Este meteorito é a rocha mais antiga de todo o Sistema Solar já encontrada

meteorito erg chech 002 - meteorito mais antigo do sistema solar

O meteorito Erg Chech 002 foi formado cerca de 2 milhões de anos após a formação do Sistema Solar

Um meteorito descoberto há menos de um ano no deserto do Saara pode ser o exemplo mais antigo de "lava cristalizada" do Sistema Solar. A análise dos diversos fragmentos dessa rocha espacial sugere que ela se solidificou milhões de anos antes da formação da Terra. Isso nos dá pistas de como pode ter sido o início da formação do Sistema Solar e da formação dos planetas.


Um estudo publicado no Proceedings Of The National Academy Of Sciences detalha as propriedades do meteorito Erg Chech 002, que foi encontrado em 2020 na Argélia, no Deserto do Saara - uma região conhecida como Erg Chech. Esta região é bem conhecida por seus meteoritos bem preservados. Em 2007, 100 quilos de meteoritos foram descobertos nessa região. Erg Chech 002 pesa 32 kg.

A equipe estimou a idade do meteorito em 4,565 bilhões de anos, cerca de 20 milhões de anos mais velhos do que a Terra! O Sistema Solar tinha apenas 2 milhões de anos quando essa rocha se formou.


Para se ter uma ideia, o recorde anterior de meteorito mais antigo já encontrado era de uma peça de 1 milhão de anos mais nova.

meteorito Erg Chech 002 - o meteorito mais antigo do Sistema Solar
Os dois lados do meteorito Erg Chech 002 - o meteorito mais antigo do Sistema Solar.
A maior peça está em exposição no Museu de Mineral e Gemas de Maine.
Créditos: Maine Mineral and Gem Museum / Darryl Pitt

De acordo com os pesquisadores, o meteorito Erg Chech 002 é um pedaço da crosta de um protoplaneta - o embrião de uma rocha gigantesca que iria se tornar um planeta. No início do Sistema Solar, quando não haviam planetas, o gás e a poeira que cercavam o Sol se chocavam para formar os protoplanetas.



Um pedaço de um futuro planeta

Protoplanetas são objetos pequenos demais para serem planetas, mas grandes o suficiente para que ocorram processos geológicos interessantes. No caso de Erg Chech 002, o protoplaneta era semelhante em composição aos asteroides ricos em carbono, mas sua crosta era lava derretida por um período antes de este meteorito se solidificar. Encontrar pedaços da crosta desses corpos antigos é raro porque depois todos os protoplanetas acabaram se tornando Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, por exemplo.

Atualmente conhecemos cerca de 3.100 meteoritos que têm origem da crosta ou manto de antigos corpos celestes, sendo a grande maioria composta por basalto. O meteorito Erg Chech 002 é feito de um mineral conhecido como andesita. A descoberta sugere que esses protoplanetas com crostas de andesito não eram raros, mas provavelmente acabaram sendo os blocos de construção dos principais planetas rochosos. Não há nenhum outro objeto como este meteorito em todo o registro.


"Isso sugere que os primeiros protoplanetas diferenciados que povoaram o Sistema Solar, assim como a maioria de seus detritos, certamente foram destruídos ou acabaram se tornando parte de planetas rochosos em crescimento, tornando a descoberta de meteoritos como esse uma ocorrência exepcional", disseram os autores do estudo.


Imagens: (capa-Maine Mineral and Gem Museum) / Maine Mineral and Gem Museum / Darryl Pitt / divulgação
10/03/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário