Objeto misterioso poderá se tornar Minilua da Terra em Outubro de 2020

objetos misterioso 2020 SO pode ser mini lua

Ainda não se sabe exatamente o que ele seria, mas existem algumas pistas...

Miniluas são objetos pequenos que acabam se tornando satélites naturais da Terra por algum tempo até escaparem e se perderem de volta no Espaço. 


A Terra ganha e perde Miniluas com bastante frequência, e muitas vezes nem nos damos conta de alguns objetos, que podem passar despercebidos. Isso aconteceu por exemplo em 2016, quando encontramos a Minilua 2016 HO3, e também no início de 2020 quando descobrimos a Mini Lua 2020 CD3 pouco antes dela escapar da gravidade da Terra.


Dessa vez conseguimos descobrir uma provável Minilua da Terra com alguma antecedência: a 2020 SO. A descoberta foi feita pelo telescópio Pan-STARRS, no Havaí, e já temos inclusive uma órbita bem detalhada devidamente calculada e seu tamanho estimado entre 6 e 13 metros de diâmetro.

Mini Lua 2020 SO - Tony Dunn
Trajetória da possível Mini Lua 2020 SO.
Créditos: Tony Dunn

De acordo com a órbita calculada, a Minilua 2020 SO deve ser capturada em Outubro de 2020, e deve permanecer ao redor da terra até Maio de 2021, quando escapará para o Espaço.

Porém, alguns cientistas desconfiam que essa nova e provável-Minilua seja outra coisa, e não um pequeno asteroide. Devido a sua órbita "baixa" semelhante a da Terra, e sua velocidade reduzida, alguns cientistas acreditam que ela possa ser apenas lixo espacial, e alguns especialistas já têm até um palpite de sua origem!


Segundo Paul Chodas, do JPL (Jet Propulsion Laboratory), da NASA, essa Minilua poderia ser apenas uma parte descartada do foguete que enviou uma carga experimental chamada Surveyor 2 para a Lua em setembro de 1966. 

Até o tamanho da 2020 SO se encaixa nessa possibilidade,  já que um dos estágios do foguete Centauro media exatos 12 metros e 68 centímetros...


De qualquer forma teremos que aguardar novas observações para termos mais informações, e isso só deve acontecer a partir do dia 1º de dezembro, quando esse provável Minilua "misteriosa" passará perto da Terra a uma distância de apenas 50.000 quilômetros, o que deve facilitar sua observação com o uso de espectrômetros para analisarmos sua composição.


Imagens: (capa-ilustração) / Tony Dunn / divulgação
23/09/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Se fosse mesmo um asteroide capturado ele poderia ficar para empatarmos com Marte na quantidade de luas.

    ResponderExcluir
  2. Nave mãe esperando momento certo pra agir.

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma injustiça! Marte é menor que a gente e tem duas luas, Plutão, nem se fala, tem cinco. Tá na hora de virar esse jogo, pô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sindicato Buracos de Minhoca supra-marcianos nos proíbe pelo cédigo gravitacional quântico SWW-04953489704276507608725476-MNNM de ter duas luas. Os venusianos ficaram enfurecidos no ano 5000aC. A Terra pode ter só uma lua para não haver orgia espacial. Duas luas brancas já imaginou? Isso eu provo pelo meu certificado de graduação no Hospício São Francisco. Um dos meus colegas defendeu a hipótese das mini manchas marrons de Júpiter serem seres organico-gasosos em acasalamento. Ahhh o meu hospício é melhor que o teu por que toda vez que me fazem eletrochoque os picos no gráfico do computador são mais altos, algo como 73499GW/s. Prepare-se para a visita dos andromedanos no ano 3870. E me diga onde eles pousarão, se na Groenlândia, no Azeibaidjão ou na Lemúria. Vou levar quiabo assado para recebê-los.

      Excluir
    2. O Sindicato Buracos de Minhoca supra-marcianos nos proíbe pelo cédigo gravitacional quântico SWW-04953489704276507608725476-MNNM de ter duas luas. Os venusianos ficaram enfurecidos no ano 5000aC. A Terra pode ter só uma lua para não haver orgia espacial. Duas luas brancas já imaginou? Isso eu provo pelo meu certificado de graduação no Hospício São Francisco. Um dos meus colegas defendeu a hipótese das mini manchas marrons de Júpiter serem seres organico-gasosos em acasalamento. Ahhh o meu hospício é melhor que o teu por que toda vez que me fazem eletrochoque os picos no gráfico do computador são mais altos, algo como 73499GW/s. Prepare-se para a visita dos andromedanos no ano 3870. E me diga onde eles pousarão, se na Groenlândia, no Azeibaidjão ou na Lemúria. Vou levar quiabo assado para recebê-los.

      Excluir
    3. Puxa, dessa eu não sabia. Minha edição do Código Constitucional do Sistema Solar já está um pouco ultrapassada, não tem as últimas emendas que aprovaram. O Comandante Ashtar falou que a Federação Galáctica ia formar uma Assembleia Constituinte pra debater uma atualização do Código, mas até agora nada. Falaram que o atraso podia ser devido a pandemia, mas esso problema afeta só a Terra, não é? Será que alienígena também pega corona?
      Mas é uma pena, já penspu que louco duas Luas cheias no céu? Eua ia pescar bagre pakaray no córgo da fazenda!

      Excluir
  4. Quem procura acha... Muita calma nessa hora...

    ResponderExcluir
  5. que va logo, imagina ele influenciar igual a lua aqui no planeta

    ResponderExcluir
  6. Intrúpetas!Se com uma única lua este planeta está coalhado de lunáticos, imaginem com duas, cinco ou mais luas. Se Marte tem duas e Plutão tem cinco, problema deles! Cada um com a sua carreta de loucos!

    ResponderExcluir