Mapa 3D de Encelado mostra detalhes de sua superfície congelada

mapa 3d de encelado lua de Saturno

Já pensou se tivéssemos um mapa 3D com informações detalhadas sobre Encelado? Sim nós temos! e ele foi atualizado com informações novas do acervo da sonda Cassini...


Quem disse que a missão Cassini-Huygens acabou? Claro que sua sondagem em loco terminou, sim... mas o material reunido pelas sondas continua nos fornecendo dados inestimáveis sobre o sistema de Saturno.


A sonda Cassini encerrou suas atividades em 2017, mas muitos dados ainda estão sendo analisados com informações valiosíssimas... e desse ponto de vista podemos dizer que a missão continua.

Encelado é o sexto maior satélite do planeta Saturno, mas em  chances de vida ele pode ser considerado um campeão, conforme já tratamos aqui em algumas matérias.

Já pensou então se a gente tivesse um mapa 3D que pudesse nos dar informações incríveis sobre essa lua de Saturno?


Sim, nós temos! Tudo graças a sonda Cassini, que sobrevoou o satélite 147 vezes, com direito a 23 "rasantes" que permitiram a criação de um grande acervo de imagens e dados que continua sendo analisado e nos permitiu montar um mapa incrível. 

Temos até a impressão que se trata de uma mapa de algum satélite muito próximo, nem parece que estamos falando de Encelado, lua de Saturno!

mapa 3d de encelado
Imagens do mapa 3D de Encélado.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / University of Arizona / LPG / CNRS / University of Nantes / Space Science Institute

O principal instrumento usado foi o 'VIMS', (Visual and Infrared Mapping Spectrometer - Espectrômetro visual e infravermelho de mapeamento), que coletou informações sobre temperatura e composição da superfície de Encelado, permitindo a criação desse mapa muito detalhado disponível no site da Universidade de Nantes, na França.

Podemos ver pelas cores o que exatamente esse satélite de Saturno esconde: 
  • O vermelho forte mostra as "manchas de Tigre", que são grandes fissuras na superfície de Encélado por onde vaza água de seu interior para a superfície;
  • Em vermelho suave vemos a água recém expelida pelas fissuras.
Para conseguir diferenciar detalhes na superfície brilhante e muito reflexiva de Encélado, os cientistas tiveram que desenvolver toda uma técnica muito elaborada, com correção fotométrica para diferenciar ângulos e detalhes de cada região, onde cada câmera tinha vários filtros montados em rodas para selecionar os comprimentos de onda a serem mostrados nas imagens.


Alguns filtros captavam a luz visível enquanto outros apenas identificavam o ultravioleta, dessa forma foi possível identificar a composição da superfície do satélite.

Essa técnica usada para desvendar a superfície brilhante de Encélado ainda pode nos ajudar no estudo de outros planetas e satélites em futuras missões. Assim a missão Cassini-Huygens continua fazendo história e ainda nos deixa uma valiosa herança de conhecimento que poderemos usar no futuro!



Imagens: (capa-VIMS) / NASA / JPL-Caltech / University of Arizona / LPG / CNRS / University of Nantes / Space Science Institute
22/09/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Não se esqueçam de visitar o artigo "Como seria viver em Encélado, lua de Saturno?" neste mesmo site.

    ResponderExcluir