Um Cometa ACABA de Mergulhar no Sol

cometa acaba de mergulhar no sol - cometa kreutz

Mais um cometa da família Kreutz não existe mais...

Ontem, 10 de maio, mais um cometa teve seu fim trágico e explosivo após ser engolido pela nossa estrela.


Os coronógrafos do Observatório Solar e Heliosférico da NASA (SOHO) registraram a bola de gelo sujo fazendo um mergulho de cabeça no Sol: um cometa entrou na região não visível, mas nada saiu de lá.

O cometa que colidiu com o Sol era um membro da família Kreutz. Os cometas rasantes de Kreutz são cometas que surgiram a partir de um cometa gigante que existiu há muitos séculos, mas que acabou se desintegrando e dando origem a milhares de cometas menores.


Os cometas Kreutz receberam o nome do astrônomo alemão Heinrich Kreutz, que no século 19 fez essa grande descoberta, e os estudava mais do que ninguém.

Todos os dias, vários fragmentos de Kreutz passam próximo do Sol e se desintegram, sendo que a grande maioria tem apenas alguns metros de diâmetro e sendo assim, não conseguimos enxergá-los. Porém, ocasionalmente, um fragmento maior como este, que devia ter de 10 a 30 metros de diâmetro, acaba chamando a nossa atenção.


Quando falamos que um cometa colidiu com o Sol, podemos dizer que essa é uma afirmação até um tanto exagerada, afinal, eles não chegam a encostar no Sol. Por conta do calor e da gravidade que enfrentam ao se aproximarem do Sol, eles se desintegram em átomos individuais, ou seja, não sobra nada deles muito antes de acontecer uma colisão de fato.


Os restos atômicos desses cometas acabam sendo soprados pelo vento solar para todas as direções do Sistema Solar... agora eles podem estar passando por aqui, inclusive.


Imagens: (capa-SOHO) / SOHO / NASA / Helioviewer / divulgação
11/05/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários: