Nebulosa desaparecendo muito mais rápido do que o normal é revelada pelo Hubble

nebulosa desaparecendo

Esse tipo de esvanecimento tão drástico não é comum, sendo muito difícil de explicar...

O Hubble  revelou o esvanecimento drástico de uma nebulosa em um período muito curto de tempo: apenas 20 anos! O problema é que esse tipo de mudança em objetos cósmicos costuma ocorrer em escalas de milhões de anos, e não em décadas...


E foi justamente uma mudança tão drástica em tão pouco tempo que intrigou cientistas do mundo todo.

A nebulosa em questão é a 'Hen 3-1357', mais conhecida como "Nebulosa Arraia", que desde o início já foi uma descoberta empolgante por ser considerada como a nebulosa planetária mais jovem conhecida em 1998.

Mas agora, apenas 20 anos depois, astrônomos flagraram essa nebulosa "fazendo algo muito estranho": ela simplesmente está desaparecendo muito mais rápido do que nossos modelos matemáticos previam!


Fotografada pelo Hubble em 1996, os contornos azuis brilhantes de gás a faziam se destacar do fundo escuro. Mas na foto tirada em 2016 vemos que seu brilho diminuiu drasticamente, ao ponto dela quase desaparecer.

Mudança drástica na nebulosa Hen 3-1357 - Nebulosa Arraia
Mudança drástica na nebulosa Hen 3-1357 (Nebulosa Arraia)
Créditos: HST / NASA

"Isso é muito, muito dramático, e muito estranho," disse em comunicado Martín A. Guerrero, da equipe do Hubble. 

"O que nós testemunhamos é a evolução de uma nebulosa em tempo real. Em um espaço de anos nós vemos variações na nebulosa. Nós nunca vimos isso antes com a clareza que nos temos nessa observação."

De acordo com especialistas, a diminuição de brilho se deve ao hidrogênio, nitrogênio e oxigênio que está sendo emitido pela estrela que está morrendo no centro da nebulosa. E as medições indicam que o nível de oxigênio emitido pela estrela diminuiu cerca de 1000 vezes em apenas 2 décadas. 


"Mudanças em nebulosas já foram observadas antes, mas o que nós temos aqui são mudanças nas estruturas fundamentais da nebulosa. Na maioria dos estudos, a nebulosa normalmente fica maior. Aqui, ela está mudando sua forma e desaparecendo, e está fazendo isso em uma escala de tempo sem precedentes. Além do mais, para nossa surpresa, ela não está ficando maior. Na verdade, sua elíptica interna brilhante parece estar encolhendo e se apagando.", disse Bruce Balick, líder do estudo publicado no 'The Astrophysical Journal'.

A "culpada" por tudo isso parece ser a estrela SAO 244567, que se localiza na região central da Nebulosa da Arraia, Ela parece ter passado por um rápido aumento de temperatura de 22,000°C (40,000°F) para 60,000°C (108,000°F), de acordo com um estudo de 2016 baseado em observações da nebulosa entre os anos de 1971 e 2002.


Depois que a nebulosa se expandiu, sua temperatura baixou, e a estrela entrou numa fase de resfriamento, emitindo menos radiação ionizante. 

Agora que a estrela se resfriou, especialistas acreditam que é provável que a nebulosa volte aos estágios iniciais da evolução estelar em que estava antes de sua temperatura disparar.


Cientistas acreditam que a Nebulosa da Arraia deve desaparecer em cerca de 30 anos. Mas devido a sua juventude, é difícil prever o que exatamente pode acontecer.

De qualquer forma, o Hubble se destacou mais uma vez, estando no lugar e hora certos para capturar o antes e o depois desse processo todo que, em termos cósmicos, foi um piscar de olhos.


Imagens: (capa-HST) / NASA / HST / divulgação
10/12/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

14 comentários:

  1. Assim como o micro-corpo-energético-atômico que chamam de corpo-humano, adoece:

    O MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO, que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, também.

    No meu blogger em 2015, eu disse:

    O maior de todos os erros cometidos pelo o ser-humano, é o de ver-se como como um ser vivo compondo um MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO, e achar que esse MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO, não seja vivo também.

    Quando vírus e bactérias nocivas, estão atacando e fazendo doer teu micro-corpo-energético-atômico-molecular:

    O que tu fazes?

    Quando células-cancerígenas são detectadas no início por um médico, ele recomenda, urgente intervenção.

    Matar as células doentes com tratamentos agressivos, ou extirpá-las!

    No entanto todos nós, desejamos preservar e fortalecer os anticorpos, que para nós, são benéficos.

    Em nossas formas de micros-corpos-imagens-energéticas-atômicas-projetadas-ainda-3D, compomos o MACRO CORPO UM-INVERSO-IMAGEM-ENERGÉTICA-ATÔMICA-AINDA-3D.

    MACRO CORPO, semelhante ao micro-corpo-humano-atômico-molecular.

    Eu já alertava, e o pior: zombaram de mim.

    E o que está acontecendo hoje?

    Esses gananciosos e inescrupulosos que estão causando os caos em nosso PLANETA, pagarão muito caro.

    ResponderExcluir
  2. Quem desligou a tomada da nebulosa, faz favor de desligar a do Sr chatice chata do chato.....

    ResponderExcluir
  3. Quem desligou a tomada da nebulosa, faz favor de desligar a do Sr chatice chata do chato.....

    ResponderExcluir
  4. Quem desligou a tomada da nebulosa, faz favor de desligar a do Sr chatice chata do chato.....

    ResponderExcluir
  5. Irmão do Tonho inimigo da Rutinha, Nunca fui chato já nas minhas DESCOBERTAS, AFIRMAÇÕES e PROVAS: apenas exato.

    Agora mesmo descobriram que como eu sempre afirmei, BURACOS NEGROS não existem, e sim NOVELOS. Eu desci a pua, criticando mais uma vez:

    Eu sempre disse que BURACOS NEGROS e BURACOS DE MINHOCAS, apenas existiam nos micros-cérebros, dos das ciências-ainda-a-avançar. Agora digo: NOVELOS existem, apenas nos carretéis... Desses ACHISTAS. Para conhecerem verdades científicas moçada, DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    O que chamam erradamente de BURACOS NEGROS e BURACOS DE MINHOCAS, são MACROS E MICROS CANAIS ENERGÉTICOS, que fazem parte do SISTEMA CIRCULATÓRIO... Do MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO. O que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL na verdade um MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO: tem o MACRO FORMATO, do micro-corpo-energético-atômico-humano. Nossos micros-corpos formados são, por 7 OCTILHÕES DE ÁTOMOS. Por isso somos micros-corpos-energéticos-atômicos. Explico tudo isso no meu blogger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, seu Bé Zonifácio, esse pessoal nem percebe como é extraordinário fazer "descobertas" de inventar nome pra o que já tem nome e publicar isso em seções de comentários de sites sobre notícias de ciência achando que é um grande feito! Ficam com esse negócio de estudar, fazer experimentos e testes, analisar e interpretar resultados pra publicar em periodicos rigorosamente revisados por pares... Se soubessem como é tão mais simples levar uma cacetada na cabeça pra fazer um download mental de uma voz que fala coisas sem sentido achando que são descobertas extraordinárias! Só QIs de ameba pra fazer isso mesmo!

      Excluir
    2. Eu também queria fazer downloads mentais mas o login pppoe no meu cérebro fica dando erro 720, o que pode ser?

      Excluir
    3. Deve ser linha congestionada. Muita gente usando ao mesmo tempo, igual na época da internet discada.

      Excluir
  6. Zé Hospício; Tipo o que muda seu próprio nome para Zé Hospício, só sei um até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xii seu Bé Zonifácio...pelo visto seu autodeclarado QI extraordinário não consegue te fazer diferenciar apelido ou pseudônimo de mudança de nome, nem te alertar quando estão tirando uma onda da sua cara.

      Excluir
  7. Zé Hospício; Eu sei quem sou, e o que sou. O maior gênio de todos os espaços-tempos-i do 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que retardados científicos como tu, chamam erradamente de TERRA, sendo TERRA apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO ÁGUA AR e EC também são, e não PLANETA. Sou autor dais MAIORES DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS de todos os tempos, que analfabeto de pai e mãe das CIÊNCIAS AVANÇADAS como tu, QI de ameba, jamais terá capacidade e inteligência, para compreende-las.

    Portanto bostas como tu, morrerão esturricados, e jamais convencerão um LEÃO arretado, que ele, LEÃO não é.

    Ditado pelo LEÃO procriado:

    SINTO NOS INVEJOSOS
    A INCAPACIDADE DE UM DIA SEREM
    COMO OS INVJADOS.

    Doravante, deixarei tu escrevendo merda, porque merda, só escreve merda.

    ResponderExcluir
  8. Zé Hospício Que Não Mudou seu Nome; Só mais uma perguntinha: Em Minas Gerais quando o cara é burro, chamam de ORELHA... E quando é burrão assim como tu, seria ORELHÃO?

    ResponderExcluir