Não são estrelas - Mercúrio, Júpiter, Saturno (e Lua!) se encontram no amanhecer durante a semana

encontro entre Mercurio, Jupiter e Saturno

Antes do Sol nascer, olhe na direção leste e veja o encontro de planetas gigantes com o pequeno Mercúrio!


Sim: o maior planeta do Sistema Solar está se encontrando com o menor planeta do Sistema Solar. Como se não bastasse, Saturno (e Lua) se juntam para celebrar o amanhecer de março.


De um lado temos Júpiter, com seus 143 mil quilômetros de diâmetro, ao lado de Mercúrio, com meros 4.800 quilômetros. Sim, é uma diferença gigantesca!

Na mitologia, Júpiter é "O Rei dos Deuses", porém, quando os povos antigos deram nome aos planetas, eles não sabiam que de fato, Júpiter era o maior de todos, até porque o mais brilhante é Vênus.

Vênus era visível apenas por algumas horas, no amanhecer ou no anoitecer. Júpiter, por sua vez, dominava (e domina) o céu noturno de tempos em tempos.


Ainda falando da mitologia, Mercúrio é o "Mensageiro dos Deuses", e com suas asas nos pés, as mensagens realmente chegavam rápido.

Mercúrio de fato é o planeta que caminha mais rápido no céu, aparecendo no amanhecer e no anoitecer, dando voltas em torno do Sol como nenhum outro, justamente por sua proximidade com a nossa estrela.

Hoje, 06 de março, Mercúrio atinge sua máxima elongação oeste, estando no seu ponto mais distante do Sol, separado por 27 graus.

Encontro Mercúrio Júpiter e Saturno
Encontro Mercúrio, Júpiter e Saturno em 05, 06 e 07 de março de 2021.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

No dia 05 de março, Júpiter e Mercúrio atingiram o ápice desse grande encontro, quando estavam separados por apenas 0,32 graus. Como comparação, ao esticar seu braço, a ponta do seu dedo mindinho cobre uma área de 1 graus da abóboda celeste.

Uma grande aproximação como essa envolvendo Júpiter e Mercúrio é rara: nos últimos 50 anos, ocorreram apenas 6 encontros como esse, sendo o último em 2006, e o próximo em 2024.


Durante os próximos dias, Júpiter e Mercúrio continuam próximos, porém, vão se afastando um do outro gradativamente.

E não se esqueça de Saturno! O "Senhor dos Anéis" também se junta a esse belíssimo encontro celeste. E no amanhecer do dia 10 de março, é a vez da Lua participar dessa festa, se colocando praticamente entre Saturno e Júpiter. Já no dia seguinte, 11 de março, a Lua estará abaixo de Saturno, Júpiter e Mercúrio.

Encontro Mercúrio Júpiter Saturno e Lua
Encontro Mercúrio, Júpiter, Saturno e Lua nos dias 08, 09, 10 e 11 de março de 2021.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Para observar esse encontro celeste, olhe na direção leste (onde o Sol nasce) a partir das 04h00 da madrugada. Conforme nos aproximamos do nascer do Sol, os planetas vão ganhando altura, ou seja, teremos melhores condições de observação.

Por outro lado, quando o céu começa a ficar claro, rapidamente perdemos os planetas de vista.


Vale ressaltar que, por estarem muito próximo do horizonte, você precisa ter uma visão privilegiada da direção leste, sem montanhas, muros ou qualquer coisa que atrapalhe sua visão do céu próximo do horizonte.

Encontro Júpiter Mercúrio e Saturno e Lua em março de 2021
Encontro Júpiter, Mercúrio, Saturno e Lua em março de 2021.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Neste momento, a Lua estará caminhando para a Fase Nova, com cerca de 10% de seu disco iluminado.

Vale lembrar que esse encontro de planetas com a Lua é uma questão de perspectiva. A Lua está a cerca de 385.000 km de distância; Mercúrio está a 140 milhões; Júpiter a 887 milhões de km e Saturno a 1,6 bilhão de km daqui. Mas durante toda a semana, esses três planetas e a Lua estarão visíveis na mesma direção do céu para quem está aqui no planeta Terra - um privilégio e tanto!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!



Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / divulgação
06/03/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário