Tudo Sobre o Eclipse Solar Anular de 10 de Junho de 2021

eclipse solar anular de 10 de junho de 2021

Veja como e quando observar o Eclipse Solar Anular dessa quinta-feira (10). Porque ele acontece? Vai ser visível do Brasil? Como assistir o Eclipse Solar ao vivo pela internet?

Na próxima quinta-feira-feira, 10 de junho de 2021, acontecerá um Eclipse Solar Anular - um dos eventos mais incríveis da natureza.


Preparamos essa matéria completa para que você fique por dentro de tudo, e saiba como, quando e porque acontecerá esse belíssimo Eclipse Solar.


Quando acontece o Eclipse?

No dia 10 de junho de 2021, com auge às 10:43 pelo horário internacional (07:43 pelo horário de Brasília).


No Brasil será possível observar o Eclipse de 10 de Junho?

Infelizmente não poderá ser visto do Brasil. A anularidade poderá ser vista apenas do Canadá, da Groenlândia e de uma pequena parte do extremo leste da Rússia (polo norte).

Mapa de visibilidade do Eclipse Solar de 10 de Junho de 2021
Mapa de visibilidade do Eclipse Solar de 10 de Junho de 2021 em sua trajetória).
A área sombreada maior é por onde o Eclipse Solar poderá ser visto de forma Parcial.
O pequeno ponto vermelho no centro da sombra é a área onde a totalidade (anularidade) poderá ser vista.
Créditos: A T Sinclair / NASA

Já a parcialidade do eclipse de 10 de junho poderá ser vista de uma área bem maior: Canadá, EUA, da maior parte da Europa e norte da Ásia.



10 de Junho de 2021 - Um Eclipse Solar diferente

Diferente de um Eclipse Solar do tipo TOTAL, no Eclipse Solar ANULAR, o Sol não é completamente ocultado pelo disco lunar. Ao invés disso, a borda do disco solar fica exposta, criando um efeito chamado "Anel de Fogo".

DIFERENÇA ENTRE ECLIPSE SOLAR TOTAL E ECLIPSE SOLAR ANULAR
Diferença entre um Eclipse Solar Total e um Elipse Solar Anular.
Créditos: Galeria do Meteorito / divulgação

Isso acontece quando a Lua está mais distante da Terra. No momento do Eclipse Solar Anular de 10 de Junho, por exemplo, a Lua estará a apenas 57 horas do apogeu - ponto de maior distanciamento com a Terra. Isso torna o disco lunar menor, e por isso teremos o Anel de Fogo em 10 de Junho de 2021.



O dia não vai virar noite

Durante um Eclipse Solar Total, todo o disco solar é encoberto (eclipsado) pela Lua, e com isso, observadores presenciam "o dia virando noite".

Eclipse Solar anular - NatGeo
Eclipse Solar Anular.
Créditos: Colleen Pinski / NatGeo

Já durante um Eclipse Solar Anular, esse efeito não acontece. Durante o auge do Eclipse, observadores que tiverem um céu azul limpo, sem nuvens, verão o céu se tornar azul escuro.


Transmissão ao vivo do Eclipse Solar Anular de 10 de Junho de 2021

Venha acompanhar conosco o Eclipse Solar de 10 de Junho em uma transmissão ao vivo que acontece em nosso canal! A live começa às 06h00 da manhã pelo horário de Brasília.


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho e receba notificações de vídeos novos!


Todo Cuidado é Pouco

ATENÇÃO: Nunca aponte telescópio ou binóculos para o Sol. Essa prática, além de danificar seu equipamento pode levar a cegueira permanente. Não brinque com a sorte. A melhor forma de observar um Eclipse Solar é através de projeções, ou usando um filtro de soldador.
como observar eclipse solar de forma segura

Caso você queira observar o eclipse solar utilizando um telescópio, você deve primeiramente acoplar um filtro especializado para observação solar, que deve ser instalado na parte dianteira de seu equipamento, e nunca na parte traseira. Desconfie de filtros que são acoplados na ocular, pois toda a radiação solar deve ser bloqueada ANTES de entrar no equipamento, e não depois, como mostra a imagem acima.


Tire suas dúvidas sobre o Eclipse Solar de 10 de Junho com a gente!

Nessa segunda-feira, 07 de Junho, estaremos ao vivo a partir das 21h15 (horário de Brasília) em nosso canal no YouTube, onde falaremos sobre o Eclipse Solar Anular do dia 10 de Junho. A live ocorre em nosso canal no YouTube, mas também estará disponível logo abaixo:


Aproveite para se inscrever em nosso canal! Ative o sininho e não perca nenhum evento astronômico.


Imagens: (capa-Colleen Pinski) / A T Sinclair / NASA / Colleen Pinski / NatGeo / Galeria do Meteorito / divulgação
07/06/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Que legal! Um eclipse exatamente onde não anoitece nesta época do ano, o próximo repetirá a dose mas no outro extremo do planeta.

    ResponderExcluir