Deu Certo! Helicóptero Ingenuity realizou o 1º Voo em Marte - Confira os Melhores Momentos!

voo de teste do helicóptero ingenuity em marte

Após adiamentos e pequenos imprevistos, finalmente o 1º teste de voo foi realizado, e Ingenuity se torna a primeira aeronave a realizar um voo controlado em outro planeta


19 de Abril de 2021 acaba de entrar pra história da exploração espacial. Quando eram 03:46 PDT (07h46 pelo horário de Brasília), o Centro de Controle da missão Perseverance, nos EUA, recebeu os primeiros dados confirmando: O helicóptero Ingenuity havia acabado de realizar seu primeiro voo de teste em Marte, e tudo estava bem com ele!


Os responsáveis pelo voo do Ingenuity comemoravam batendo palmas. Um grande avanço na exploração espacial foi feito em meio a uma das piores pandemias da história, mas a alegria e o sorriso no rosto de quem trabalha nesse projeto há anos não pôde ser escondida, nem mesmo pelas máscaras de proteção.

Voo do Ingenuity em Marte
Voo do Ingenuity em Marte, gravado pelo rover Perseverance.
Créditos: NASA / divulgação

O helicóptero de 49cm por 1,2 metros voou por 39.1 segundos, chegando a uma altitude de 3 metros e mantendo-se estável por 30 segundos. O vôo aconteceu de forma autônoma, desde a guiagem, a navegação, até o controle da aeronave. O sistema autônomo foi desenvolvido pelo Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA.


Agora que o primeiro voo de teste foi concluído, a NASA irá realizar novos voos controlados nos próximos 30 dias. Pelo menos mais 9 voos devem ser feitos, fazendo com que o helicóptero fique cada vez mais tempo no ar, e algumas manobras também devem ser realizadas.

O rover Perseverance, por sua vez, que carregou o helicóptero Ingenuity na barriga desde sua chegada em Marte no dia 18 de fevereiro, acompanhou tudo de longe, a 64 metros de distância. Seu sistema Mastcam Z de alta definição e Navcam acompanharam tudo, e em breve teremos mais imagens desse momento histórico.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
19/04/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Formidável! 30 segundos de voo podem parecer banais, mas levando em consideração as dificuldades técnicas - atmosfera rarefeita e com condições bem diferentes das que estamos acostumados, atraso de rsposta devido à distância entre Marte e a Terra que impossibilita manobrar em tempo real via controle remoto - esse foi de fato um feito histórico.
    Vamos ver como serão os próximos vôos e o quanto de coisas novas eles vão nos revelar.

    ResponderExcluir