C/2021 O3 PanSTARRS: Acabamos de descobrir um novo cometa que poderá ser visto nos próximos meses

cometa c/2021 o3 panstarrs

Deem as boas vindas a mais um cometa que poderá nos surpreender em breve!

Um novo cometa descoberto no final de julho de 2021 está se aproximando do Sistema Solar Interior, e poderá com sorte ser visto a olho nu entre os meses de abril e maio de 2022.


A designação da União Astronômica Internacional do cometa C/2021 O3 (PanSTARRS) ocorreu no dia 1º de agosto. Imagens confirmaram uma coma (pequena atmosfera cometária) em torno do objeto que possui uma órbita incrivelmente parabólica.

Por conta de sua máxima aproximação com o Sol + sua velocidade alta, o cometa C/2021 O3 tem uma chance de ser arremessado para fora do Sistema Solar e nunca mais retornar.


Os cientistas descobriram o cometa no dia 26 de julho com o telescópio de 1,8 metros PanSTARRS, no Havaí. O cometa encontrava-se na direção da constelação de Pegasus, a apenas 4.3 UA (Unidades Astronômicas) do Sol. [1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol]

Por enquanto não é possível observar esse cometa, seja a olho nu, com binóculos ou até mesmo com telescópios amadores. Sua magnitude aparente é de 20. Isso é centenas de vezes menos brilhante que o planeta anão Plutão, ou seja, muito fraco para ser encontrado nos céus. Mas essas condições irão mudar...

Astrônomos empilharam 15 fotos de 240 segundos de exposição cada uma para obter essa imagem da descoberta do cometa C-2021 O3 PanSTARRS - E Guido - E Bryssinck - M fulle - G Milani - C Nassef - G Savini - A Valvasori
Astrônomos empilharam 15 fotos de 240 segundos de exposição cada uma para obter essa imagem
da descoberta do cometa C/2021 O3 PanSTARRS.
Créditos: E. Guido / E. Bryssinck / M. Fulle / G. Milani / C. Nassef / G. Savini / A. Valvasori

Observações do cometa C/2021 O3 permitiram que os cientistas calculassem sua órbita, que mostra que ele atingirá o periélio (ponto de maior aproximação com o Sol) entre os dias 20 e 21 de abril de 2022. Já com relação à Terra, o cometa C/2021 O3 chegará mais próximo entre os dias 7 e 9 de maio de 2022.


Cometas são imprevisíveis, e ainda é muito cedo para conclusões definitivas, mas de acordo com os astrônomos, existe uma chance do cometa C/2021 O3 se tornar um objeto visível a olho nu. Já pra quem utiliza binóculos ou telescópios, é ainda mais certo que o cometa em questão poderá ser observado.

Modelos sugerem que o cometa C/2021 O3 PanSTARRS deverá atingir uma magnitude aparente entre 7 e 6, podendo chegar a 5,5 (números menores significam objetos mais brilhantes).


E vale lembrar que tem um outro cometa que também promete ganhar destaque ainda nesse ano. O Cometa C/2021 (Leonard), descoberto recentemente, deve nos surpreender em dezembro de 2021.

E dentro de alguns anos, o cometa Bernardinelli-Bernstein, ou simplesmente C/2014 UN271, também se aproximará do Sol e da Terra. Trata-se do maior cometa já descoberto em toda a história da Astronomia.

Então fiquem ligados, pois nós estamos de olho nos céus!


Imagens: (capa-ilustração) / E. Guido / E. Bryssinck / M. Fulle / G. Milani / C. Nassef / G. Savini / A. Valvasori / divulgação
10/08/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário