Cometa Recém Descoberto deve ser O Mais Brilhante de 2021

tudo sobre o cometa leonard - C/2021 A1

O primeiro cometa descoberto em 2021 também promete ser o mais brilhante


Utilizando o Observatório Mount Lemmon, no Arizona, EUA, o astrônomo Greg Leonard realizou a primeira descoberta de cometa de 2021. Como se não bastasse ser o primeiro do ano, o cometa intitulado C/2021 A1 (Leonard) promete ser o cometa mais brilhante de 2021, e com sorte, teremos a chance de observá-lo a olho nu!


Atualmente, o Cometa Leonard está muito distante, entre as órbitas de Marte e Júpiter - mas ele está se aproximando. O periélio (momento de máxima aproximação com o Sol) deve acontecer no dia 03 de janeiro de 2022 (exatamente 1 ano após sua descoberta). Já o perigeu (máxima aproximação com a Terra) foi estimado para ocorrer em 12 de dezembro de 2021 às 14:13 pelo horário internacional.

Cometa C 2021 A1 Leonard - Filipp Romanov
Cometa C/2021 A1 (Leonard) fotografado em 06 de janeiro de 2021.
Créditos: Filipp Romanov / divulgação

Não! O Cometa Leonard não tem qualquer chance de colisão com a Terra. Durante sua máxima aproximação com o nosso planeta, ele passará a mais de 34 milhões de quilômetros de distância - quase 100 vezes a distância entre a Terra e a Lua.


Por outro lado, de acordo com as estimativas feitas pelo Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, o Cometa C/2021 A1 Leonard passará bem próximo de Vênus no dia 18 de dezembro, a uma distância de pouco mais de 4 milhões de km - isso equivale a cerca de 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua.


Cometa Leonard - uma surpresa para o final de 2021

De acordo com os especialistas, o cometa C/2021 A1 Leonard deverá atingir a magnitude aparente de 5 ou 4 - isso o coloca como um objeto a ser observado a olho nu.


Por conta de sua órbita hiperbólica, altamente alongada, este cometa não periódico está passando pelo Sistema Solar interior pela primeira e última vez. Seu material volátil, responsável pela criação de suas caudas, será exposto ao calor da nossa estrela pela primeira vez, então nunca se sabe o tamanho da surpresa que nos espera.

Órbita do cometa Leonard
Órbita hiperbólica do cometa C/2021 A1 (Leonard).
Repare que durante a maior parte do tempo, ele será visível do hemisfério norte (cima),
porém, durante sua grande aproximação, ele será visível do hemisfério sul (baixo).
Créditos: NASA / JPL

Com sorte, teremos um cometa facilmente observável a olho nu. Se nada ocorrer como o esperado, ainda assim, teremos um cometa facilmente observável através de binóculos ou pequenos telescópios.


Até o início de dezembro de 2021, o cometa C/2021 A1 (Leonard) só poderá ser observado do hemisfério norte, mas no final de dezembro e início de janeiro de 2022 (melhor momento), ele poderá ser observado do hemisfério sul.


Por enquanto, só temos que aguardar. As estimativas sobre seu brilho devem mudar conforme o objeto se aproxima do Sol. E olha que ele vem rápido: sua velocidade é de aproximadamente 254.399 km/h - isso equivale a 70,6 quilômetros por segundo!

Então desde já, cruze os dedos! Com sorte, teremos uma bela surpresa no fim de 2021.




Imagens: (capa-ilustração/ESO) / Filipp Romanov / NASA / JPL
14/01/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário