Água de Marte não foi pro Espaço e pode estar 'escondida' em suas rochas

água de marte pode estar escondida nas rochas

O mistério dos oceanos de Marte pode ter sido revelado...

A bilhões de anos atrás Marte tinha vastos oceanos, rios e lagos. As evidências apontavam que a água tinha sido perdida no Espaço, através da evaporação e de outras interações químicas, como a desgaseificação vulcânica, por exemplo.


Mas agora temos uma outra possibilidade: a maior parte da água ainda pode estar em Marte, e só mudou de lugar!

Um novo estudo publicado na revista Science indica que seria improvável que um planeta tão seco quanto Marte tivesse perdido toda sua água em um período de tempo tão curto quanto os cálculos tradicionais mostravam.


Os pesquisadores simularam uma variedade de cenários para descobrir onde a água poderia ter parado, e a possibilidade de hidratação de cristais pode ser um fator decisivo no desaparecimento dos oceanos do Planeta Vermelho.

Segundo os novos cálculos, 99% da água ainda pode estar em Marte.

água de marte pode estar escondida nas rochas
Foto de Marte composta por cerca de 100 imagens feitas pelo Viking Orbiter.
Créditos: NASA / JPL-Caltech - USGS

A simulação foi baseada em dados observacionais de espaçonaves e rovers, além de contar com análises de meteoritos de Marte encontrados na Terra.

Os pesquisadores alegam que Marte se formou há 4.5 bilhões de anos, e seus oceanos apareceram alguns poucos bilhões de anos depois. De acordo com o modelo simulado, Marte começou com água o bastante para cobrir o planeta inteiro com cerca de 100 metros de profundidade, mas o ciclo hídrico começou a deteriorar cerca de 3.7 bilhões de anos atrás. 


Os cientistas acreditam que o planeta se tornou tão árido como é agora há 3 bilhões de anos. Por isso eles apostam que a crosta do planeta sugou a água.

O fenômeno da hidratação de cristais também acontece na Terra, mas nossas placas tectônicas permitem que o material da crosta seja derretido, de forma que a água acaba sendo liberada em algum momento desse ciclo e volte para a atmosfera.

Segundo eles, isso não acontece em Marte, e por isso as rochas marcianas contém altos níveis de água quando comparadas as rochas terrestres.


Portanto estudar as rochas de períodos diferentes de tempo poderia ser a chave para confirmar esse novo modelo. 

As assinaturas químicas poderiam ser diferentes em rochas do período "molhado" quando comparadas a rochas do período seco.


As missões futuras, bem como as missões que já estão em Marte, podem fornecer os dados que nos faltam para mostra esse quebra-cabeças e descobrir se a água de Marte está mesmo escondida nas próprias rochas do Planeta Vermelho.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / USGS
18/03/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Resumindo: Se quiser beber água em Marte, vai ter que espremer pedra.

    ResponderExcluir
  2. Seria possível encontrarem algum aerólito terrestre em Marte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Atiividade microbiana terrestre a 3 mi de anos atrás. UM DOS micróbios tentou se eleger presidente deles, mas acabou aumentando tarifas tributárias sobre a gasolina marciana e acabou extinto pelo CO2.

      Excluir
    2. Fora do ar, desculpe-me mas eu perguntei sobre aerólitos e não sobre micróbios.

      Excluir
  3. Então é isso! Entendi! São Paulo recebe um número enorme de nordestinos e marcianos por que escaparam da seca? Por isso sampa é imensa! Mas não tem emprego pratodomundo né? Um jegue da Bahia demora 2 meses para chegar a sampa. Acho que de Marte demoraria 1 740 380 anos para chegar a sampa. É muito emigrante.

    ResponderExcluir