser observada.


Essa chuva pode ser vista de todo o globo, porém, no hemisfério norte, sua visualização é privilegiada, já que a constelação de Perseu (região do céu onde os meteoros parecem se originar) ganha maior altura nos céus.


Aqui no hemisfério sul, a constelação de Perseu (onde os meteoros parecem se originar) encontra-se muito próxima do horizonte nordeste. Portanto, quanto mais ao norte do país você estiver, mais altura essa constelação radiante da chuva ganha nos céus.

Às 02h00 da madrugada (pelo seu horário local) a constelação de Perseu já estará nascendo no horizonte nordeste, e às 03h00 da manhã ela já estará completamente visível:

Radiante da chuva de meteoros Perseidas totalmente visível a partir das 03h00 em todo o Brasil.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Repare que nesse horário, a famosa constelação de Orion (popularmente conhecida como As Três Marias) também estará despontando no horizonte leste. A Lua também estará presente. Não olhe diretamente para ela - procure olhar para a esquerda da Lua - é lá que se encontra o radiante da chuva.


Sim, observar meteoros é fácil (só exige dedicação)

Você não precisa encontrar a constelação de forma precisa para observar a chuva de meteoros, mas sim, olhar em sua direção (ou próximo dela). Os meteoros terão origem nessa região do céu, mas irão riscar vários pontos do firmamento - alguns percorrem todo o céu!

Não é necessário qualquer equipamento astronômico, como binóculos ou telescópios - o melhor é visto a olho nu. Basta se sentar/deitar numa posição confortável e reservar um tempo para sua vista se acostumar com o escuro. Siga as nossas dicas para observar as chuvas de meteoros (fizemos uma lista completa!) e com certeza você será recompensado(a).

Apesar da chuva ser melhor vista nas regiões norte e nordeste, todo o Brasil poderá observar esse espetáculo cósmico.
Curiosidade: a chuva de meteoros Perseidas é conhecida por produzir meteoros bola de fogo do tipo Earthgrazer. Esses meteoros surgem no horizonte e parecem escalar o céu em direção ao ponto mais alto do firmamento (zênite). Eles são mais lentos e coloridos do que de costume - outro fator que faz com que a chuva de meteoros Perseidas seja tão especial.

Agora, é só torcer por céus limpos. Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!



Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
07/08/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

13 comentários:

  1. Para os que me acusavam de ser o único a mudar os nomes dos ELEMENTOS que compõem o todo MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO interligado não por primitivos sistemas de fios e sim por pulsos eletromagnéticos energizadores emitidos, que os da NASA mesmo dominando consideráveis tecnologias, ainda chamam primitivamente e erradamente de UNIVERSO MATERIAL:

    O que diriam da matéria abaixo publicada pelo genialíssimo e imparcial RICHARD DALI MODERNO, no conceituado CANAL GALARIA DO METEORITO?

    TÍTULO DA MATÉRIA:

    NASA VAI REVISAR NOMES PRECONCEITUOSOS de PLANETAS, ESTRELAS e NEBULOSAS.

    LINK:

    https://www.youtube.com/watch?v=VcbC4UVmSE8

    Muitos aqui me criticaram e criticam, quando muito antes do pessoal da NASA porque estou sempre a frente, eu já denominava corretamente no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS o que chamam erradamente de BURACO NEGRO: como MACRO CANAL ENERGÉTICO...

    A expectativa de muitos agora, é saber como os da NASA em consonância com o conselho mundial científico, irá denominar corretamente o que ainda chamam erradamente, de BURACO NEGRO.

    Decerto se forem acometidos por raios de inteligência, perceberão também que sempre estive certo, em dizer que não se pode chamar erradamente de ENERGIA ESCURA... Porque a única coisa que tem cor: é o efeito da mesma!

    Exemplo:

    Só sabemos que a cor deixada por um curto-circuito-energético-elétrico, é cinza-escuro... Depois que ele ocorre, interrompe o fluxo energético, e deixa pistas do efeito!

    Se espaço tempo-i houvesse, iriam também perceber inteligentemente que TERRA nunca foi e jamais será PLANETA, e sim apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são.

    Demorariam os 2.000 anos, mas decerto perceberiam.

    Por enquanto continuarão, até mesmo sem saber onde moram.

    Sem saber que habitam um MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO, chamando como os antigos faraós, o DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, primitivamente e indevidamente de DEUS SOL...

    O ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, lunaticamente de LUA...

    E ainda dizem que o genialíssimo JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS, escolhido pela ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA a VIDA ETERNA que independentemente de religiões ou crenças todos buscam... Dentre todos de religiões e ciências desse PLANETA, como única mente capaz de compreender seu MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO:

    É que é, lunático!

    Para os que comentam aqui, e diziam que por se tratar de NOMENCLATURAS CIENTÍFICAS milenares, nada poderia ser mudado:

    Ganhei mais uma.

    Quem acusará e impedirá a NASA, de mudar o nome das coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão para você, acesse o disco C: do seu computador e renomeie todos os arquivos e pastas que você encontrar, incluindo os dos programas e do Windows também. Utilize o seu próprio padrão de nomenclatura já adotado.

      Excluir
  2. Anônimo; como tu achas que o pessoal da NASA juntamente com a comunidade astronômica mundial, vão denominar MACRO CANAL ENERGÉTICO, que chamam primitivamente e erradamente de BURACO NEGRO?

    E MICRO CANAL ENERGÉTICO, que chamam de BURACO DE MINHOCA?

    Quem aprendeu assim nas UNIVERSIDADES, estão revoltados.

    Será que como SERES ELEMENTARES CÓSMICOS H3 por terem seus corpos PREDOMINANTEMENTE compostos pela 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA que é ÁGUA: Por desconhecerem MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, vão continuar sem saber onde moram, achando que habitam a TERRA, quando na verdade habitam o 3° ELEMENTO ORBITAL "PLANETA-H3" do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR (INDEVIDAMENTE SISTEMA SOLAR)... Já que inquestionavelmente TERRA é apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR ou EC também são, e não PLANETA?

    Nada de errado com meu cérebro = computador biológico = hardware biológico... Muito menos ainda com meu MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que contém 3 Maravilhosas Energias EM = ENERGIA MOTRIZ... EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA... E ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO, que chamam equivocadamente de ESPÍRITO!

    Torcendo bastante para que meu MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV, possa ganhar mais UMA Maravilhosa Energia, e passar a mover outro corpo no corretamente 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR (INDEVIDAMENTE SISTEMA SOLAR)... "PLANETA-H4"... Que como os antigos legionários romanos, os das religiões-a-desestagnar e ciências-ainda-a-avançar, chamam primitivamente e indevidamente: de MARTE DEUS DA GUERRA!

    O pessoal da NASA que até que dominam consideráveis tecnologias, teriam que se livrar desses paganismos e mitologias, e saírem definitivamente, dessas velharias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara se diz "genialíssimo" - que parece ser o único adjetivo que conhece - mas não consegue interpretar uma reportagem.
      A intenção é alterar nomes que possam ter cunho preconceituoso.
      Bem diferente das loucuras que você faz de mudar nome de coisas só porque uma voz falou na sua cabeça num dia que você levou uma pancada e ficou biruta.

      Excluir
  3. Anônimo; Não estou discutindo o motivo, o que importa mesmo é que vocês diziam que NOMENCLATURAS CIENTÍFICAS centenárias ou milenares, jamais poderiam ser mudadas, por quem quer que seja!

    E agora a NASA vai mudar nomes, e tu vais fazer o que?

    Tu mesmo mudastes teu verdadeiro nome, para Anônimo!

    Prova que teu nome é Anônimo.

    ISRAEL já foi Jacó... Sara já foi Sarai... Judeus já foram hebreus... Hebreus já foram SEMÉRIOS e não SUMÉRIOS, porque descendiam de SEM... Brasil já foi PINDORAMA "PARAÍSO DAS PALMEIRAS"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém nunca disse que nomenclaturas não podem ser mudadas, José Bonifácio. Podem sim. Mas para isso, tem que ter um motivo. No caso, apenas nomes que podem soar preconceituosos serão alterados.
      Um exemplo é a nebulosa do Esquimó. Acontece que "esquimó" é um termo considerado ofensivo por eles, que preferem o nome Inuit. Não é o nome "nebulosa" que pretendem mudar; é o "esquimó" que é o problema.
      Já você quer mudar nomes sem razão alguma só por que uma voz falou pra você que Deus (que você diz também não chamar Deus) não gosta dos nomes. Essa é a diferença.

      Excluir
  4. Unknown; Eu não mudo nome de nada, apenas nomeio corretamente, o que no tempo do bufas, foi nomeado de forma incorreta. Já o Anônimo, munda até o que não deveria mudar, que é o nome dele. Não chamo QUEM tudo criou de D'US ou DEUS, porque vem de ZEUS, mitológico... Inexistente.

    Também não chamo o DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR como os antigos faraós de DEUS SOL, porque mesmo sendo eu criatura apenas procriadora e não CRIADOR, tenho mais poder de que esse, que chamam indevidamente de DEUS SOL.

    Não sou como 7 Bilhões de Marias vão com as outras.

    Sou JOSÉ, aquele que acrescenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega Dr, após revisar seus trabalhos verifiquei correlação com os meus, citando um exemplo a denominação equivocada de nossa estrela, equitativamente equivalentemente nomeio-a como Distribuidor Oblíquo Ionizador Diâmetricamente Oposto Vaporizador Assintetico Regulador Restaurador Intensificador Derivador de Osmose.
      Estudando seus artigos percebo, assim como meus trabalhos, correlação ≤ à zero com a realidade e desvio padrão tendendo ao infinito.
      Estou disposto a discutir e humildemente aceito seus conselhos, no que considero ser a maior descoberta científica da humanidade!
      Cordialmente, Dr. Abobrinha!

      Excluir
    2. Anônimo FDP; Garanto para você, que nada temos em comum, porque não sou Dr. Abobrinha, muito menos FDP.

      Excluir
  5. Pessoal...parem de dar conversa para esse cara. Não adianta tentar explicar a ele nada isso só vai piorar a situação. Tenho um irmão com o mesmo tipo de problema. Não tem jeito, a pessoa acha que o ela diz faz sentido e não adianta tentar raciocinar, ela não consegue perceber que não faz sentido. É só deixar ele falar o que quiser, não tentem contrariar nem concordar. Apenas ignorem.

    ResponderExcluir
  6. Luys; Você está quase certo, ao inverso. Quando 7 bilhões de equivocados, acham que certos estão: fica difícil para um só que certo está, convencê-los a mudar.

    Mas como tu demonstrastes possuir uma inteligência considerável, pergunto-te:

    No MACROCOSMO ATÔMICO, existindo apenas um Luys já que tudo é único, impressões digitais de todos os dedos do pés e das mãos... Iris do olhos... Arcada dentária... Estrutura óssea...

    Sendo TERRA inquestionavelmente uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são:

    Como poderia ser também PLANETA?

    Se para os 7 Bilhões de equivocados exceto eu, TERRA também PLANETA é:

    Onde ficam os PLANETAS FOGO, ÁGUA, AR e EC?

    ResponderExcluir
  7. Quem vai assistir à chuva de meteoros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou,com a minha filhota,se Deus quiser,se o sono deixar e se o clima permitir.

      Excluir