Asteroide Apophis pode atingir a Terra devido a desvio causado pelo Sol

asteroide Apophis pode atingir a Terra no futuro

Grande asteroide Apophis não era um risco real, mas o Sol pode ter mudado sua orbita...

Apophis (99942 Apófis) é um gigantesco asteroide que viaja a mais de 30 mil  km/s e deve passar bem próximo da Terra em 2029 e mais outras tantas vezes ainda nesse século. 


De acordo com especialistas existiam riscos de colisão nos anos de 2029, 2036 e 2068. De qualquer forma os riscos eram bem pequenos, cerca de apenas 1 chance para 100 mil...

Sim, eram... pois agora isso pode estar mudando, tudo graças ao Sol e ao efeito aceleração de Yarkovsky. Pelo menos é isso o que afirma um novo estudo liderado por David Tholen, da Universidade do Havaí.


De acordo com Tholen, "o calor que um asteroide libera lhe dá um pequeno empurrão, quando seu hemisfério mais quente pode empurrar um pouco mais do que o hemisfério mais frio, e isso faz com que ele se afaste ou se aproxime além daquilo que sua órbita puramente gravitacional poderia prever".

asteroide apophis - imagens reais
Imagens CCD do asteroide Apophis (2004 MN4) feitas pelo Observatório de Sormano, na Itália.
Créditos: Osservatorio Astronomico Sormano

Isso significa que o asteroide Apophis pode mudar bastante de rota nos próximos anos, e por isso precisamos ficar de olho nele!

A grande aproximação prevista para Abril de 2029 (quando ele se aproximará tanto que deve ser visível a olho nu) será muito importante, já que pode nos dar as informações que precisamos para confirmarmos se o asteroide gigante Apophis será ou não um grande vilão para a Terra no futuro!


Ainda assim os cientistas estão atentos e novas informações sobre a trajetória de Apophis podem surgir a qualquer momento. Estaremos de olho!



Imagens: (capa-ilustração) / Osservatorio Astronomico Sormano / divulgação
09/11/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

17 comentários:

  1. Seja bem-vindo ao nosso planetinha, seu Apophis! Se me permite, eu gostaria de fazer uma sugestão de local pro Sr cair. As coordenadas são 15°47'56"S, 47°51'38"O. Sugiro cair em dia de sessão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendido, seu desejo é uma ordem.

      Excluir
    2. Zé!!! Ô Zé!!! Depois vamo ficá sem o bolsobundão?? Siguinte: nóis vai fumá os ultimo baseado... encomenda lá da Jamaica! São os mióres! Não adianta a humanidade ir pro saco preto sem nóis fumá baguio bão. Tem que ter o baguio. Me passa as sementes véi. No México e na Jamaica é caro. Vou esperar a encomenda véi. O SENHOR TÁ PROIBIDO DE FUMAR O ASTERÓIDE! Ssssóóóóóóóóó na brisaaaaaaaaaaa! Baguio lôco não pode caí na plantação! A marvada é sagrada véi! Zuera! É nóis.....

      Excluir
  2. Fico pensando se um pedregulho desses atingisse a Lua? Pra donde hei de ir....

    ResponderExcluir
  3. Mas o principal ASTRO do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que ficando acima do DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que vocês como antigos faraós chamam primitivamente de DEUS SOL, e também orbita o centro de nossa GALÁXIA acima do mesmo:

    É muito mais importante, que o DEAT.

    O problema é que vocês ficam apegados a essas velharias de mais de 3.000 anos há trás, da mesma forma que os da NASA ROSCOSMOS e OUTRAS, escondendo o deus de DEUS SOL, DEUS MERCÚRIO, DEUSA VÊNUS, DEUS MARTE, DEUS JÚPITER... Com vergonha de admitirem que são primitivos... E que por serem cientistas: não são apegados a idolatrias e religiões.

    É só conferirem na WEB pessoal PLANETAS COMO DEUSES, a maioria deles denominados, antes mesmo de que quando acreditavam que o DEAT (INDEVIDAMENTE DEUS SOL), é quem girava em torno de nosso PLANETA-H3, e não o contrário.

    O pessoal das ciências-ainda-a-avançar, sobre o micro modelo energético atômico termonuclear átomo, conhecem apenas 10% de seus elementos, e mesmo assim sobre esses ínfimos 10% de conhecimento, utilizam 90% para o mal... E só 10% para o Bem.

    A prova disso, é que milhares com seus corpos compostos por 7 OCTILHÕES de átomos, estão morrendo, por CORONAVÍRUS...

    Agora quanto ao MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que ainda chamam primitivamente de SISTEMA SOLAR, não conhecem nem 1%.

    Porque se conhecessem, não levariam centenas de anos acreditando que habitando o 3° ELEMENTO ORBITAL PLANETA-H3 que ainda chamam erradamente de TERRA uma vez que TERRA apenas é uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA... Com seus corpos compostos predominantemente pela 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA, poderiam habitar e colonizar o 4° ELEMENTO ORBITAL PLANETA-H4, cujo os que por lá habitam, possuem predominâncias corpóreas 4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR + OXIGÊNIO, totalmente imunes a ALTÍSSIMAS RADIAÇÕES TERMONUCLEARES... A todos os tipos de cânceres... Imunes a essas desgraças desses vírus... E por isso não só vivem em média ridículos 70 anos: e sim milênios!

    Muita gente caiu no golpe de comprar e investir nessa ideia tola e estapafúrdia de habitar e colonizar, o indevidamente DEUS MARTE.

    Só agora se tocaram e viram que estavam viajando na maionese... Mas só depois de enganarem e faturarem em cima, de quase que 7 BILHÕES de inocentes.

    Milhares de brasileiros se inscreveram, para serem os primeiros a habitar e colonizar o 4° ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE MARTE DEUS DA GUERRA).

    Sem saber TRANSMUTAR as PREDOMINÂNCIAS ELEMENTARES DE SEUS CORPOS de PREDOMINÂNCIA 3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, para 4° UNIDADE ELEMENTAR AR: suicídio!

    Como teve uma empresa que faturou BILHÕES DE DÓLARES com essas enganações de habitar e colonizar o 4° ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE DEUS MARTE): provavelmente vão continuar vendendo ideias para TONHOS-DA-LUA, de habitarem e colonizarem também impossivelmente por si mesmos, ESTABILIZADORES ENERGÉTICOS ATÔMICOS, que continuam chamando de LUAS.

    Como são uns ACHISTAS e não cientistas, lá na frente se espaço-tempo-i houver, dirão mais uma vez: NÓS ACHÁVAMOS QUE PODIA.

    Há dias atrás, eu disse que iria parar de comentar aqui, não pelo RICHARD e elevado conteúdo das matérias. Mas pela dificuldade de muitos compreenderem o que comento.

    Só não parei, porque teve uma moça muito inteligente e outros, que através de E-MAILS, pediram que eu não ligasse para vocês, e continuasse comentando.

    Mas vocês de facto, estão cansando minha genialidade, de verdade.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo; Apenas os que possuem inteligência acima da média, entendem MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, para as quais fui destinado como PIONEIRO. QI de ameba, impossível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, nesse sábado vai acontecer a eleição anual de loucura. Todo mundo que tem um parafuso a menos tem direito a voto, e segundo nossos registros, mania de grandeza dá direito a voto preferencial.
      Esse ano, o tema é "Qual é o animal mais estranho?" Os candidatos são:
      A) Ornitorrinco
      B) Tartaruga
      C) Galinha
      D) Peixe-bolha
      E) Tubarão-martelo

      Para votar, basta sintonizar no canal mental KS253R1 e mentalizar sua opção. Caso a linha esteja congestionada, pode usar a rede 5T369GS, a mesma que o Sr usa pra fazer o download das renomeações que o Sr inventa.
      E não esqueça: só não vota quem tem QI de ameba!

      Excluir
    2. Ô zé!!!! Tu esqueceu da Iguana dos Galápagos, o macaco Bonobo e a raia-rabo-de-chicote-da-austrália, além da tartaruga matamatá e do boto-do-rio-amarelo (China) Quantas vezes eu disse pra tu não fumar demais! Tu não guarda nenhum pra mim! Tu é mau! Zé... O hospício tem que ser pintado!!! Eu vou escolher a cor verde-burro-quando-foge-da-carroça-de-melancia. Tu me ajuda? São 433 quartos! Os caras já começaram a pintar! Uns usam giz de cera, outros guache e os demais massinha de modelar. Zé.... não foge zé....

      Excluir
    3. Não esqueci não, seu Fora do Ar. É que os que vem de fora não conseguiram entrar no Brasil por conta das restrições de voo da pandemia. Já a tartaruga matamatá desistiu da candidatura por falta de verba. Mas na próxima eleição pode ter certeza que eles concorrerão.
      Vamo pintar o hospicio sim, tá precisando mesmo. O Comandante Ashtar sugeriu a cor azul-bebê-jujuba-de-maçã-verde.

      Excluir
  5. Quem mudou teu nome para Zé Hospício, foi eu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Zé Hospício não é meu nome, seu Bé Zonifácio. É meu apelido.
      Meu nome mesmo é Júlio César Napoleão Cristo de Deus Pereira Sampaio de Almeida Andrade de Souza Assis Oliveira Rodrigues da Silva dos Anjos Carvalho Albuquerque Pinheiro de Orléans Bragança e Bourbon.
      É por isso que eu prefiro usar meu apelido mesmo. :/

      Excluir
    2. Um monte de brasileiros com complexo de vira-latas, pois quando eu não só DESCOBRI, como até mesmo afirmei a PREDMONINÂNCIA ELEMENTAR CORPÓREA dos que habitam o 2° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR (INDEVIDAMENTE SISTEMA SOLAR), que assim como os antigos greco-romanos, vocês chamam primitivamente e indevidamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA... Todos diziam, que eu estava delirando.

