Por que a Blue Origin levou Ossos de Dinossauros ao Espaço?

ossos de dinossauro enviados ao espaço

Quase 200 pedaços de ossos de Dinossauros foram colocados em um frasco e enviados para uma altitude de aproximadamente 105 quilômetros...

Ainda em 14 de Abril de 2021 a Blue Origin realizou seu último teste de voo antes do primeiro lançamento comercial com o foguete New Shepard


Mas esse lançamento levava uma carga no mínimo curiosa: ossos de dinossauros. Foram cerca de 200 fragmentos fósseis datados de 65 a 70 milhões de anos.

Mas afinal será que existe uma boa explicação para essa experiência exótica?

Fundador do festival, Joe Iacuzzo, com seu frasco de fragmentos fósseis. Ao lado, um dos 200 fragmentos enviados ao espaço.
Fundador do festival, Joe Iacuzzo, com seu frasco de fragmentos fósseis. Ao lado, um dos 200 fragmentos enviados ao espaço.
Créditos: Joe Iacuzzo / Huntsville Science Festival / Blue Origin / collectSPACE

Segundo a própria Blue Origin, a missão almejava apoiar a iniciativa da organização sem fins lucrativos da empresa de Jeff Bezos, a Dream Big Alabama, e também agradecer aos colaboradores do Huntsville Science Festival, fundado pela Innovation for Education Foundation.


"Parece muito apropriado que um membro da família raptor dos dinossauros, que tinham penas semelhantes a pássaros, voasse a bordo do New Shepard, um foguete que tem a pena azul da empresa de forma proeminente", explicou Joe Iauzzo, fundador da iniciativa e ex-diretor e desenvolvedor de conteúdos do Jurassic Park Institute, da Universal Pictures em nota oficial.  

Iacuzzo também lembrou que o fim dos dinossauros graças a um asteroide que causou sua extinção, também é uma analogia válida.

Conforme explicou Iacuzzo, o foguete New Shepard levou fragmentos de dromeossaurídeos, da família raptor, que era uma espécie de dinossauro carnívoro com penas e garras afiadíssimas, que chegavam a ter 2 metros de comprimento e cerca de 1 de altura.

Ilustração artística da espécie de dinossauro que teve seus ossos levados ao espaço
Ilustração artística da espécie de dinossauro que teve seus ossos levados ao espaço.
Créditos: Julius Csotonyi / Club for the Future

Os pequenos pedaços de ossos foram colocados em um frasco de 10 centímetros e chegaram a uma altitude de aproximadamente 105 quilômetros, em um voo que durou cerca de 10 minutos.

Além dos ossos de dinossauro, o foguete também levou a bordo mais de 25 mil cartões postais dos membros do Club for the Future e um boneco de teste da Blue Origin, apelidado de Skywalker.


Depois dessa estranha viagem, esses ossos que estiveram no espaço devem ser apresentados em museus de todo o país, com exibições programadas para os dias 24 e 30 de outubro de 2021.

Ou seja, nada disso foi uma experiência tipicamente científica, mas sim um tipo de ação de publicidade. E uma parte dos fósseis que foram ao Espaço ainda está disponível para quem quiser patrocinar o festival. Os interessados podem entrar em contato com o responsável pelo evento, Joe Iacuzzo.

foguete new shepard da Blue Origin

Ainda assim vale destacar que essa não é a primeira vez que pedaços de ossos de dinossauros são enviados ao espaço: pelo menos duas missões anteriores do aposentado ônibus espacial da NASA, realizaram esta façanha.

Ainda em 1985, fósseis de dinossauros voaram a bordo do Challenger e, após 13 anos, em 1998, um crânio de mais de 210 milhões de anos estava a bordo do Endeavour e chegou na Estação Espacial Mir, da Rússia, antes de voltar à Terra.


Parte de um Tiranossauro Rex também voou para o espaço, no primeiro Teste de Voo de Exploração (EFT-1) pela espaçonave Orion da NASA em 2014. O fóssil do dinossauro mais temido (pelo menos nos filme de Hollywood) foi emprestado pelo Museu de Natureza e Ciência de Denver no Colorado "como um lembrete de quanta vida a Terra viu durante sua existência", explicou um comunicado da NASA.


Imagens: (capa-Blue Origin/Joe Iacuzzo) Joe Iacuzzo / Huntsville Science Festival / Blue Origin / collectSPACE / Julius Csotonyi / Club for the Future / divulgação
28/05/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Vai ver é porque não querem que os ossos sintam mais o peso da idade.

    ResponderExcluir