Helicóptero Ingenuity faz sua primeira foto colorida de Marte

primeira foto ingenuity em marte

E tudo parece estar pronto para o primeiro voo de teste em outro planeta!

O helicóptero que promete fazer história com o primeiro voo motorizado fora da Terra, registrou sua primeira fotografia colorida na superfície de Marte.


A imagem colorida em baixa resolução foi feita no sábado e liberada agora pela NASA. A imagem mostra a parte inferior do rover Perseverance, suas rodas e o solo cheio de pedregulhos na Cratera Jezero de 45 km, onde aconteceu o pouso da sonda.

Outra boa notícia além da primeira foto feita pelo pequeno helicóptero de 1,8 kg é que ele conseguiu sobreviver a primeira noite gelada marciana - uma ótima notícia, já que as noites em Marte podem chegar a -90°C, o que poderia ser suficiente para congelar componentes eletrônicos, o que não ocorreu devido ao aquecimento adequado que funciona graças as baterias que foram carregadas pelo Perseverance.

Primeira foto em Marte feita pelo helicóptero Ingenuity em 3 de abril de 2021
Primeira foto em Marte feita pelo helicóptero Ingenuity em 3 de abril de 2021.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Agora, o rover Perseverance vai se manter numa distância de 5 metros do helicóptero, numa região chamada Van Zyl Overlook, garantindo espaço para o primeiro voo de teste do Ingenuity, e claro, uma excelente visão para que tudo seja registrado de camarote!

Helicóptero Ingenuity registrado pelo rover Perseverance no dia 04 de abril de 2021 logo após ser colocado no local onde será realizado seu primeiro voo de teste
Helicóptero Ingenuity registrado pelo rover Perseverance no dia 04 de abril de 2021 logo após
ser colocado no local onde será realizado seu primeiro voo de teste.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Apesar da primeira imagem ter sido feita com uma resolução muito baixa, a NASA promete que as imagens que serão feitas pelo helicóptero durante seu voo serão de maior qualidade.


Além disso, Perseverance vai acompanhar tudo com o sistema MastCam-Z de alta resolução. Existe ainda a chance de Perseverance conseguir registrar o áudio desse primeiro voo utilizando seus dois microfones embutidos. Agora é só torcer para que tudo aconteça da melhor forma no dia 11 de abril de 2021 - data estipulada pela NASA para acontecer o tão esperado voo de teste em Marte.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / divulgação
06/04/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: