3º Voo do helicóptero Ingenuity em Marte foi o mais longo até agora

terceiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte

O helicóptero Ingenuity da NASA foi ainda mais longe com seu 3º voo no Planeta Vermelho...

O pequeno helicóptero Ingenuity continua executando todas suas missões com sucesso, e nessa 3ª tentativa de voo ele não decepcionou!


Essa 3ª missão aconteceu na manhã de domingo (25 de abril de 2021), sendo a mais ambiciosa até agora, com a pequena aeronave viajando um total de 100 metros lateralmente, tendo permanecido no ar por 80 segundos e atingindo a velocidade máxima de aproximadamente 7km/h.

Com isso, o Ingenuity simplesmente quebrou seus próprios recordes de seus dois voos anteriores!

"O voo de hoje foi apenas o que planejamos, mas mesmo assim foi realmente incrível. Com este voo, estamos demonstrando capacidades críticas que permitirão a adição de uma dimensão aérea para futuras missões a Marte." disse Dave Lavery, executivo do programa Ingenuity em um comunicado no domingo. 

O rover Perseverance da NASA, acompanhou toda a movimentação do Ingenuity a cerca de 64 metros de distância, capturando vídeo de alta resolução com seu poderoso sistema de câmera Mastcam-Z.


Outra novidade é que dessa vez o Ingenuity escapou da câmera do Perseverance por cerca de 24 segundos enquanto explorava o Wright Brothers Field (ou Campo dos Irmãos Wright), que é como os membros da equipe nomearam a zona de vôo designada nessas missões.

E o Ingenuity não deve parar por ai, já que a NASA ainda tem programados pelo menos mais 2 voos do pequeno helicóptero!

Se tudo correr conforme o planejado, os 3 voos já executados podem ser apenas um aquecimento para o que está por vir, quando os membros da equipe Ingenuity disseram que pretendem realmente forçar os limites do helicóptero nos dois últimos voos.

terceiro voo do heliscóptero Ingenuity em Marte - NASA
Terceiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte registrado pelo rover Perseverance.
Créditos: NASA

Também não podemos nos esquecer que o rover Perseverance é uma parte crucial deste trabalho: além de servir como fotógrafo da missão, o rover do tamanho de um carro é uma estação retransmissora de todas as comunicações do Ingenuity.

Em breve, quando o pequeno helicóptero concluir sua série de voos, o Perseverance estará livre para se dedicar 100% as suas próprias missões e ter mais destaque ao explorar o Planeta Vermelho.

Vale destacar que mesmo em meio aos voos de Ingenuity, Perseverance conseguiu produzir oxigênio em Marte. Imagine então o que esse rover pode fazer quando tiver o tempo todo dedicado às suas próprias tarefas?

Mas por enquanto ele dá suporte ao Ingenuity, nos permitindo ver de um ponto de vista privilegiado as incríveis conquistas desse pequeno helicóptero que já entrou pra história!


Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
27/04/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Poxa, então o Ingenuity só vai fazer mais dois voos? Imagino que seja por conta da bateria. Será que teria sido melhor construir ele com placas solares pra se recarregar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou ter colocado uma tomada no rover e um plugue no drone voador, ambos de padrão compatíveis entre si.

      Excluir