Mistério da 'Cauda de Cometa da Lua' é finalmente desvendado

mistério da cauda de cometa da Lua foi finalmente desvendado

Há mais de 20 anos cientistas descobriram que a Lua tinha uma cauda, mas ninguém sabia a razão... até agora!

Desde 1998, quando cientistas descobriram que a Lua tinha uma formação semelhante à cauda de um cometa, cientistas vêm tentando descobrir o que poderia causar esse fenômeno.


Não, a cauda não é visível a olho nu, mas grandes observatórios puderam detectá-la.

A história da "Cauda de Cometa da Lua" surgiu assim: ainda em 1998 câmeras da Universidade de Boston espalhadas pelo planeta para registrar imagens de auroras, mostraram meteoros queimando na atmosfera terrestre durante a chuva de meteoros Leônidas de 1998

Depois uma equipe de cientistas observou uma mancha de sódio no céu por três noites após o pico do fenômeno. Automaticamente, deduziu-se que não se tratava de um fenômeno ocorrido na atmosfera da Terra.

156 bólidos registrados pelo Observatório Modra na Eslováquia - exposição de 4 horas -  em 1998 durante o pico da chuva de meteoros Leonidas
156 bólidos registrados pelo Observatório Modra na Eslováquia - exposição de 4 horas -
 em 1998 durante o pico da chuva de meteoros Leonidas.
Créditos: Astronomical and Geophysical Observatory / Comenius University / Juraj Tóth

Após muitos estudos e simulações, uma equipe de cientistas da Universidade de Boston concluiu que a tal mancha no céu era na verdade algum tipo de "cauda de cometa" formada por sódio, que se estendia por pelo menos 800 mil km a partir da Lua.

Depois disso tudo novos estudos continuaram a ser feitos, mas o mistério da "Cauda de Cometa da Lua" permaneceu..

Agora, depois de décadas de observações, finalmente uma equipe de pesquisadores parece ter descoberto a origem da cauda da Lua: impacto de rochas espaciais.

Vale lembrar que a Lua não tem uma atmosfera para protegê-la, e portanto está sempre exposta aos impactos de meteoritos. 
 
E segundo o estudo, quando essas rochas espaciais atingem a superfície lunar, elas fazem com que átomos de sódio sejam lançados para a órbita da Lua, onde interagem com os fótons vindos do Sol. 

Com isso, esses átomos misturados aos fótons são afastados da direção da nossa estrela, formando essa estrutura semelhante a uma cauda difusa.


Durante a Lua nova, quando nosso satélite natural se move entre a Terra e o Sol, essa cauda cobre o lado terrestre voltado para o Sol. Depois, a gravidade da Terra atrai o fluxo de sódio formando um fluxo invisível ao olho nu, que se dispersa pela atmosfera da Terra no lado oposto do planeta

De acordo com os especialistas, embora as chuvas de meteoros que acontecem todos os anos possam coincidir com alguma mancha lunar mais brilhante, elas não seriam as reais causas da cauda. Eles acreditam que os impactos dessas chuvas de meteoros regulares não tenham sempre a energia necessária para liberar o sódio.

Por outro lado, os impactos esporádicos parecem ser os verdadeiros causadores da "cauda de cometa da Lua", já que são mais massivos e rápidos, de modo que podem lançar parte da superfície lunar para uma órbita mais alta.

Animação mostra como o sódio ejetado da superfície da Lua por impactos de meteoritos cria a "cauda tipo cometa" da Lua e como acontece a interação com a Terra conforme a Lua orbita o nosso planeta.
Créditos: James O’Donoghue / @PhysicsJ /  Jody K. Wilson

James O'Donoghue, cientista da agência espacial japonesa (JAXA), acredita que, se um asteroide grande o bastante atingir a Lua com a força adequada, tanto sódio pode ser liberado que, talvez, a "cauda" pudesse até ser até vista a olho nu.

"Se você pudesse observá-la, seria uma mancha difusa de luz, com o tamanho das estrelas do Cinturão de Orion", disse Baumgardner, líder da equipe responsável pelo estudo.

O artigo com a descoberta foi publicado na revista 'Journal of Geophysical Research: Planets'.



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Astronomical and Geophysical Observatory / Comenius University / Juraj Tóth / James O’Donoghue / @PhysicsJ /  Jody K. Wilson / divulgação
09/03/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Acabei de ver a ISS passando aqui em por Brasília mas com uma luz bem menor a frente dela, mas alguém viu isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro site tem um artigo mostrando que a ISS descartou um contêiner cheio de lixo espacial, deve ser isto que você viu. Pesquise aí no Google para você ver.

      Excluir