Concentração de Buracos Negros se esconde no centro de um Aglomerado de Estrelas

concentração de buracos negros em um aglomerado de estrelas

Cientistas esperavam encontrar um Buraco Negro de Massa Intermediária, mas tiveram uma surpresa!...

Buracos Negros são sempre difíceis de se detectar já que não emitem luz e ficam invisíveis no Universo. 


Por isso os cientistas costumam identificá-los através de pistas, indícios de sua presença. E quando encontram qualquer objeto circulando um "espaço vazio", um grande "nada", já podem apostar que existe um buraco negro por ali!

E foi isso o que eles identificaram no Aglomerado Globular NGC 6397, com tamanho entre 1.000 e 2.000 massas solares, a uma distância de 7.800 anos-luz da Terra. 


Parecia existir um gigantesco "nada", com muitos objetos ao seu redor. Tudo indicava um Buraco Negro de Massa Intermediária.

Mas as coisas pareciam um pouco diferentes: o centro gravitacional parecia estar um tanto disperso, como se não houvesse um único ponto de atração gravitacional...

Aglomerado Globular NGC 6397 onde se encontra uma grande concentração de buracos negros de massa estelar
Aglomerado Globular NGC 6397 onde se encontra uma grande concentração de buracos negros de massa estelar.
Créditos: NASA / T Brown / S Casertano / J Anderson / STScI

"Nós encontramos evidências muito fortes de uma massa invisível e densa no centro do aglomerado globular, mas ficamos surpresos ao descobrir que essa massa extra não se concentrava em um ponto, mas se estendia por boa parte do centro do aglomerado", disse Eduardo Vitral, pesquisador do Instituto de Astrofísica de Paris e co-autor do estudo. 


Sim, todos nós sabemos que buracos negros concentram muita massa em um ponto bastante pequeno, tornando fácil perceber o centro da atividade gravitacional, então o que estava acontecendo no Aglomerado Globular NGC 6397 afinal?

De acordo com os especialistas, trata-se de uma rara concentração de Buracos Negros menores, espalhados por toda uma região do Aglomerado Globular.


Os autores do estudo acreditam que se trata de um "Pinball" estelar, onde os objetos mais massivos vão se atraindo em direção ao centro e os menos massivos vão sendo jogados para as extremidades.

A pesquisa foi feita usando dados do Telescópio Hubble e do Observatório Gaia da ESA.



Imagens: (capa-ilustração/ESA/Hubble) / ESA / Hubble / NASA / T Brown / S Casertano / J Anderson / STScI / divulgação
12/02/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Notícia que circula na WEB: A NASA quer mudar nomes de PLANETAS, ESTRELAS e também do que chamam erradamente de BURACOS NEGROS.

    Eu já chamo de MACROS CANAIS ENERGÉTICOS, e os que aqui comentam, ficam enfurecidos e reclamam.

    Vão reclamar da NASA, ou engolir, só porque é a NASA?

    ResponderExcluir
  2. Os macro-canais energéticos foram descobertos ali mesmo no tal aglomerado e segundo os sci-fientistas, você veio de um dos planetas de lá. Um planetinha digamos assim fidido de chulé, cachaça, sulfeto de hidrogênio, leite condensado vencido, etc. Os klingons demodularam a frequência macro energética fazendo com que você caísse na Terra, confusão feita acharam que foi um meteorito na Indonésia. Chás de cogumelo a parte, com muita sonzeira maneira do VENTANIA, São Tomé das Letras, você não conseguiu mais voltar para o planeta HYP31379273-090C e quem ficou no preju fomos nós. Se nos planetas extrassolares os habitantes forem iguais a você QUE PROIBAM A ASTRONOMIA. Pô! Não amola! Não enche! Não aporrinha!

    ResponderExcluir
  3. Cadê as imagens do Perserverance? Estranho eles não mostrarem a aproximação....

    ResponderExcluir
  4. Cadê as imagens do Perserverance? Estranho eles não mostrarem a aproximação....

    ResponderExcluir
  5. Cadê as imagens do Perserverance? Estranho eles não mostrarem a aproximação....

    ResponderExcluir