6 asteroides grandes farão sobrevoos rasantes com a Terra em um espaço de menos de 2 anos

asteroides grandes proximos da terra
Apertem os cintos - até o final da década de 2020 teremos incríveis rasantes de GRANDES asteroides com a Terra!


Os seis sobrevoos rasantes de asteroides acontecerão em um período de dois anos, com início em 2027.



"Os seis asteroides que farão grandes aproximações com a Terra começam a surgir em 2027", disse Lance Benner, especialista em radar do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA na Conferência de Defesa Planetária e Aeronáutica, em Maryland, nos EUA. "E depois disso, vai ser bang, bang, bang - não literalmente bang, bang, bang, mas haverá alguns deles, e isso trará dois anos muito interessantes, já que esses objetos passarão bem próximos."




Vale lembrar que nenhum desses asteroides irá colidir com o nosso planeta, mas eles chegarão bem perto. De acordo com Benner, três asteroides poderão ser vistos com binóculos, e um deles, o Apophis, será visível a olho nu!

Asteroide Apophis observado em 2013
Asteroide Apophis observado em 2013.
Créditos: ESA

E olha que não estamos falando de asteroides pequenos. O maior de todos fará o primeiro rasante. Chamado 1990 MU, essa rocha espacial de 2,8 quilômetros de largura será seguida por outros dois asteroides que passarão mais próximos do que a Lua. Os pesquisadores poderão estudá-los e analisá-los com imagens de radar e assim, tentar compreender sua forma e velocidade, bem como a rotação desses objetos.


E pra concluir a sessão de máximas aproximações, Apophis, com quase meio quilômetro de diâmetro, fará seu encontro íntimo com o nosso planeta no dia 13 de abril de 2029, chegando a cerca de apenas 35.000 km do nosso planeta. Como comparação, a Lua se encontra a uma distância média de aproximadamente 400.000 km da Terra.




Até lá, podemos ter missões espaciais que poderão, talvez, pousar em um desses asteroides, afinal de contas, eles estarão aqui, na porta de casa. Apesar do fato de nenhuma agência confirmar algo do tipo, especulações tomam conta dos corredores das agências espaciais. Ao menos de uma coisa podemos ter certeza: serão anos empolgantes!


Imagens: (capa-ilustração/ESA) / ESA
01/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

31 comentários:

  1. Muito próximo a terra, poderá causar danos?

    ResponderExcluir
  2. Bom de uma coisa eu sei, tudo que virá acontecer na verdade já aconteceu, essa linha do tempo que estamos vivendo na verdade já se foi, tudo que está escrito na Bíblia não foi escrita porque vai acontecer ainda, mas sim porque já aconteceu lá no futuro...

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkk tem cada um por ai kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk louco por louco prefiro nosso maluco beleza...VOLTA ZÉ BONIFÁCIO:

      Excluir
    2. O Bé Zonifácio deve estar tomando os remédios certinho, por isso que sumiu daqui dos comentários!
      O doutor falou que casos como o dele dão um pouco de trabalho, mas ele acha que tem como resolver a mania dele de mudar os nomes das coisas.

      Excluir
  4. Uma curiosidade que tenho: o traçado de qualquer desses asteróides monitorados poderia sofrer pequeno desvio de rota caso ocorresse um choque com outra rocha em algum lugar do espaço? Sei que é uma chance muito pequena mas... pode ocorrer né? Já houve algum caso documentado de asteroide monitorado que tenha sofrido alteração de rota por motivo desconhecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, monitorar as trajetórias dos asteróides é sim possível. Mas acho que seria bastante improvável algum deles, ao menos dos mencionados nessa matéria, sofrerem um desvio por conta de um impacto. Note que são corpos relativamente grandes (o 1990 MU tem quase 3 km e o Apophis tem porvolta de 500 metros). A maioria das pedras (não são pedras, são AEROLITOS! - Chapolin, 1975) que vagam pelo Sistema Solar é bem menor que isso. Seria mais ou menos como um cachorro trombando num elefante. No máximo, o asteroide menor se espatifaria e o maior perderia algumas lasquinhas.

      Excluir
  5. Nobre Anônimo;

    Há bastante tempo, que ao contrário dos das ciências-a-avançar que improcedentemente afirmavam que o AQUECIMENTO GLOBAL e EFEITO ESTUFA, provinham diretamente de AÇÕES HUMANAS lançando CO² na atmosfera do nosso PLANETA, e outros mais absurdamente ainda, de FLATULÊNCIAS HUMANAS E BOVINAS:

    Que eu já AFIRMAVA E PROVAVA no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, que esse TERRÍVEL AQUECIMENTO, resultava diretamente de MAIORES ATIVIDADES no TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no centro do nosso PLANETA, que esses mesmos ditos cientistas, chamam primitivamente: de NÚCLEO DE FOGO.

