'Irmão Perdido' da Lua está escondido atrás de Marte, afirmam pesquisadores

irmão perdido da Lua encontrado atrás de Marte

Asteroide com composição igual a da Lua estava bem escondido na órbita do Planeta Vermelho...

Um asteroide muito especial, chamado (101429) 1998 VF31, foi identificado por uma equipe internacional de cientistas planetários liderados pelos astrônomos do Armagh Observatory and Planetarium como "irmão da Lua", e pode ajudar muito na compreensão de como nosso satélite natural se formou.


A teoria mais aceita até agora diz que a Lua é resultado da união de detritos restantes de um enorme impacto de um hipotético planeta chamado Theia com a Terra, há bilhões de anos. 

E é exatamente aí que esse asteroide "irmão" da Lua pode ser decisivo! Ele é um asteroide Troiano, ou seja: uma rocha que segue seu planeta (no caso Marte) como um satélite natural sem colidir com ele.


Isso acontece porque esse tipo de asteroide fica "preso" gravitacionalmente ao planeta, e representa o material que restou da formação e evolução do Sistema Solar inicial. 

Embora sejam muito comuns ao redor de Júpiter, esses asteroides ficam mais raros nas proximidades do Sol.

asteroides troianos de Marte
Ilustração artística mostra Marte e seus pontos de Lagrange L4 e L5 onde se encontram asteroides troiano.
Créditos: Armagh Observatory

Embora muitos cientistas estejam confiantes sobre a origem desse "Asteroide Irmão da Lua", outros acreditam que o asteroide 1998 VF31 seja originário de Marte mesmo, ou que sua aparência similar ao material lunar seja apenas resultado de exposição a altos níveis de radiação.

O Dr. Galin Borisov, pesquisador da equipe responsável pelo estudo explicou: "muito do espectro que temos para asteroides não é muito diferente da Lua, mas quando você olha de perto, existem diferenças importantes, como a forma e a absorção do espectro".


Os cientistas já comprovaram que a radiação solar já trouxe asteroides troianos de Marte aqui para a Terra. Então eles acreditam que o mesmo processo possa ocorrer com asteroides troianos da Terra, que podem ir parar em Marte.

De qualquer forma os estudos continuam e podem nos dar mais pistas sobre a formação da nossa Lua. E mesmo que no final se comprove que esse asteroide não é realmente "irmão" da Lua, ainda poderemos aprender muito sobre a migração de materiais no nosso Sistema Solar.


Imagens: (capa-ilustração) / Armagh Observatory / divulgação
05/11/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário