Uma Estranha Rocha Pontuda foi Descoberta no Lado Oculto da Lua

estranha rocha pontuda encontrada no lado oculto da lua
A sonda Chinesa Chang'e 4 voltou a ação no Lado Oculto da Lua no 27º dia lunar, mas o que chamou mesmo a atenção foi uma imagem feita no ciclo anterior


A sonda Chang'e 4 e o rover Yutu 2 voltaram a atividade no dia 6 de fevereiro após hibernarem durante a congelante noite lunar. Mas o que acabou chamando a atenção dos noticiários foi uma descoberta do dia lunar anterior.


De acordo com informações publicadas no diário de Yutu 2, sob administração da CNSA (Agencia Espacial Chinesa), cientistas da missão ficaram intrigados com o formato de uma estranha rocha pontiaguda que apareceu em uma das imagens, e concordaram que ela merece "uma investigação mais de perto".

A equipe responsável pela missão planeja fazer uma grande aproximação pra ver em detalhes a rocha que tanto se destacou na superfície lunar.

UMA ESTRANHA ROCHA PONTUDA FOI ENCONTRADA NO LADO OCULTO DA LUA
Estranha rocha pontuda fotografada pelo rover Yutu 2 no Lado Oculto da Lua.
Créditos: CNSA / divulgação

Para isso eles pretendem usar o instrumento 'VNIS' (Visible and Near-infrared Imaging Spectrometer, ou em português: Espectrômetro de Imagens Infravermelho Visível e Próximo), que pode detectar a luz esparsa refletida de materiais.

O VNIS já foi usado, por exemplo, para investigar outras rochas e regolito durante todo o trajeto da Yutu2 na Cratera Von Kármán, o que incluiu aquele famoso e misterioso "vidro lunar" do qual já falamos aqui em nosso site.


Mas o que uma rocha pontuda tem de tão interessante afinal? De acordo com Dan Moriarty, da NASA, a rocha "parece ter uma forma semelhante a um fragmento e está projetando-se do chão. Isso é definitivamente incomum".

"Impactos repetidos, tensões do ciclo térmico e outras formas de intemperismo na superfície lunar tenderiam a quebrar as rochas em formatos mais ou menos esféricos depois de um longo período", completou Moriarty. "É só notar como as rochas nas praias se desgastam e se suavizam em formas arredondadas ao longo do tempo, depois de repetidamente atingidas pelas ondas."

Ou seja: as evidências sugerem que essa estranha rocha seja geologicamente jovem, e surgiu ali recentemente.

estranha rocha pontuda encontrada pelo rover Yutu 2 no Lado Oculto da Lua
Estranha rocha pontuda encontrada pelo rover Yutu 2 no Lado Oculto da Lua.
Créditos: CNSA / divulgação

"Eu definitivamente apoiaria sua origem como material ejetado de alguma cratera próxima. É possível que uma rocha com essa proporção pudesse ter sido produzida por um processo conhecido como fragmentação, onde fragmentos intactos de rocha são lançados da superfície próxima sem experimentar o mesmo grau de pressão de choque que o alvo imediato sofre", afirmou Moriarty, lembrando que esta avaliação inicial é apenas uma suposição.

Clive Neal, especialista lunar da Universidade de Notre Dame, concorda que esse objeto pode ter sido ejetado por algum impacto: "A questão que eu tenho é, será que eles são parte do material local? Espero que os dados espectrais permitam uma avaliação da origem, se é de origem local ou exótica, ou seja, de fora dessa região".


Vale lembrar que o módulo Yutu 2 e o módulo de pouso Chang'e 4 já ultrapassaram muito suas vidas úteis programadas de 90 dias terrestres e um ano, respectivamente.

O rover cobriu um total de 628 metros desde sua chegada, a partir do local de pouso em 3 de janeiro de 2019.

Em novembro do ano passado, a China lançou sua missão de retorno de amostras lunares, chamada Chang'e 5. A missão resultou em 1,73 quilogramas de novas amostras lunares, sendo entregues à Terra pouco mais de três semanas depois. A CNSA já até publicou no mês passado procedimentos para solicitação de amostras para análise científica.



Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / divulgação
15/02/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

12 comentários:

  1. Xiii, pode apostar que o blog do nosso amigo Cabeça de Passarinho, mais conhecido como Thoth3126, vai dizer que acharam uma pirâmide na Lua (nunca vi alguém gostar tanto de pirâmide igual aquele cara) e o descabelado do History Channel vai colocar no programa dele que com toda a certeza isso é obra dos alienígenas, superfaturada por meio da filial da Odebrecht em Marte.

    ResponderExcluir
  2. Zé Hospício; Sem ser o Cabeça de Passarinho que tu tanto citas... E sendo o CABEÇA TURBINADA DE EI.D, pergunto pra ti:

    Se em 1969 em diante, pisaram, saltitaram, e andaram pra lá e pra cá de JIPE:

    Não seria melhor sondar pessoalmente, do que ficar mandando sondas não tripuladas?

