Ouça o 'amedrontador' áudio gravado em Marte pelo rover chinês Zhurong

audio gravado em marte - sons em marte - rover zhurong da china

Novas imagens e sons gravados em Marte foram liberados pela China

Zhurong, o rover chinês que chegou em Marte em 14 de maio de 2021, acaba de nos presentear com novas imagens e sons de Marte.


Sim! O rover conseguiu gravar o som na superfície de Marte! Agora, o rover chinês saiu da plataforma do módulo de pouso, deu seus primeiros passos em Marte e enviou algumas fotos e o áudio da sua descida!

Além disso, um vídeo recente liberado pela Agência Espacial da China (CNSA) mostra o módulo de pouso durante sua descida na atmosfera marciana - sim, podemos ver o paraquedas se abrindo. As imagens são realmente incríveis!


Os sons em Marte

Pode até parecer que alguns monstros estão rugindo, como numa forma de "espantar" aquele robô extraterrestre do Planeta Vermelho, mas isso é apenas fruto da nossa imaginação. Na verdade, o que ouvimos são os sons do mecanismo das rodas girando enquanto o rover desce a rampa, e a fina atmosfera do planeta distorce tudo isso.


Gravar áudio em Marte é algo relativamente novo. O rover Perseverance, da NASA, também conseguiu registrar sons em Marte, mas essa é a primeira vez que "ouvimos" o primeiro toque de rodas em solo marciano.

"O propósito de instalarmos o dispositivo de gravação é capturar os sons do vento em Marte durante seu tempo ventoso. Nós realmente queremos ouvir como os ventos soam em um planeta diferente da Terra", disse Jia Yang, designer-chefe adjunto do sistema Tianwen-1, segundo o site de notícias chinês CCTV.


Imagens em alta-definição

Há também algumas filmagens fascinantes ​​do veículo espacial de seis rodas fazendo algumas manobras em Marte, incluindo marcha à ré para ficar ao lado da plataforma de pouso para tirar uma selfie em grupo depois de deixar a pequena câmera numa distância de 10 metros. Podemos claramente ver sua manobrabilidade.

A Administração Espacial Nacional Chinesa (CNSA) também divulgou algumas imagens incríveis em 3D do lançamento do paraquedas supersônico enquanto o módulo descia com o rover em direção à superfície de Marte, e pousando.


E, finalmente, para fechar com chave de ouro, a CNSA também lançou um novo panorama interativo impressionante de tudo que Zhurong pode ver, registrado por imagens tiradas por câmeras instaladas no rover.

A China realmente está surpreendendo, e fazendo história em Marte.


Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / divulgação
29/06/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

7 comentários:

  1. 42 minutos de gravação pra ouvir um som... parei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece até minha prima mandando áudio no WhatsApp. É só pra dar um recado mas ela quer traçar a árvore genealógica dos envolvidos até chegar no surgimento do Homo sapiens na Terra.

      Excluir
    2. 42 minutos de ronqueira? Deve ter alguma mensagem subliminar mandando a gente gastar os nossos Sestércios comprando quinquilharias em algum Alibaba ou Aliexpress da vida. Já conseguiram fazer isso com os homens-peixe, que seguidamente colocam um "ovni" próximo os navios da marinha americana. E vcs já viram o barata-voa que isso dá.

      Excluir
  2. Certa vez, eu passei uma mensagem de voz para um colega de serviço e ele recebeu além da minha voz uns sons bem parecidos com este. Quando cheguei ao meu plantão, ele perguntou se haviam outras pessoas comigo, pois também tinham algumas vozes na gravação. Eu respondi que não tinha como haver mais alguém ali porque eu estava esperando o ônibus em uma parada bem em frente ao cemitério ... e já passava da meia-noite.

    ResponderExcluir
  3. Em 1998 recebi o seguinte fragmento de uma mensagem canalizada de Marte: "...a escuridão é um combustível assim como a colheita...". Foi a única mensagem que consegui canalizar até agora, fiquei encucado a madrugada inteira tentando entender o que significava aquilo sem dormir, tentei também canalizar mais dessa mensagem. No sábado a tarde, dia seguinte, descobri que os vizinhos estavam assistindo um filme com marcianos na sexta-feira a noite no antigo canal do Chaves.

    ResponderExcluir