Imagens da NASA mostram fungos em Marte de acordo com cientistas

Imagens da NASA mostram fungos em Marte de acordo com cientistas

Novo estudo publicado no periódico Advances in Microbiology revela fungos se proliferando na superfície de Marte

Um grupo internacional de pesquisadores acredita ter encontrado as mais fortes evidências de vida em Marte até agora: fungos marcianos que inclusive, foram esmagados pelas rodas dos rovers e depois cresceram novamente!


Em um recente artigo revelado na publicação científica 'Advances in Microbiology', uma equipe de cientistas afirma ter encontrado evidências convincentes de vida na superfície de Marte. Mais exatamente fungos.
 
Os especialistas analisaram fotos do planeta vermelho feitas pelos rovers Curiosity e Opportunity, que mostravam detalhes da superfície marciana.

De acordo com a pesquisa, existe a hipótese de fungos procariontes e eucariontes estarem "colonizando" Marte


Mas antes que se pense que esses seriam fungos marcianos, os cientistas avisam que tudo leva a crer que essas formas de vida chegaram até nosso planeta vizinho saindo da Terra. Ou seja: seriam uma "contaminação" que foi levada ao Planeta Vermelho.

O artigo afirma: "Uma fonte óbvia de vida em Marte seria a Terra. É provável que ventos solares tenham carregado detritos e poeira com microbios da nossa extratosfera e mesosfera, para o Espaço profundo, contaminando Marte repetidamente". 

Crescimento de 15 espécimes de fungos ao longo de três dias marcianos - NASA
As duas imagens mostram o crescimento de 15 supostas espécimes de fungos ao longo de três dias em Marte.
Créditos: NASA / JPL

Os cientistas responsáveis pela pesquisa também afirmam que os fungos podem sim prosperar mesmo em ambientes com radiação intensa.

No resumo do artigo os pesquisadores escreveram: "Uma variedade de espécies continuam viáveis depois de longa exposição a ambientes de radiação intensa no espaço e podem sobreviver a ejeção da Terra, seguindo impactos de asteroides e a esterilização de naves com destino a Marte; enquanto estudos de simulação mostraram que procariontes, fungos e líquenes podem sobreviver em ambientes marcianos simulados - descobertas que sustentam a hipótese de que a vida pode ter sido repetidamente transferida da Terra para Marte".

Segundo a equipe responsável pelo estudo, os itens observados na imagem lembram fungos do tipo basidiomycota, com aparência redonda que se assemelha a uma bola com espinhos, muito comuns na Terra.


Os pesquisadores destacaram que as fotos sequenciais documentam os espécimes marcianos que emergem do solo e aumentam de tamanho. E não para por aí: o grupo de estudiosos ainda observou que após serem esmagados pelas rodas dos rovers, novos "fungos" esféricos, alguns com talos, apareceram no topo dos restos antigos.

O artigo ainda vai além, e afirma que "espécimes semelhantes a bactérias-fungos negros também apareceram em cima dos veículos espaciais". 

Colônia de bactérias ou fungos no rover Cuirosity em Marte
Suposta colônia de bactérias ou fungos no rover Cuirosity em Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Os cientistas da missão também analisaram imagens da HiRISE, câmera da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita Marte, e afirmaram ter encontrado evidências de "espécimes amorfos, que mudaram de forma e localização, depois desapareceram dentro de uma fenda".

Na conclusão do artigo, o time de pesquisadores ainda afirma que "já está bem estabelecido que uma variedade de organismos terrestres sobrevivem a condições semelhantes às de Marte. Seria surpreendente se não houvesse vida em Marte".

Mas antes que possamos comemorar essa suposta prova de vida em Marte, os próprios pesquisadores advertiram que essas evidências não são provas de vida.

Em 2019, a evidência de fungos e cogumelos em Marte já havia sido colocada, porém, o estudo dessa vez foi aceito para publicação na renomada revista científica, e com isso, ganhou repercussão.


Segundo eles próprios, não temos como descartar completamente que essas formas que se parecem com fungos sejam na verdade qualquer outra coisa, como minerais ou mesmo produtos do clima marciano ou de forças geológicas desconhecidas que ocorrem exclusivamente em Marte.

Claro que futuras pesquisas ainda poderão confirmar ou descartar essas descobertas, mas pelo menos por enquanto, ainda não podemos afirmar que finalmente descobrimos vida no Planeta Vermelho!



Imagens: (capa-NASA) / NASA / Rhawn Gabriel Joseph / JPL-Caltech / 
07/05/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

10 comentários:

  1. Seu Fora do Ar, vamos lá colher uns cogumelos marcianos pra fazer uns chás bem doidos!!!

    Se for mesmo confirmado que se tratam de fungos seria um achado formidável! Mesmo que estejam lá por contaminação terrestre. Só não consigo imaginar como eles poderiam proliferar em Marte: fungos são seres heterotróficos, ou seja, não produzem o próprio alimento (como é o caso das plantas) de modo que dependem de outros para obtê-lo. E...de onde os fungos marcianos, caso forem mesmo fungos, obteriam matéria orgânica para sobreviver? Vamos aguardar a continuação das pesquisas, quem sabe esse será a primeira vez que encontramos vida fora da Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saí di caminhada pela estrada caminhando a pé. Pedindo carona violão na costa vim pra são tomé. louco 3x melo louco 3x melo cogumelos azuis...
      YOU Toba: Ventania cogumelos azuis. Esta é a melhor e mais bonita música da história da humanidade Zé! Ventania é filósofo, homem sério, fuma só as puras e é o nosso presidente sonhado.

      Excluir
  2. Acho estranho que encontremos vida em Marte no nível de complexidade de fungos. Se replicado da Terra, tudo bem, mas como Zé do Hospício bem colocou: e eles se nutrem de que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nutrem da bondade, da mesma wifi, da filosofia hippie, das noites de lua cheia..... ahhh de novo???? FOBOS CHEIO E DEIMOS CHEIO, caraca! Se nutrem do beijo, da paixão, do coração. Na Terra não se conhece tamanha ternura. Fungo quer fungar no cangote e ser alguém para alguém. Não ser atropelado por jipe humano. Fungo quer paz e amor. Fungo não pergunta nada. Ele vive pelo amor de viver. Se o zé vier com esse papo de fisica quantica eu mato ele!

      Excluir
  3. Marte é interessante, próximo de nós, ao ponto de já termos tecnologia suficiente para pesquisa e exploração. Em breve vamos colonizá-lo sim, seja por interesses científicos, ou mais adiante, econômicos. É o local perfeito, tem similaridades com um planeta habitável, pois pode ser terraformado num futuro próximo e se tornar base de exploração dos demais planetas do sistema solar

    ResponderExcluir
  4. Marte é interessante, próximo de nós, ao ponto de já termos tecnologia suficiente para pesquisa e exploração. Em breve vamos colonizá-lo sim, seja por interesses científicos, ou mais adiante, econômicos. É o local perfeito, tem similaridades com um planeta habitável, pois pode ser terraformado num futuro próximo e se tornar base de exploração dos demais planetas do sistema solar

    ResponderExcluir
  5. Não basta a Avenida Paulista, a Rota do Sol no RS, o trecho Rio-Niterói, as rodovias rente às favelas, agora... atropelamento em MARTE???? A humanidade se auto-supera surpreendentemente a cada dia. A NASA não sabe dirigir jipe, tem que atropelar os coitados dos micromarcianos, heterótrofos, que se alimentam de nóias semelhantes ao Zé do H. Pare de desejar fumar os coitados dos cogumelos marcianos para ficar doidão véi! Eles tem direito à vida! À cidadania, ao voto democrático, à uma faixa de segurança feita pelo prefeito marciano, e a tocarem violão músicas da boemia na lua cheia... ops PHOBOS cheio ou DEIMOS cheio. mARCIANO é mano bom véi. Sem essa de atropelar! Cadê a licença de condução do robô? E a fiscalização rodoviária? Putz... nem percebi que tava fumando o gengibre que eu ia fazer o chá. Sorry.

    ResponderExcluir
  6. FICA A DICA: NÃO EXISTE CARTEIRADA NA CIÊNCIA .
    A animação pelos possíveis fungos crescendo na superfície de Marte não durou muito. Nesta sexta-feira (7), o artigo do grupo internacional de pesquisadores foi refutado. O estudo que usava imagens feitas pelos rovers Curiosity e Opportunity, esse último “aposentado” em 2019, não resistiu a um exame mais minucioso.

    As evidências apontadas pelos cientistas foram tidas como especulativas e estavam longe do suficiente para apoiar a conclusão. De acordo com o jornal South China Morning Post, Zoey Yang, a editora-chefe do site Advances in Microbiology, onde o artigo foi publicado, afirmou que houve uma revisão dupla-cega por pares, após o envio, no dia 21 de abril.
    Após a revisão por pares, foi aceito com revisões, pois recebemos quatro resultados de revisão de corretores diferentes. Todos eles sugerem que aceitemos após algumas revisões”, disse ela. A editora-chefe acrescentou ainda que mais revisores seriam convidados a compartilhar comentários após as críticas.

    Críticas aos fungos de Marte
    O presidente da Sociedade de Marte da Austrália, Jonathan Clarke, foi um dos críticos ao artigo que sugere a existência dos fungos no planeta vermelho. “As evidências, para mim como geólogo que estuda Marte e análogos de Marte em ambientes extremos na Terra, realmente não fazem sentido”, disse ao jornal South China Morning Post.

    Segundo o cientista, as condições em Marte são tão extremas que não dá para ver fungos ou qualquer outro tipo de vida crescendo na velocidade proposta pelo artigo, sob condições como frio e baixa pressão do ar. “A vida mal consegue sobreviver, muito menos prosperar”, emendou.

    ResponderExcluir
  7. SEM CARTEIRADA. NÃO SE tratava de engenheiro formado. ( rsrsrsrsrsrs ) " OTO PATAMAR "
    Após a revisão por pares, foi aceito com revisões, pois recebemos quatro resultados de revisão de corretores diferentes. Todos eles sugerem que aceitemos após algumas revisões”, disse ela. A editora-chefe acrescentou ainda que mais revisores seriam convidados a compartilhar comentários após as críticas.

    Críticas aos fungos de Marte
    O presidente da Sociedade de Marte da Austrália, Jonathan Clarke, foi um dos críticos ao artigo que sugere a existência dos fungos no planeta vermelho. “As evidências, para mim como geólogo que estuda Marte e análogos de Marte em ambientes extremos na Terra, realmente não fazem sentido”, disse ao jornal South China Morning Post.

    Segundo o cientista, as condições em Marte são tão extremas que não dá para ver fungos ou qualquer outro tipo de vida crescendo na velocidade proposta pelo artigo, sob condições como frio e baixa pressão do ar. “A vida mal consegue sobreviver, muito menos prosperar”, emendou.

    ResponderExcluir
  8. E eu que nada tenho de inteligente para dizer.

    ResponderExcluir