Meteoro EXPLODE sobre o Rio Grande do Sul em 03 de Junho de 2021

meteoro brilhante bola de fogo sul do brasil em 03 de junho de 2021

Moradores da região sul tiveram uma surpresa brilhante no céu nessa quinta-feira (03) 

No início da noite dessa quinta-feira, 03 de Junho de 2021, às 19h09 pelo horário de Brasília, um meteoro super brilhante riscou os céus do Rio Grande do Sul, e pôde ser visto também de Santa Catarina e Paraná.


Diversas câmeras conseguiram registrar a passagem dessa bola de fogo, que explodiu bem próximo de Porto Alegre após iluminar o céu por cerca de 3 segundos.


Facilmente conseguimos perceber fragmentações desse objeto que entrou na atmosfera da Terra e brilhou de forma intensa por conta do atrito com o ar.


É possível ainda que algum fragmento tenha resistido à queima na atmosfera e tenha caído na forma de meteorito. Caso isso tenha realmente acontecido, o mais provável é que o meteorito tenha caído sobre o oceano, bem próximo de Porto Alegre, capital do RS.


O que são meteoros?

Meteoros são eventos luminosos causados por fragmentos que entram na atmosfera da Terra. Quando seu brilho é muito intenso, acima do normal, o meteoro pode ser chamado também de bólido, ou bola de fogo.

Os meteoros são popularmente conhecidos como "estrelas cadentes", e caso algum fragmento espacial tenha tamanho e resistência suficiente para resistir à essa entrada na atmosfera e chegar a atingir o solo, ele ganha o nome de meteorito.

Se você viu esse meteoro, você pode deixar o seu relato clicando aqui.


No caso desse bólido que riscou os céus do Rio Grande do Sul em 03 de Junho, há uma chance considerável de ter produzido a queda de meteorito.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
04/06/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Uma pena eu não ter avistado. Deve ter sido uma visão e tanto! Ao menos vai render muitos "causos" pela região. E os padres da região ouvirão muitas coisas interessantes nos confessionários das suas paróquias.

    ResponderExcluir