Buraco misterioso tipo Sarlacc Pit de Starwars é encontrado em Marte

buraco estranho em marte ao estilo star wars

Estranha formação foi vista pelo Orbitador de Reconhecimento de Marte (MRO) da NASA, e mede cerca de 180 metros de diâmetro

Fãs de Guerra nas Estrelas já têm um improvável "Sarlacc Pit" pra chamar de seu! 

O Orbitador MRO da NASA identificou uma formação muito estranha em Marte, que chamou a atenção dos cientistas e já se tornou um novo e intrigante mistério de Marte.


As primeiras imagens foram capturadas ainda no dia 24 de janeiro de 2021 pela câmera HiRISE do MRO, e originalmente mostravam apenas uma mancha negra sem muita definição. 

Rapidamente os pesquisadores da Universidade do Arizona ajustaram o brilho das fotos pra analisar melhor a estranha formação, e descobriram um poço no melhor estilo Sarlacc Pit de Starwars!

Buraco em Marte estilo Sarlacc Pit de Star Wars
Estranho buraco de 180 metros de diâmetro encontrado em Marte através de imagens feitas pelo instrumento HiRISE.
Créditos: NASA

"O chão do poço parece ser de areia lisa e descer para o sudeste", segundo escreveu o geofísico da NASA, Ross Beyer.

Embora seja impossível escapar das comparações óbvias com o famoso buraco de Sarlacc pit dos filmes de Guerra nas Estrelas, não custa lembrar que a possibilidade de se encontrar qualquer ser vivo em Marte é muitíssimo remota, imagine então dar de cara com uma criatura Sarlacc gigante como vemos nos filmes de George Lucas...

Sarlacc Pit dos filmes Guerra nas Estrelas
O amedrontador Sarlacc Pit dos filmes Star Wars.
Créditos: divulgação

Mas voltando para a vida real...

Agora os pesquisadores devem analisar se o buraco pode estar conectado a túneis que podem ter sido formados por antigos canais de lava de fluxo rápido, como encontramos aqui na Terra em locais com grande atividade vulcânica.


"A esperança era determinar se este era um poço isolado ou se era uma claraboia em um túnel, muito parecido com claraboias nos tubos de lava do Havaí", completou Beyer. 

A hipótese de que vulcões antigos podem ter criado grandes tubos de lava cavernosos no subsolo de Marte é bem conhecida, e alguns cientistas acreditam que futuras colônias poderiam usar esses locais como bases seguras.


Mesmo sendo muito intrigante, esse não é o primeiro buraco já descoberto no Planeta Vermelho: em 2012, o MRO encontrou alguns outros buracos que lembravam uma cadeia de cavernas com 225 metros de altura.

Também por isso a NASA se empenha em desenvolver drones voadores como o Ingenuity. Afinal imagine a sonda Perseverance caindo num poço desses?! E olha que são vários...



Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL / Univ. Arizona / divulgação
25/02/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Confirma o que eu sempre disse. Não há mistério algum. Se o pessoal da NASA, não souberem explicar do que se trata: explicarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que triste! :( ainda aqui? e eu acreditei que ele iria cumprir a a promessa.

      Excluir
    2. sauro, não te prometi nada, porque o que prometo cumpro.

      O RICHARD, retirou um comentário que fiz aqui, e respeito sua decisão, porque proprietário de GM, ele é.

      Mas o que aqui se encontrava, encontra-se agora no espaço da 7° DESCOBERTA do meu blogger.

      Se tu tiveres alguma capacidade científica nessa área, apresenta tuas contestações por lá.

      Excluir