    Tudo isso, em decorrência de MAIORES ATIVIDADES também no DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SOL, MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SISTEMA SOLAR, VIA LÁCTEA corretamente, e MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO, que chamam erradamente: de UNIVERSO MATERIAL.

    Ou seja:

    Esse AQUECIMENTO é MACROCÓSMICO, e não somente GLOBAL.

    Fui zombado também pelos ATÔMICOS das religiões-a-desestagnar, que mesmo habitando e atuando no 3° ATO de um MACROCOSMO também ATÔMICO, por isso DINÂMICO em contantes MUDANÇAS, e não estagnado: apegados a registros milenares muito antigos de uma época de quase total desconhecimento científico, e total desconhecimento do ÁTOMO, não se atualizaram, quando afirmei:

    Que em decorrência dessa 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR da 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA conforme PREDOMINÂNCIAS ELEMENTARES MAIORES de nossos CORPOS ÁGUA, para a 4° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO AR, que está chegando:

    Os maiores problemas que todos enfrentariam, seria:

    FORTES REAÇÕES DO ELEMENTO ÁGUA "FORTES CHUVAS E INUNDAÇÕES DEVASTADORAS", a FORTES AÇÕES DO ELEMENTO AR "FORTES VENTANIAS inicialmente, e VIOLENTÍSSIMAS VENTANIAS posteriormente, até a 3° GRANDE VIRADA DA 3° ERA: para a 4°.

    Deixando de fora apenas os da NASA e ROSCOSMOS, que até que dominam algumas tecnologias, mas sobre a nova CIÊNCIA AVANÇADA recém chegada ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, não sabem nada:

    Judeus baseados em “GÊNESIS CAP 9, VERS. 11”, refutavam-me dizendo que o homem jamais seria vítima novamente de CATÁSTROFES DILUVIANAS... E evangélicos baseados em APOCALIPSE 7:1, refutavam-me dizendo que FORTES E VIOLENTÍSSIMAS VENTANIAS DESTRUIDORAS: não ocorreriam.

    E tudo, mesmo que ainda no início, vem ocorrendo, como eu havia afirmado:

    FORTES CHUVAS E INUNDAÇÕES DEVASTADORAS... SÃO PAULO, RIO, PIAUÍ, MARANHÃO, IRÃ, MOÇAMBIQUE e outros...

    E CASA, CARRETAS, CARROS, ÁRVORES, PEQUENOS AVIÕES e BARCOS sendo tombados: por FORTES VENTOS.

    Não demorará muio, para que PRÉDIOS, GRANDES AVIÕES, GRANDES NAVIOS e até PORTA-AVIÕES: sejam tombados.

    Se tivessem seguido conselhos que dei em minha 2° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, provavelmente a maravilhosa CAROL BITTENCOURT: ainda estivesse entre nós.

    É LAMENTÁVEL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiii Bé Zofináceo! Parou de tomar os comprimidos de novo?! Tava indo tão bem, o doutor estava contente que o Sr tinha melhorado!

      Excluir
    2. Onde consta CASA: gentileza considerar CASAS.

      Excluir
  6. Quanto o choque de uma ESTRELA com nosso PLANETA, que destruiria grande parte do mesmo: para vocês que são astrônomos, eu não precisaria dizer nada.

    Qualquer ESTRELA, mesmo que anã: se chocasse com o nosso PLANETA...

    Pequenas pedras, o máximo que poderia afetar, seria cidade, estado: ou país.

    Para os que acreditam também, só nos das ciências-a-avançar:

    Muito cuidado: para não se decepcionar.

    Sobre o que está para acontecer: é só esperar!

    ResponderExcluir
  7. ZÉ HOSPÍCIO mineiro, metido a cearense, não como merda: nem rasga dinheiro.

    Até que é um cara inteligente, disfarçado de donte.

    Mas quando o pau quebrar, será um dos primeiros: a também amarelar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, o doutor falou que, embora não possa afirmar com certeza, o seu caso deve ser um transtorno bipolar. Isso explicaria as flutuações, de uns tempos o Sr ficar sumido e de repente, quando entra na fase maníaca, surgir com as ideias mirabolantes de TRANSMUTAÇÃO ELEMENTAR DO RÁDIO AM/FM, OITAVA MATERIALIZAÇÃO DO PINGUIM, e etc, além das ideias de grandeza, do tipo se achar a pessoa mais inteligente da Terra, ou que a NASA e ROSCOSMOS visitam seu blog.

