Imagem Real de Buraco Negro foi atualizada com Campos Magnéticos Mapeados - algo inédito na história!

imagem real de buraco negro agora com mais detalhes

Essa é a primeira vez que astrônomos conseguem observar a polarização e a assinatura de campos magnéticos próximos da borda de um buraco negro

Sabe aquela famosa foto do Buraco negro no centro da galáxia M87 que foi capturada pelo Event Horizon Telescope (EHT)? Então...


Ele se localiza cerca de 55 milhões de anos-luz da Terra, e agora os cientistas refinaram ainda mais suas observações e conseguiram fazer uma nova versão que inclui a luz polarizada, com detalhes sobre a estrutura do campo magnético desse monstro.

A imagem do M87*, revelada pelo EHT em 2019, mostrava um anel difuso de matéria ao redor do buraco negro (disco de acreção), que também conhecida como horizonte de eventos, que é a região de onde a luz não pode escapar e, por isso, nada podemos enxergar. 

A foto não revelava os campos magnéticos em torno do buraco negro, mas ao analisar mais detalhadamente os dados, coletados desde 2017, a equipe descobriu que uma parte significativa da luz ao redor do horizonte de eventos está polarizada.


A estratégia usada pela equipe do EHT foi tentar descobrir como os jatos são criados, ou seja, como partículas de matéria podem se aproximar tanto do buraco negro e serem arremessadas para longe através dos jatos. 

A maior parte da matéria próxima cai no sumidouro galáctico, mas uma fração consegue escapar um pouco antes da captura e se transforma nos jatos relativísticos. 

Imagem da galáxia M87 onde se situa o buraco negro fotografado pelo EHT
Imagem da galáxia M87 onde se situa o buraco negro fotografado pelo EHT.
Créditos: ESO

Assim, os pesquisadores mediram a polarização da luz obtida durante a captura da imagem do buraco negro Messier 87* (M87*).

Determinados filtros, como lentes de óculos tridimensionais que utilizam o método de polarização e outros fenômenos no Espaço, podem fazer as ondas de luz vibrarem apenas em uma determinada direção, enquanto a onda de luz não polarizada vibra para todas as direções. 


Ao determinar a polarização da luz emitida pelo disco quente que gira ao redor do buraco negro, os astrônomos conseguem mapear as linhas do campo magnético na região. Ou seja: a imagem indica como é a estrutura do campo magnético do jato, um tipo de mapa, que só foi possível graças à colaboração de 300 pesquisadores de várias partes do mundo e imagens de diversos telescópios de alta resolução unidos que criaram um gigantesco telescópio virtual do tamanho da Terra.

Essa é a primeira vez que astrônomos conseguem observar a polarização e a assinatura de campos magnéticos próximos da borda de um buraco negro. A pesquisa inclusive pode a explicar como o M87* consegue lançar os jatos de 6 mil anos-luz de comprimento. 


Isso aconetec devido aos imensos campos magnéticos que direcionam as partículas empurrando-as para longe da brutal gravidade do buraco Negro.

Com certeza isso não deve responder todas as perguntas sobre a formação desses jatos, mas as imagens de luz polarizada ajudarão muito os pesquisadores a estudar o papel dos campos magnéticos existentes perto de horizontes de eventos. A pesquisa foi publicada em dois artigos separados no The Astrophysical Journal Letters pela colaboração EHT.



Imagens: (capa-EHT) / EHT / ESO / divulgação
27/03/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Bom dia. Vosso canal é incrível. Talvez o melhor do Brasil.
    Por falar em Brasil, eu queria deixar aqui uma nota de protesto
    e de indignação:
    Atualmente, em se tratando de Mares do Sul, abaixo do equador, a
    Austrália é país-líder em descobertas astronômicas. Desde a
    poucos anos, o montante deve chegar a 50 e tem de tudo: De galávias
    nunca antes vistas até buracos negros de massas intermediárias,
    passando por restos de supernovas e frequências radio-astronômicas
    exclusivas. ENQUANTO NO LINK BRASIL vemos escândalos políticos,
    lavagem de dinheiro, corrupção suja, rachadinhas, números de
    mortes por coronavírus cada vez maiores, pessoas desesperadas,
    hospitais entupidos até o teto de amianto, desmonte INJUSTIFICADO
    dos hospitais de campanhas, pesquisa científica inexistente
    (e impossível) e alguns políticos brilhando a bochecha rosada
    de alegria tal a compra de mansão milionária nova, eu me pergunto:
    POR QUÊ???????
    Pedro Álvares Cabral, 1500 ; James Cook, 1770.
    A Austrália mostra ao mundo as belezas do universo. O Brasil mostra
    ao mundo incopetência nas urnas, fracasso histórico e uma saúde e
    educação que remonta ao geocentrismo medieval de Giordano Bruno
    e de Hipátia.
    POR QUÊ???????
    O que fizemos para merecer colossal desgraça?
    Ele é mito? Milhares morrendo por dia! Gritem: Mito!
    Tenho vergonha de não ser australiano.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito mais fácil se mudar para a Austrália.

    ResponderExcluir