6 Galáxias foram Aprisionadas em Torno de um Mega Buraco Negro

6 galaxias foram presas em torno de um buraco negro monstruoso

Imagine um buraco negro supermassivo capaz de segurar 6 galáxias girando ao seu redor...

Como já sabemos é bem comum existir um buraco negro supermassivo no centro de cada galáxia, como na nossa própria galáxia, a Via Láctea, onde temos o Sagittarius A*. Mas o que dizer de um Buraco Negro tão grande que consegue aprisionar logo 6 galáxias?! Sim isso é uma grande novidade pra astronomia!


Alguns desses buracos negros monstruosos, com bilhões de vezes a massa solar estão no universo primordial. Esse recém-descoberto buraco negro é muito antigo, e possui 1 bilhão de vezes a massa do Sol (250 vezes mais massivo do que Sagittarius A*, que por sua vez têm 4 milhões de massas solares).


Descoberto pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), o caso do buraco negro que prende seis galáxias é descrito em um artigo publicado em acesso aberto no periódico Astronomy & Astrophysics, liderado por Marco Mignoli, astrônomo do Instituto Nacional de Astrofísica (INAF) de Bolonha, na Itália.

Localização do buraco negro com 6 galáxias - ESO - IAU - Sky and Telescope
Localização do buraco negro (objeto SDSS J103027.09+052455.0) com seis galáxias ao seu redor.
Créditos: ESO / IAU / Sky and Telescope

"Realizamos este trabalho com o objetivo de compreendermos melhor uns dos objetos astronômicos mais desafiantes: os buracos negros supermassivos do Universo Primordial. Estes buracos negros são sistemas bastante extremos e até agora não dispomos de nenhuma explicação convincente para a sua existência', diz Mignoli em um comunicado.


Esses buracos negros monstruosos provavelmente surgiram com os colapsos das primeiras estrelas do universo – por isso são tão velhos. A dúvida, no entanto, está em como eles conseguiram crescer tanto. Isso ocorre se alimentando, é claro. Mas de onde vem tanta matéria para alimentá-los?

"O nosso trabalho colocou uma peça importante no quebra-cabeça ainda muito incompleto que é a formação e o crescimento destes objetos, tão extremos mas relativamente abundantes, e que conseguiram ganhar massa tão rapidamente depois do Big Bang", explica Roberto Gilli, co-autor do estudo

De acordo com os cientistas, uma das poucas coisas que poderia explicar esse crescimento descomunal seria a Matéria Escura. Embora saibamos de sua existência, a única forma de detectá-la é através da força gravitacional, já que não interage de nenhuma outra forma com a matéria e a energia. Concentrações de matéria escura gerariam atração suficiente para formar as primeiras redes de gases, alimentando o buraco negro.


"A nossa descoberta apoia a ideia de que os buracos negros mais distantes e massivos se formam e crescem dentro destes halos massivos de matéria escura em estruturas de larga escala e que a ausência de detecções anteriores de tais estruturas se deveu muito provavelmente a limitações observacionais", explicou o co-autor Colin Norman.

Outras explicações para o crescimento, como a fusão de buracos negros, são utilizadas também, como a detecção da fusão de dois buracos negros de massa intermediária recentemente.



Imagens: (capa-ESO) / ESO / L. Calçada / IAU / Sky and Telescope / divulgação
06/10/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário