AO VIVO: Superlua de Abril de 2021 com Telescópio - A Maior Lua Cheia do Ano!

superlua abril 2021 com telescópio

A Lua Cheia de 27 de Abril será a maior e mais brilhante do ano, sendo a primeira de apenas duas Super Luas de 2021!

Você deve estar se perguntando: "a Super Lua será dia 27 ou 26 de Abril?". Tecnicamente, será dia 27 de abril. Sendo bem preciso, o ápice da Lua Cheia será à 00h32 pelo horário de Brasília, e sim, já será dia 27 de abril.


Porém, vale muito mais a pena observar a Lua Cheia na noite de 26 de abril, pois estaremos bem mais próximos do ápice da Lua Cheia do que observá-la na noite de 27 de abril. Com isso, para que tenhamos uma melhor experiência, é preferível deixar claro que a Super Lua, oficialmente, será no dia 27 de abril, mas na prática, observe na noite de 26 de abril pois assim, terá uma melhor experiência.

E sim: a Superlua de Abril será a maior e mais brilhante Lua Cheia do ano!


Mas afinal de contas, o que é uma Superlua?

Para entender isso, devemos lembrar que a Lua completa uma volta ao redor da Terra em de cerca de 27 dias. É durante esse trajeto que acontecem as fases da Lua (por conta da luz solar), como mostra a animação abaixo:

Fases da Lua - superlua - como acontece uma superlua

Mas enquanto a Lua completa suas voltas ao redor do nosso planeta, sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu) e seu ponto mais distante (apogeu).

O perigeu e o apogeu da Lua acontecem em qualquer época, independente da fase da Lua, porém, quando o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) acontece no mesmo dia da Lua Cheia, temos então o fenômeno chamado Super Lua.

Diferença de tamanho da Mini Lua e da Super Lua
Diferença de tamanho da Mini Lua (Lua no apogeu) e da Super Lua (Lua no perigeu).
Créditos: Ken Lord

O que vai determinar o quão grande será uma Superlua é a diferença de horário entre o momento exato de sua fase Cheia e o momento exato de sua maior proximidade com a Terra. Quanto menor for essa diferença, maior (e mais brilhante) será a Super Lua.


Superlua Rosa - o que significa uma Lua Rosa?

Aqui no Brasil, assim como na maioria dos países, não temos o costume de nomear cada Lua Cheia de cada mês, mas os nativos americanos o fazem até hoje.

A Superlua de 27 de abril também é chamada de Lua Rosa pelos povos nativos norte americanos, não pelo fato de ser uma Super Lua, mas sim pelo fato de ser a Lua Cheia do mês de abril.


Isso também não se deve a sua cor - não, a Lua não vai ficar rosa - mas sim porque é o mês do florescimento da primavera no hemisfério norte, sobretudo do musgo rosa chamado Phlox Subulata.

Lua Cheia - Bath Chronicle
Lua Cheia.
Créditos: Bath Chronicle

A última vez que a Lua Cheia esteve no perigeu, ou seja, a última vez que tivemos uma Superlua, foi em maio de 2020, quando nosso satélite natural passou a 360.000 km da Terra. A Lua Cheia de Abril de 2021 acontecerá com a Lua a 357.378 km da Terra.


Mas nem sempre conseguimos notar uma Superlua. Para olhares desatentos, a Lua pode parecer normal, até pelo fato de não termos objetos próximos dela no céu para compararmos seu tamanho. Fica mais fácil notar o tamanho e brilho maiores de uma Superlua a olho nu quando ela está nascendo, logo no início da noite.

caneca calendario lunar 2021 - propaganda

Não perca o nascer da Lua em 26 de abril, e o pôr da Lua na madrugada de 27 de abril. Pelo fenômeno chamado "ilusão da Lua", nossos olhos são induzidos a comparar o tamanho da Lua com objetos dentro da nossa linha de visão, como árvores ou edifícios, e assim conseguimos notar seu tamanho maior.

"Como esses objetos relativamente próximos estão na frente da Lua, nosso cérebro é levado a pensar que a Lua está muito mais perto dos objetos que estão em nossa linha de visão", explicou Mitzi Adams, cientista solar do Marshall Space Flight Center da NASA. "No nascer ou no pôr da Lua, ela só parece maior do que quando está diretamente acima de sua cabeça, porque não há objetos próximos com os quais possamos compará-la." Isso fica ainda mais evidente com a Superlua.


Transmissão ao vivo da Superlua de Abril de 2021

E é claro que não poderíamos perder essa oportunidade. A Maior Lua Cheia de 2021 será transmitida ao vivo em nosso canal no YouTube. Iremos observá-la com telescópio, e bater aquele papo gostoso de sempre.

A live terá início na noite de 26 de Abril no canal Galeria do Meteorito no YouTube, e também estará disponível logo abaixo:


Aproveite para se inscrever em nosso canal! Ative o sininho e não perca nenhum grande evento astronômico!

Depois dessa, a segunda e última Superlua de 2021 acontecerá em 26 de maio. 


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Ken Lord, / Bath Chronicle / YouTube / Galeria do Meteorito
25/04/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários: