Vídeo mostra movimento dos anéis de Saturno como se fosse um 'Mini Sistema Solar'

sistema de anéis de Saturno

Com cerca de 7 anéis principais formados por milhares de fragmentos, Saturno 'imita' forma do Sistema Solar

O segundo maior planeta gasoso do nosso sistema continua fascinante com seu sistema de anéis formados por incontáveis fragmentos de gelo e poeira, que variam de tamanho entre poeira microscópica até blocos de gelo maiores que um ônibus.


Dependendo da distância mal notamos que os anéis também giram, mas quando analisamos mais de perto percebemos seu movimento.

Cada anel se move ao redor do planeta em seu próprio ritmo: os mais próximos são mais rápidos e os mais distantes mais lentos, exatamente como acontece com os planetas do Sistema Solar.

De acordo com o cientista planetário James O’Donoghue, da JAXA (agência espacial do Japão), o sistema de anéis é como um Sistema Solar em miniatura em muitos aspectos, pois os objetos que se movem próximos de Saturno precisam de uma velocidade maior para não serem "engolidos", enquanto os mais distantes podem ser mais lentos.


Se compararmos as velocidades de Mercúrio (47,362 km/s) e Júpiter (13,07 km/s), por exemplo, já percebemos uma enorme diferença. Esse mesmo padrão de velocidades acorre nos anéis de Saturno, que embora pareçam estáticos, estão se movendo em velocidades bem diferentes uns dos outros.

E repare que estamos falando de velocidades supersônicas, cerca de 70 vezes a velocidade do som na verdade!


Além de cientista planetário, James O’Donoghue também é conhecido por fazer belas animações do Sistema Solar, e agora ele revelou seu novo trabalho mostrando o sistema de Saturno com o movimento de seus anéis.

O anel mais próximo se move a 23 km/s enquanto o mais distante se movimenta a aproximadamente 16 km/s. 

O sistema de anéis de Saturno em escala comparado com todos os planetas do Sistema Solar
O sistema de anéis de Saturno em escala comparado com todos os planetas do Sistema Solar.
Créditos: James O'Donoghue / NASA / divulgação

O cientista ainda explicou que os grãos de gelo nas trilhas vizinhas se movem a apenas alguns centímetros por minuto de diferença em relação aos outros segmentos. "Essa velocidade é como andar um passo a cada 30 minutos, ou semelhante ao tráfego da hora do rush", disse O’Donoghue no Twitter.

Outra curiosidade é que, embora a extensão dos anéis de Saturno chegue a cerca de 275 km e 1 km de espessura, sua massa total equivale a apenas 1/5000 da massa da Lua, o que mostra sua fragilidade. 

E pra piorar, os anéis estão desaparecendo lentamente, sendo atraídos pela própria gravidade de Saturno: a cada segundo, estima-se que milhares de quilos de material de gelo e rocha dos anéis caiam no planeta como se fossem chuva.


Pesquisadores afirmam que o sistema de anéis de Saturno não deve durar mais do que 300 milhões de anos. "O sistema de anéis de Saturno não é exatamente estável, se parecendo mais com um campo de destroços temporários de alguma lua ou cometa antigo que se aproximou demais. Podemos nos considerar sortudos por viver em uma época em que os anéis de Saturno tem tamanha presença e destaque no Sistema Solar", completou O’Donoghue.


Imagens: (capa-NASA) / James O'Donoghue / NASA / divulgação
17/04/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: