Detectada a 1ª Atividade do Mega-Cometa Bernardinelli-Bernstein!

primeira atividade do mega cometa

De forma bastante antecipada, o Mega Cometa Bernardinelli-Bernstein surpreende astrônomos do mundo todo...

Astrônomos da Nova Zelândia foram os primeiros a detectar uma atividade do mega-cometa descoberto recentemente, intitulado C/2014 UN271, também conhecido como Bernardinelli-Bernstein, que pode ter 1.000 vezes mais massa do que um cometa típico. Este pode ser o cometa mais massivo já encontrado em toda a história registrada! O que eles viram: o surgimento da coma!


Coma é uma "atmosfera" de gás e poeira que se espalha ao redor de um cometa quando ele é submetido aos raios solares. 

A equipe que monitora as imagens capturadas pelo Observatório Las Cumbres (LCO) está espalhada pelo mundo, e as imagens de um dos telescópios de 1 metro do LCO hospedados no Observatório Astronômico da África do Sul estavam disponíveis em 23 de junho à meia-noite EDT (04:00 UTC). Neste momento era dia na Nova Zelândia.

"As outras pessoas estavam dormindo", lembrou a integrante da equipe do LCO, Michele Bannister, da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, em um comunicado divulgado na quarta-feira (14 de julho).


À primeira vista, no entanto, ela pensou que as novas imagens eram um fracasso, graças ao problema sempre presente de satélites passando pelo campo de visão dos telescópios.

"A primeira imagem teve o cometa obscurecido por um rastro de satélite, e meu coração afundou", ela continuou. "Mas então as outras foram claras o suficiente, e nossa: lá estava ele, definitivamente um lindo pontinho difuso, nem um pouco nítido como as estrelas vizinhas."

Primeira atividade no cometa Bernardinelli-Bernstein - LCO
Primeira atividade no cometa Bernardinelli-Bernstein.
Créditos: LOOK / LCO

O que chamou a atenção de Bannister foi uma coma espumosa emergindo mesmo a uma distância incrível do Sol. Quando a imagem foi tirada, Bernardinelli-Bernstein estava a cerca de 19 unidades astronômicas (UA) do Sol. [Uma UA é a distância média entre a Terra e o Sol] cerca de 150 milhões de quilômetros. Isso é quase o dobro da distância orbital de Saturno com relação ao Sol. A energia solar nessa conjuntura é uma fração do que desfrutamos aqui na Terra.


Dito isso, o cometa tem muita massa disponível para aquecer. O enorme núcleo de Bernardinelli-Bernstein é estimado em mais de 100 km de diâmetro, que é três vezes maior que o próximo maior núcleo de cometa conhecido - o do cometa Hale-Bopp, um famoso cometa que se tornou visível a nu olho em 1998. Infelizmente para os astrônomos ansiosos, no entanto, Bernardinelli-Bernstein não vai chegar muito perto de nosso planeta para observações tão incríveis quanto as de Hale-Bopp em 1998. Porém, podemos ter surpresas...

A máxima aproximação de Bernardinelli-Bernstein com Sol ainda será além de Saturno em janeiro de 2031, mas os astrônomos têm uma década para planejar observações. Se a história servir de guia, os telescópios ao redor do mundo e no espaço, junto com qualquer espaçonave que por acaso esteja nas proximidades, irão espiar o cometa para aprender o máximo possível sobre sua composição e história.


O projeto LOOK da LCO, que já observa vários cometas, continuará a observar Bernardinelli-Bernstein; você pode ver sua programação de exibição antecipada aqui. Espera-se que seja útil, já que sua rede de telescópios permite uma "resposta rápida" em 15 minutos sempre que ocorrerem novidades, disse o comunicado. Mas os telescópios LCO não serão os únicos observando.

"Há agora um grande número de pesquisas, como o Zwicky Transient Facility e o próximo Vera C. Rubin Observatory, que monitoram partes do céu todas as noites", disse o membro do LOOK Tim Lister, cientista da equipe do LCO.


"Essas pesquisas podem fornecer alertas se algum cometa mudar de brilho repentinamente", acrescentou. "Então, podemos acionar os telescópios robóticos do LCO para obter dados mais detalhados e uma visão mais detalhada do cometa em mudança."


Teremos momentos bem interessantes, já que a primeira atividade do mega cometa Bernardinelli-Bernstein surpreendeu os astrônomos. Surpresas podem estar a caminho. Fiquem ligados!


Imagens: (capa-ilustração/NOIRLab/NSF/AURA/J da Silva) / LOOK / LCO / divulgação
15/07/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. E o Brasil? Não participa de igual para igual com a equipe da N Zelandia e da Africa do Sul? Quer dizer que se cair algo por aqui em 31/12/2029 vamos dormir numa rede alegando ser feriado de corpus christi? e esperar a craterona? Por que este país não age, em equipe, junto com os dois citados anteriormente? Cadê a soberania? Cadê a ciência? Só fanatismo, religião Argentina 1 x 0 e lixos semelhantes.

    ResponderExcluir