      Agora só porque os das ciências-ainda-a-avançar que só chegam atrasados em relação a mim, descobrem FOSFINA por lá, todos ficam babando, como autênticos vira-latas que são.

      Eu disse que por si mesmo o Elon Musk, jamais pisaria e colonizaria o 4° ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE MARTE) e já admitem isso.

      Eu disse também que no 2° ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE DEUSA VÊNUS) tinha VIDA: e mais uma vez estava certo.

      Tenho feito centenas de outras DESCOBERTAS, que podem ajudar vocês.

      Excluir
  6. Anônimo; Viu que tu és mesmo meu fã? Se tu fores mulher, peço permissão a minha, e realizo teus sonhos.

    Esquecestes da GLICINA encontrada no 2° MACRO ELEMENTO ORBITAL (PRIMITIVAMENTE E INDEVIDAMENTE VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA)... E que só depois de muito espaço-tempo-i, os da NASA, descobriram pontos incomuns de OXIGÊNIO um dos componentes da UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR, na superfície do 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR (PRIMITIVAMENTE E INDEVIDAMENTE NOSSO SISTEMA SOLAR), que chamam como os antigos legionários romanos, primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA.

    Pela infalível e imprescindível nova ciência que apenas eu domino a MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, aplicando a ORDEM das UNIDADES ELEMENTARES que apenas eu
    classifiquei-as corretamente...

    1° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA FOGO
    2° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA TERRA
    3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA
    4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR
    5° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA EC

    DESCOBRI, AFIRMEI e PROVEI no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, que não por acaso e sim pela lógica, os que habitam o:

    2° MACRO ELEMENTO ORBITAL ( INDEVIDAMENTE VÊNUS ) tem PREDOMINÂNCIA CORPÓREA TERRA.
    3° MACRO ELEMENTO ORBITAL ( INDEVIDMANETE TERRA ) tem PREDOMINÂNCIA CORPÓREA ÁGUA. (NÓS).
    4° MACRO ELEMENTO ORBITAL ( INDEVIDAMENTE MARTE ) tem PREDOMINÂNCIA CORPÓREA AR.

    Como sou pioneiro em MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, encontro-me sempre há milhões de anos-luz a frente, desses retardados científicos das ciências-ainda-a-avançar.

    Quem sabe, sabe, que não sabe: se não for tolo aprende!

    Já descobri muito mais coisas, e tenho pena desses fuleiros, que acham que só porque tem dinheiro, sabem alguma coisa.

    Se juntarem todos da NASA, ROSCOSMOS, ESA e outras, não sabem nem 0,1% do que sei.

    Porque se soubessem, saberiam o que brevemente está para acontecer, e o que fazer.

    Continuem acreditando só neles que tem dinheiro seus fuleiros, que brevemente vocês também, tomarão nos vossos F...

    Não sou religioso nem cientista, sou muito mais que isso.

    Sou o único MÚLTIPLO CIENTISTA AVANÇADO E ENERGÉTICO desse ainda subdesenvolvido 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL que chamam erradamente de TERRA já que TERRA sempre foi é e será apenas umas das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são: e não PLANETA.

    Coitados, são tão retardados, que desconhecem até onde moram.

    ResponderExcluir
  7. Aviso aos fuleiros: Evitem citar meu nome aqui, também denominações corretas empregadas por mim no meu blog, pois não tenho tempo a perder com baixas EI.D, que jamais terão capacidade e inteligência suficiente, para compreender-me.

    Até o dia 10.3.2015, meu QI equivalia ao de ALBERT EINSTEIN ao quadrado.

    Após o dia 10.3.2015, passou a equivaler ao QI de ALBERT EINSTEIN ao cubo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou falar para a igreja católica que tu é a joana Darc daí os dominicanos vão te mandar fogo! Não amola!!!!!!

      Excluir
  8. Parabéns Galeria do Meteorito pela transparência em informação sobre o mundo astronômico e científico. Sei que, por mais transparentes que sejam as Agências Espaciais, existem pessoas que duvidam e questionam essas empresas falando equivocamente e erroneamente que elas "escondem a verdade sobre eventos possivelmente catastróficos para não causar pânico geral" e vocês equipe Galeria do Meteorito provam que estão sempre prontos para informar e orientar a população com transparência, verdade e honestidade! Gostaria de saber se há estudos da Nasa, ESA, CNES, Jaxa, RKA, etc... para um plano eficaz de alterar a rota do asteroide e desviá-lo no futuro? Creio que o tempo seja de união de todos os cientistas do mundo em prol do desenvolvimento tecnológico, científico e em prol da proteção a vida na Terra.

    ResponderExcluir