China libera Imagens de Substância Estranha encontrada no Lado Oculto da Lua

estranha substancia gel encontrada no lado oculto da lua
O que seria o estranho "líquido" encontrado pelo rover Yutu-2?


A missão Chang'e-4 explora o "Lado Oculto da Lua" desde janeiro de 2019, fornecendo algumas observações intrigantes nunca antes vistas da superfície lunar. Seu veículo espacial, Yutu-2 (ou Coelho de Jade), também esteve bastante ocupado e, durante o verão, encontrou algo verdadeiramente extraordinário: uma substância semelhante a gel com uma coloração diferente do solo onde foi encontrado.


A descoberta aconteceu em 28 de julho, mas foi anunciada apenas recentemente. Nenhuma explicação oficial foi dada para explicar a substância misteriosa, mas os pesquisadores compartilharam novas fotos, inclusive na página da própria Agência Espacial Nacional da China.

Infelizmente as fotos não são tão elucidativas, e têm sido um desafio científico para Yutu-2. A cratera onde que a substância foi encontrada era considerada muito profunda para o veículo sair novamente, por isso o rover só pôde ir até a borda para utilizar seu instrumento espectrômetro visível infravermelho (VNIS).


Para que o espectrômetro pudesse cobrir a área onde o material se encontrava, a roda dianteira da sonda teve de ser suspensa, e uma manobra habilidosa permitiu que o material fosse examinado. A luz refletida pelo material determina sua composição química.

Imagem de Yutu-2 da cratera onde o estranho gel foi encontrado
Imagem feita por Yutu-2 da cratera onde o estranho gel foi encontrado.
Créditos: CNSA

A equipe estudou os dados coletados durante um "cochilo" programado que o rover faz ao meio-dia lunar - por não ter atmosfera, a superfície lunar pode chegar facilmente a temperaturas de aproximadamente 100º C, o que poderia danificar o veículo robótico devido ao superaquecimento.




Infelizmente, por conta de sombras na cratera, a varredura não foi conclusiva. Posteriormente, durante o período da tarde, outras medições foram feitas, e os pesquisadores disseram que foi possível obter um resultado satisfatório sobre a composição do tal líquido. Em seguida, o rover entrou em modo de hibernação durante a noite lunar de 14 dias. Os resultados ainda não foram divulgados, mas o que poderia ser isso?

Imagem de Yutu-2 ampliada mostra área onde o gel foi encontrado
Imagem de Yutu-2 ampliada mostra área onde o estranho "gel" foi encontrado.
Créditos: CNSA

Alguns especialistas estão suspeitando que a estranha substância encontrada na Lua poderia ser vidro de impacto formado durante uma colisão de alguma rocha espacial.

Os dados coletados também serão usados para identificar a composição do fundo da cratera onde o "gel" foi encontrado, bem como os respingos criados pelo meteorito que formou a cratera.




Yutu-2 agora segue na direção oeste da cratera Von Kármán - seu local original de pouso. Até agora, a sonda robótica cobriu uma área de 285 metros desde o histórico pouso em 2 de janeiro de 2019.



Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / divulgação
24/09/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

30 comentários:

  1. Respostas
    1. ALGUMA COISA IMPACTOU A SUPERFÍCIE DA LUA, PODE TER SIDO PARTE DE UM ASTERÓIDE, UM METEORITO, OU UMA NAVE DE TRANSPORTE OU UM DISCO ALIENÍGENA GRAY. SE SUPÔE ALGUNS FISICO-QUÍMICOS QUE ESTAS COMPOSIÇÕES TEM PROPULSÃO,E SÃO IMPULCIONADAS POR UM GEL-PLASMA RADIOATIVO, QUE RETRO ALIMENTA TURBINAS CÍCLICAS DE ALTÍSSIMAS ROTAÇÕES. A NAVE AO CAIR TEVE DESTRUIÇÃO IMEDIATA, MAIS O "COMBUSTÍVEL NUCLEAR EM FORMA DE GEL, SE MANTEVE SEM REAÇÃO FISICO-QUÍMICA, PORTANTO EM SEU ESTADO INATIVO.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      quanta baboseira

      Excluir
  2. Os chineses estão usando a mesma estratégia da NASA, divulgam notícias pela metade, criam expectativas, fazem mistério, depois verifica-se que era só vidro!! Sei que é importante manter o interesse do público, conseguir mais verbas e tal, mas particularmente não gosto destas divulgações à conta gota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o mundo é guiado principalmente pelas emoções e a pior parte é que essa estratégia é a que mais dá resultados.

      Excluir
    2. prefiro uma transparência conta gota desse jeito, se fosse ao contrario estariam acusando a china de ocultar informação.

      Excluir
    3. Vcs recebem a informação de descoberta da Astrobilogia, ciencia que engatinha conforme nosso programa de descoberta de novos planetas avança, por meio do Jornalismo ciencia de nosso domínio a muitos anos.
      O problema no seu racioncinio é quando aplicado ao tempo, pois descobertas como essas levam muito, e noticias jornalísticas hoje se fazem em segundos.
      O mundo hoje é rapido, como a internet.

      Excluir
  3. Pode ser petróleo.Há quem diga que a Lua foi em eras passadas um mundo vivo, com mares (água), vida vegetal, animal, e humana.Quando a Lua (como qualquer ser vivo) morreu, sua "anima mundi" passou para a Terra. A Lua, portanto, seria rica em petróleo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa teoria sua é a menos provavel de todas

      Excluir
    2. O petroleo é mais barato do oriente medio do que cada assento da tripulaçao pra ur pra lua!!! Que cara doudo

      Excluir
    3. O petroleo é mais barato do oriente medio do que cada assento da tripulaçao pra ur pra lua!!! Que cara doudo

      Excluir
    4. Não há nenhuma evidência científica de que houve vida na lua. Delírio.

      Excluir
    5. "Há quem diga que a Lua foi em eras passadas um mundo vivo..."
      Quem?

      Excluir
    6. Há também quem diga que a Lua é oca e uma sonda da Nasa fez essa descoberta e que o som que retorno era como se fosse metal (algum tipo de parede no interior da Lua).

      Excluir
    7. HÁ QUEM DIGA TAMBÉM QUE É A CASA DE SÃO JORGE, ESSE GEL PODE SER BABA DE DRAGÃO.

      Excluir
  4. Tô vendo é um idiota na frente do vídeo, não consegue fazer nada sem querer aparecer

    ResponderExcluir
  5. Deve ser álcool gel...pra eles acabarem com os vírus.

    ResponderExcluir
  6. Lixo terrestre, a humanidade suja tudo que toca!!! Deixa rastro de quem somos na verdade

    ResponderExcluir
  7. Como é que é? Vida vegetal e animal na Lua???!!!Jura???!!!

    ResponderExcluir
  8. Pq essas fotos tem que ser preto e branco com tanta tecnologia.uma merda isso.

    ResponderExcluir
  9. Se vem da China a informação, eu acredito. Tudo que vem da China é mesmo muito confiável. Se eles falaram que estão na lua e acharam gel, eu acredito. Eu estou aqui, em lockdown e de máscara, porque eu acredito no vírus que a China espalhou pelo planeta, mas cuja vacina eu acredito que eles estão providenciando. A China é mesmo "incrível".

    ResponderExcluir
  10. OLHA NÃO SEI SE ESTAMOS SENDO ENGANADOS , MAS EM 1969 AS FOTOS TODAS ERAM EM PRETO E BRANCO HJ COM CARAMAR COM ULTRA DEFINIÇÃO AS FOTOS E FILME SÃO TAMBEM EM PRETO E BRANCO .. ELES QUEREM ESCONDER DE NÓS ALGO .. COLOCA O VIDEO COLORIDO

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Estão onde sempre estiveram e eles evoluíram para uma forma espiritual de vida. Capela é um bom exemplo disso!

      Excluir
  12. Em se tratando de china eu acredito que seja Fake News.

    ResponderExcluir