      Mas segundo o doutor, só te consultando mesmo pra saber com certeza. Ele falou que tem uns colegas aí na Bahia que podem te ajudar, enquanto o ARLÚVIO não chega.

      Agora, em relação: ao uso crônico: de dois pontos onde não deveria, e ao uso: de CAIXA ALTA EM PALAVRAS ALEATÓRIAS, o doutor falou que isso já não é do departamento dele e que um professor de português ou um livro de gramática com certeza podem resolver.

      Excluir
  8. Onde consta como: gentileza considerar come.

    ResponderExcluir
  9. Zé Hospício, eu nunca disse que sou LITERATA DA LÍNGUA PORTUGUESA, e sim: um MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO AVANÇADO. Até acho que nós brasileiros, não falamos e escrevemos o IDIOMA PORTUGUÊS, e sim: FUTEBOLÊS.

    MINEIROS falam e escrevem bolin: no lugar de bolinho. Pãozin: no lugar de pãozinho...

    BAIANOS: falam e escrevem misera: no lugar de miséria. Dizeno: no lugar de dizendo.

    PAULISTAS: falam e escrevem é nois mano: no lugar de somos nós manos.

    Ou seja:

    Os portugueses dizem que com exceção de MACHADO, até mesmo os ditos literatas brasileiros, dão machadas: na língua portuguesa.

    Nem Guimarães Rosa: deixaram de fora.

    O importante independentemente dos dois pontos, vírgulas e reticências, é que todos saiam dessa terrível ACHISTA DEMÊNCIA: que chamam de CIÊNCIA.

    Muitos já morreram, estão morrendo e vão morrer: sem saber nem o porquê.

    Ou seria por que ou por quê?

    Chupa essa MANGA: FRUTA? DE CAMISA? QUE CAVALO PASTA?

    Milhares de russos e estadunidenses, já acessaram meu site.

    Se entendem o que digo: não sei!

    A maioria dos brasileiros assim como tu: também não.

    Provavelmente só irão entender, 2.000 depois: digo pra você.

    Como diz GIL meu irmão: "Ou não".

    ResponderExcluir
  10. ARLÚVIO ou VENTOLÚVIO, KKKKK: é como os das ciências-a-avançar e religiões-a-desestagnar que sobreviverem por merecimento, a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR: irão primitivamente chamar.

    A 2°, chamaram de DILÚVIO: lembras?

    Os da NASA e ROSCOSMOS, até hoje: também chamam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cientista que não sabe escrever? Puxa, essa é nova!

      Pois é, seu Bé Zofináceo, isso me faz lembrar uma fala do saudoso Chefe O'Hara no clássico filme "Bátimã na Feira da Fruta" (disponível no YouTube):

      - "E comé que pode ser verdade uma p0rr@ dessa hein, Bátima? Me explica essa p0rr@."

      Ao que o Bátima responde:

      - "É simples, Comissário, essa fita mostra tudo."

      Arruma evidências em fita desse negócio de alterar o nome das coisas aí, Bé Zonifácio. Se o Sr se acha cientista, não basta criar teorias; mais importante que isso é testá-las e depois publicar os resultados. Estamos no aguardo do seu artigo na Nature.

      Excluir
  11. E eu estou aguardando teu livro de gramática do FUTEBOLÊS, já que não falamos nem escrevemos: o PORTUGUÊS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto! Além de mudar os nomes das coisas, o Bé Zonifácio quer mudar o idioma do Brasil! O Sol não se chama Sol, a Lua não se chama Lua, no Brasil não se fala português... A doutrina bézonifaciana é bem estranha!

      Dá uma olhada no artigo 13 da Constituição Federal, seu Bé Zonifácio. Lá diz que o idioma oficial do Brasil é o português!

      Mas como dois loucos sempre se entendem, acho que sei o que o Sr está querendo dizer: que o português falado no Brasil nem sempre corresponde à forma escrita. Mas isso não implica em dizer que o português não seja a língua falada do Brasil. Essas "diferenças" correspondem apenas à forma coloquial, incluindo ainda com os sotaques e termos próprios de cada região. Sequer dá pra considerá-los dialetos; ainda é português. Mesmo em Portugal há pequenas variações da forma falada de região pra região.

      Agora, alguém que se diz cientista (cientista não, "múltiplo" cientista) não conhecer sequer a norma culta da própria lingua... Até o Comandante Ashtar tá balançando a cabeça aqui dizendo que isso é lamentável! É de doer no ARLÚVIOS!

      Excluir
  12. Ultimamente, só estou interessado mesmo em especializar-me: nas DUAS LÍNGUAS MACROCÓSMICAS.

    A MACROCÓSMICA ATÔMICA: E MACROCÓSMICA NÃO ATÔMICA.

    Sendo essa última que chamam erradamente de ESPIRITUAL: a mais importante.

    Tem gente que diz que fala: mas não fala.

    KRAVAH KANAH AKAN
    HINAH KRAVAH KANAH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Krav magá?

      O doutor falou que o irmão dele luta esse negócio.

      Mas fera nesmo é o seu Ishiro, zelador do hospício, que é faixa preta em caratê.

      Excluir
  13. KRAV MAGÁ, é um estilo de luta e defesa pessoal criado pelos israelenses, para desarmar, imobilizar e combater: inimigos corpo a corpo.

    A expressão acima, faz parte da LÍNGUA MACROCÓSMICA ATÔMICA, que utilizei para definir: o ZÉ HOSPÍCIO ATÔMICO.

    Isso apenas para mostrar, que decerto tu possuis conhecimentos que eu não possuo, como também possuo conhecimentos: que tu não possues.

    Todos que realmente são inteligentes, deveriam apenas preocupar-se no momento, em passar da 3° DIMENSÃO: para a 4°.

    Brevemente haverá mesmo incontestavelmente, o que chamam popularmente: de REALINHAMENTO DOS PLANETAS.

    Que na verdade mesmo, será a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA.

    Processo que ocorre no MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam de ÁTOMO: e ocorrerá brevemente no MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam de SISTEMA SOLAR.

    A única diferença de um para o outro, é de apenas MICROS: E MACROS-ESPAÇOS-TEMPOS-I.

    Tu não és um cara burro! Chato e implicante: decerto sim.

    Qualquer um que possua inteligência já percebeu, que ALGO MUITO ESTRANHO: está acontecendo.

    O sacana do Anônimo, que burro também não é: já percebeu.

    Só os da NASA e ROSCOSMOS que dominam algumas tenologias, por isso acham que tudo sabem: estão comendo MOSCAS!

    Brevemente, nem RÚSSIA e USA, serão como hoje são: eu sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupa não, seu Bé Zonifácio. É bastante comum loucos como o Sr e eu criarmos línguas imaginárias. Eu, por exemplo, gosto de tocar bateria mental. É só escrever num pedaço de papel uma série de sílabas tipo:

      Bá-tum tuntum TSSSS! Tuntum TÁH!
      Tuntum TSSSSS!
      Tum. Tuntum. Tum!

      E depois imaginar imaginar os diferentes ritmos que poderia ter tal sequência aleatória de sílabas.

      Já o meu colega que sofre de napoleonismo, pra ficar mais parecido com o Napoleão, ele inventa palavras que parecem com francês. O único problema é que ele cospe pakaray quando fala desse jeito.

      O bom de inventar a própria língua é que assim: você pode escrever: COM DOIS PONTOS O QUANTO QUISER, ALÉM DE: colocar CAIXA ALTA à vontade, afinal, a língua é sua e você: pode criar as regras gramaticais que quiser.

      Excluir
  14. e eu que perdi meu tempo lendo esses comentários todos, mas, valeu pelas risadas... parabéns !

    ResponderExcluir
  15. Aguarda só mais um pouquinho, que concernente a essa 3° ERA Catatau, tu não verás os DOIS PONTOS: e sim o PONTO FINAL.

    Tomara que eu e tu como atômicos, estejamos atuando no 4° ATO.

    Só assim tu entenderias, que certo estou de facto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, o pinguço do Ashtar Sheran pediu pra te perguntar quando vai chegar a 8a ERA do ELEMENTO CACHAÇA.

      Excluir
    2. Como ousa chamar o comandante de Jesus Sananda de pinguço!!???? Seu maluco herege!

      Excluir
    3. Mas o Ashtar não sai do bar do Petista, aqui na rua do hospício!
      O pior é quando ele resolve beber e depois pilotar a nave da Federação Galáctica. A gente tá tentando convencer ele a frequentar os Alcóolicos Anônimos.
      O Ashtar é gente boa pakaray, não pode deixar a bebida estragar tudo.

      Grande Ashtar Sheran, um abraço do Zé Hospício! Muita Paz, Luz, gratidão e os karay tudo lá!

      Excluir