AO VIVO: Grande aproximação de Apophis com a Terra nessa sexta-feira 5 de março de 2021

apophis ao vivo

Com seus aproximados 340 metros de comprimento, o 99942 Apophis passará perto da Terra nessa sexta a cerca de 44 vezes a distância entre a Terra e a Lua...

Desde quando foi descoberto em 2004 o asteroide Apophis causou grande apreensão, afinal os cálculos iniciais mostravam uma pequena possibilidade de colisão (de 2,7%) com a Terra em 2029. 


Seu dramático nome acompanhou esse medo inicial: vindo da mitologia egípcia Apophis, representa uma serpente que personificava o mal e o caos.

Novos cálculos científicos, porém, mostram que ele não era um risco tão imediato, e deve passar com segurança tanto em 2029 quanto nesta sexta-feira, 5 de março de 2021.


AO VIVO: Máxima Aproximação de Apophis com a Terra em 05 de março de 2021

Com ajuda do Projeto Virtual Telescope, poderemos observar o asteroide Apophis em tempo real, através de telescópio. Iremos acompanhar o momento do ápice dessa aproximação - a maior até abril de 2029.

A live será feita em nosso canal no YouTube, e também estará disponível logo abaixo:


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações e não perder nenhum vídeo novo!


Um asteroide muito grande

Com seus aproximados 340 metros de comprimento, o 99942 Apophis passará perto da Terra nessa sexta a cerca de 44 vezes a distância entre a Terra e a Lua, ou seja: ele é inofensivo pelo menos por enquanto.

De qualquer forma cientistas já estão a postos pra registrar o máximo possível dessa passagem, o que servirá para refinar ainda mais os cálculos para as aproximações futuras.

Infelizmente o brilho de Apophis será muito baixo, então pra quem faz observações amadoras a situação é muito desfavorável: com magnitude de apenas 15 ou 16, apenas grandes telescópios e observatórios poderão vê-lo. É necessário um telescópio de pelo menos 300 mm de abertura, ou câmeras muito sensíveis.


Com as características que já pudemos observar, os especialistas colocaram Apophis entre os asteroides do tipo S, que são rochas pedregosas de materiais de silicatos misturados a níquel e ferro. 

Já as imagens de radar revelam que ele tem formato alongado com dois possíveis lóbulos, de modo que se pareça com um amendoim, sendo um remanescente dos primeiros objetos logo após a formação do Sistema Solar, com cerca de 4,6 bilhões de anos.

No momento Apophis faz parte do grupo "Atenas" (objetos cujas órbitas são menores em largura do que a largura da órbita da Terra), mas sua aproximação em 2029 fará com que a órbita da rocha espacial seja alterada, tornando-se ligeiramente maior do que a largura da órbita da Terra, o que fará com que ele seja reclassificado como pertencente ao grupo "Apollo" (asteroides que cruzam a Terra com órbitas maiores que 1 UA (Unidade Astronômica) - 1 UA é a distância média entre a Terra e o Sol.


Vale lembrar também que a NASA pretende visitar o Apophis em 2029 em uma missão secundária da sonda OSIRIS-REx (aquela mesma que já coletou amostras do asteroide Bennu). 

Em abril de 2029, o asteroide Apophis estará perto o suficiente de nosso planeta para que a OSIRIS-REx consiga alcançá-lo com o pouco combustível que lhe restou - outra boa oportunidade para observar essa rocha espacial bem de pertinho e conseguirmos o máximo de informação possível.

Esses dados todos nos darão mais conhecimento sobre esse visitante íntimo da Terra, e caso no futuro o risco de colisão aumente, teremos mais dados para bolar um meio de defender nosso planeta.


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
05/03/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Karay, acho que tô ficando velho... Eu lembro quando descobriram o Apophis e a possibilidade dele se chocar contra a Terra. Acho que saiu até matéria no Fantástico, daquelas bem alarmistas que mais desinformam do que ajudam.
    Mas é mesmo uma pena que ele não vá cair aqui, eu tinha uma sugestão de um lugar muito bom pra ele, lá no Planalto Central. Tem um prédio lá com um pratão virado pra cima e outro virado pra baixo, lugar perfeito pra um aerolito cair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, porém acho que deveriam ser dois asteroides.

      Excluir
    2. O asteróide olhará para o líder do país... dará um rasante e falará: O humano lá embaixo já vai matar o suficiente. Nem vou me intrometer! Vou cair em Marte e ficar sossegado na minha craterazinha.

      Excluir
    3. Fora do ar, você também consegue conversar com o asteroide?

      Excluir