Meteoro brilhante é visto em plena luz do dia na Argentina em 12 de Junho de 2021

meteoro durante o dia na argentina em 12 de junho de 2021

No fim da tarde, os céus de Buenos Aires e seus arredores tiveram uma surpresa

Um meteoro muito brilhante foi visto na Argentina no último sábado, 12 de junho de 2021 às 16h44 pelo horário local. O brilho persistente pôde ser visto de Buenos Aires, Entre Rios, Santa Fe e Rosario.



A imagem mostra o brilho do meteoro surgindo no canto superior direito da imagem (vídeo acima). Além de poder ser visto durante o dia, o que é bem raro, esse meteoro foi longo, com uma duração estimada de aproximadamente 3 segundos.


Objeto Grande

Para que um meteoro possa ser visto em plena luz do dia, o objeto que o produziu (meteoroide ou pequeno asteroide) deve ser maior do que um simples fragmento capaz de produz meteoros mais fracos e mais comuns.


Geralmente, os meteoroides que produzem os típicos meteoros vistos durante a noite, têm o tamanho igual ao de um caroço de um feijão. Já no caso dos bólidos, ou dos meteoros vistos durante o dia, esses fragmentos podem chegar ao tamanho de uma bola de futebol, ou maiores.

No caso desse meteoro que riscou os céus da Argentina, provavelmente trata-se de uma rocha espacial maior do que uma bola de futebol.

Não há registro de meteoritos até o momento. Isso significa que provavelmente, todo o material foi queimado na atmosfera da Terra durante sua entrada.


Se você viu esse meteoro no dia 12 de Junho, deixe seu relato em https://exoss.imo.net/ . Dessa forma você estará ajudando o estudo de meteoros no Brasil.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
14/06/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. ¿No está asociado con ningún asteroide o cometa? ¡Ciertamente no! ¡Es Gardel regresando a Buenos Aires!

    ResponderExcluir