    Outras perguntas:

    Se depois de 50 anos, ainda não conseguiram colonizar o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA... Que o Cabeça de Passarinho e também Dudu primo do Tonho, chamam de LUA:

    Refiro-me ao que quando cheio, afeta teu juízo...

    Quando mesmo vão colonizar o 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H4, que como os antigos legionários romanos, chamam primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA?

    Pergunto porque o problema maior para colonização do PLANETA-H4 (INDEVIDAMENTE MARTE)... É não sabermos TRANSMUTAR nossos corpos de INFERIOR PREDOMINÂNCIA 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA totalmente vulnerável e mortal a RADIAÇÃO TERMONUCLEAR...

    Para SUPERIOR PREDOMINÂNCIA 4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR.

    Como tal processo encontra-se inerentemente ligado e explico isso no meu blog DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, a imortalidade física!

    Nunca será do saber humano, e sim apenas da ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, que tudo verdadeiramente criou.

    Se o ambicioso SER ELEMENTAR-H3 que HABITA o PLANETA-H3 (INDEVIDAMENTE TERRA) com seu corpo composto PREDOMINANTEMENTE pela inferior 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA, soubesse por si mesmo, TRANSMUTAR a PREDOMINÂNCIA do seu corpo para superior 4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR (+OXIGÊNIO)... Como é a PREDOMINÂNCIA CORPÓREA do SER ELEMENTAR H4 que HABITA o 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H4 (INDEVIDAMENTE MARTE):

    Tornar-se-ia imune a DESCOMUNAL RADIAÇÃO TERMONUCLEAR...
    Tornar-se-ia quase que totalmente invisível...
    Tornar-se-ia imune a todos os tipos de cânceres e bactérias que nos matam...

    Não estaria morrendo por essa desgraça de vírus... E ao invés de viver em média apenas só 70 anos como nós: viveria MILÊNIOS!

    DESCOBRI essa semana, que o nosso PLANETA-H3 (INDEVIDAMENTE TERRA) porque TERRA sempre foi e será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA:

    É um PLANETA ESTAÇÃO.

    Por isso que nossa passagem é muito breve... E muitos dizem corretamente: "Estamos aqui, só de passagem".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que não venho aqui. Esse cara ainda anda aprontando?kkk

      Excluir
    2. Aff. se é da china, com certeza é falso.

      Excluir
    3. Algum administrador da página na área? Tem um sujeito meio doente aqui. Não diz coisa com coisa... Parece até um "ufólogo bolsonarista".

      Excluir
  3. richard pra mim chega desse site. olha esses caras nos comentários.... desanima cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma Pai André; A ESTAÇÃO está sendo muito contaminada... Pela ganância desmedida... Poucos querem tudo apenas para si, mas não terão.

      Enganam-se os que pensam que são donos da ESTAÇÃO, quando na verdade são também, apenas breves passageiros...

      Excluir
    2. Anônimo; ainda comento aqui, porque além desse conceituado site, pertencer a alguém inteligentíssimo...

      Também é frequentado e comentado, por pessoas inteligentíssimas!

      Alguns meio que birrentos e provocadores...

      Acabei de postar na apresentação do meu blogger, uma verdade que não era minha, não era tua nem de ninguém, mas que sempre foi:

      Verdade
      I
      V
      A

      E não:

      Mentira
      O
      R
      T
      A

      Recebam todos.

      Não somos SERES HUMANOS, e sim por possuirmos corpos PREDOMINANTEMENTE compostos pela 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA H²O, 2 átomos de hidrogênio + 1 átomo de oxigênio 2 + 1 = 3... Também por HABITARMOS o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 (ERRADAMENTE CHAMADO DE TERRA) já que TERRA sempre foi e será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO ÁGUA AR e EC também são, e não PLANETA: somos SERES ELEMENTARES H3, tendo nossos corpos movidos pelo COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, composto por 3 Energias Maravilhosas... EM = Energia Motriz, EI.D = Energia Inteligente Diferenciada, e ED.D = Energia Diferenciada De Discernimento, que nos diferem de subespécies. COMBO DE EV = ENERGIAS VITAIS, que chamam equivocadamente de ESPÍRITO. O nosso PLANETA-H3, é uma ESTAÇÃO... E todos nós em breve trânsito, somos breves passageiros... Alguns iludidos pela ganância desmedida, mesmo sendo também passageiros breves, se veem como donos da ESTAÇÃO, a contaminam por má intenção, querendo-a apenas para si, mas não a terão. A ESTAÇÃO necessita ser desocupada e higienizada urgentemente... Aqui tu saberás, para onde cada passageiro por merecer... Já foi, está indo, ou será mandado.

      Excluir
  4. A qualquer momento todos os passageiros, independentemente de posição social, crença ou religião, terão que desocupar a ESTAÇÃO, indo ou retornando, para que haja uma faxina, e indispensável desinfecção...  

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Boni, fora euzin, ninguém mais pisou em solo lunar....

    ResponderExcluir
  6. Se foi tão “fácil”, porque não retornou e a explorou?

    ResponderExcluir