Ceres, planeta-anão entre Marte e Júpiter pode abrigar vida

planeta anão Ceres pode ter vida em oceano escondido

Agora Ceres se junta ao hall de corpos que seriam promissores na busca por vida fora da Terra, como Europa e Encélado...

Dados de 2018 da "falecida" sonda Dawn, da NASA, ainda podem guardar segredos. Esses antigos registros foram novamente avaliados recentemente e revelaram evidências de um oceano salgado abaixo da superfície do planeta-anão Ceres, que fica entre os planetas Marte e Júpiter.


As novas pesquisas científicas divulgadas nesta semana mostraram que o sal encontrado na superfície de Ceres deve ter origem em um reservatório de água subterrâneo.

O que significa que Ceres pode se juntar ao hall dos corpos que podem ter abrigado, ou ainda podem abrigar vida, como Encélado e Europa.


Cientistas acreditam agora que o famoso planeta-anão pode, pelo menos, já ter abrigado vida no passado, devido a algumas características bem promissoras, como água, minerais que servem de base para desenvolvimento de formas de vida e temperatura menos congelante que outros locais graças a alguma atividade geológica.

Cratera Occator - Ceres
Um dos pontos brilhantes encontrados em Ceres, que pode indicar existência de oceano subterrâneo.
Na imagem vemos a Cratera Occator.
Créditos: Dawn / NASA

Vale lembrar que a sonda Dawn esteve em Ceres por três anos até ficar sem combustível em 2018. A grande quantidade de dados que ela coletou sobre Ceres ainda abastece pesquisadores que podem fazer novas descobertas. E foi exatamente isso o que aconteceu!


Segundo os especialistas, os famosos pontos brilhantes na superfície do planeta-anão eram compostos de oxigênio, sódio e carbono, ou seja: basicamente sal.

Esse sal seria o que restou do líquido que evaporou da superfície. Os pesquisadores descobriram nesta semana que o sal deve ter vindo de um reservatório líquido com centenas de quilômetros de largura, a cerca de 40 quilômetros de profundidade.

"A massa de sal veio de uma região lamacenta logo abaixo da superfície, que foi derretida pelo calor do impacto que formou a cratera a cerca de 20 milhões de anos. O calor do impacto diminuiu depois de poucos milhões de anos. Ainda assim, o impacto também gerou grandes fraturas que podem alcançar o reservatório mais antigo e profundo, permitindo que a mistura salgada continue chegando a superfície." Disse Carol Raymond, investigadora da missão Dawn em comunicado.


A descoberta também se destaca por evidenciar algo que muitos consideravam improvável: água poderia existir em locais muito inesperados, aumentando o leque de opções que temos na busca por vida alienígena.



Imagens: (capa-Dawn) / Dawn / NASA / divulgação
17/08/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

12 comentários:

  1. O pessoal da NASA, mesmo dominando consideráveis tecnologias, por desconhecerem que o que chamam de VIDA, na verdade é o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS como o que ALIMENTA e MOVE nossos corpos-imagens-atômicas-e-orgânicas-inversamente-e-quanticamente-projetadas-na-3°-órbita-3°dimensão-predominantes-3° unidade elementar cósmica água por exemplo... Que contém 3 Maravilhosas Energias, EM = Energia Motriz, EI.D = Energia Inteligente Diferenciada, e ED.D = Energia Diferenciada De Discernimento, que chamam equivocadamente de Espírito!

    Independe de qual predominância-corpórea-elementar, irá ALIMENTAR ou MOVER...

    O que estou querendo dizer com toda propriedade, é que independe se tais corpos sejam predominantes em ÁGUA como os nossos... Predominantes em TERRA como dos que habitam o 2° Elemento Orbital que chamam indevidamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA... Ou predominantes em AR, como dos que habitam o 4° Elemento Orbital, que como os antigos legionários romanos, chamam primitivamente e indevidamente, de MARTE DEUS DA GUERRA.

    Que mania da zorra meu rei, de fixar-se apenas no ELEMENTO ÁGUA.

    Assim desconhecedores da MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA e MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO-INFINITO criado pela ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, que também chamam erradamente de D'US ou DEUS, já que D'US ou DEUS apenas do mitológico e inexistente, ZEUS vem:

    Nunca vão encontrar nada, vivente lá fora.

    É lamentável que amanhã eu esteja chegando aos meus 60 anos como José Bonifácio, e ainda vendo, todo esse retardo científico!

    Estou revisando meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, pois sei que serei DESENERGIZADO do meu MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam equivocadamente de ESPÍRITO, sendo que o mesmo retornará a sua FONTE DE EV... Vendo os primitivos das ciências-ainda-a-avançar desse subdesenvolvido PLANETA-H3, achando que só porque alguns animais de PLANETAS mais elevados, como insetóides louva-a-deus-gigantes e greys diferentemente de nós já possuem capacidade de TRANSMUTAREM predominâncias de seus corpos de quaisquer elementos para água, com suas espaçonaves avançadíssimas em tecnologias... Visitarem nosso PLANETA, coletar material biológico dos nossos animais e até mesmo nossos para estudos... Acidentalmente e raramente caírem uma de suas espaçonaves... Serem resgatados por forças armadas... Serem estudados seus corpos TRANSMUTADOS para ELEMENTO ÁGUA:

    Os da NASA e ROSCOSMOS, acham tolamente que todo ser vivente lá fora, possuem seus corpos formados por PREDOMINÂNCIA 3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, como os nossos.

    E o pior:

    Acham que tais animais, sejam humanos extraplanetários.

    Isso é lamentável!

    ResponderExcluir
  2. Existem animais que habitam o 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR (INDEVIDAMENTE SISTEMA SOLAR) que como os antigos legionários romanos, os das ciências-ainda-a-avançar, chamam também primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA:

    Que fariam ALBERT EINSTEIN sentir vergonha, de sua baixíssima inteligência.

    ResponderExcluir
  3. Água é igual praga no sistema solar. Aquilo que a gente aprendeu na quarta série dizendo que a Terra é o único lugar que tem água líquida no sistema solar caiu por terra.

    ResponderExcluir
  4. Tenho dito isso em outras matérias deste tipo, água e vida praguejam o universo, não tem milagre, não é preciso Deus ou deuses, criador ou criadores, do simples ao complexo, de átomos à moléculas complexas, de moléculas á microorganismo e assim por diante, abiogênese e panspermia infectam de vida cada canto do universo e a Evolução cuida de molda-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim.É o mais provável.

      Excluir
    2. Perfeito anônimo! Assim penso e acredito. Os dogmas religiosos precisam se reposicionar para não ter que confrontar com a ciência como na “era das trevas” e aceitar que a vida não é uma exceção. Aqui mesmo na Terra, ela já provou que, “em condições normais de temperatura e pressão” se multiplica de todas as formas em todos os espaços do planeta

      Excluir
  5. O que se mostra raro, também como referência, nosso belíssimo planeta, é vida inteligente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida inteligente é outra história! Usando a equação de Drake, N = R* x fp x ne x fl x fi x fc x L, observem que "fp" e "ne", com as recentes descobertas, aumentaram bastante,de forma que mesmo a previsão pessimista que era 2,(ou seja na galáxia toda só existiriam nós, seres humanos e outra espécie inteligente) deve ser revista, sendo otimista, ao estilo Carl Sagan, as previsões apontam para milhares de espécies inteligentes somente na Via Láctea! Mas porque que não encontramos nenhum sinal, nenhum alô dos ets? Não tenho a menor idéia e gostaria muito de saber, alguém aqui poderia esclarecer?

      Excluir
    2. eles ainda nao inventaram um meio de comunicação com vidas inferiores

      Excluir