Tsunami Solar pode Derrubar a Internet do Mundo na próxima década, afirma novo estudo

tsunami solar pode acabar com a internet

Um novo estudo concluiu que, se uma tempestade solar particularmente grande acontecer (o que é apenas uma questão de tempo), isso poderia significar a pior coisa imaginável - a internet global poderia cair

Em um artigo publicado no SIGCOMM 21, pesquisadores da Universidade da Califórnia detalham os efeitos devastadores que uma tempestade geomagnética pode ter nos cabos subaquáticos do mundo, bloqueando o fluxo de informações e escurecendo um mundo que depende tão desesperadamente da internet. Eles acreditam que sua nova pesquisa deve destacar a necessidade de tecnologias de mitigação fortes para evitar que isso aconteça.


A ideia por trás das tempestades geomagnéticas que danificam equipamentos elétricos não é nova para a ciência. Está bem documentado que grandes ejeções da superfície do Sol, chamadas de ejeções de massa coronal (CME), podem representar um grande risco para os satélites e potencialmente interromper a energia. No entanto, nunca ficou claro se isso poderia danificar a infraestrutura da Internet e impedir as comunicações.

No novo artigo, Sangeetha Abdu Jyothi explora como as tempestades solares extremas podem afetar os cabos submarinos. A Internet global depende de uma rede complexa de cabos colocados no fundo do oceano, conectando os países. Se esses cabos forem interrompidos, é possível um blecaute total da Internet, causando um desastre para quase todos os aspectos da vida diária.


Uma explosão solar é causada por ondas enormes de plasma quente ejetados do Sol, enviando uma onda de radiação eletromagnética para o exterior. Essas ondas atingem a Terra em apenas oito minutos, mas são bloqueadas pela ionosfera e pela alta atmosfera.

No entanto, eventos maiores são chamados de CME, e eles liberam não apenas radiação eletromagnética, mas também matéria solar e seu campo magnético. Enquanto eles explodem, essa matéria é lançada para o espaço, e se a Terra tiver a infelicidade de estar em seu caminho, podemos ter tempestades solares, que distorcem o campo magnético do nosso planeta e interferem em equipamentos elétricos.

Ilustração artística do impacto de uma ejeção de massa coronal na magnetosfera da Terra - NASA - Steel Hill
Ilustração artística do impacto de uma ejeção de massa coronal na magnetosfera da Terra.
Créditos: NASA / Steel Hill 

Essas tempestades solares extremas ocorreram no passado, mas são raras. A maior tempestade solar do século 20 causou enormes danos em todo o mundo, impactando fortemente o sistema ferroviário dos Estados Unidos, enquanto tempestades menores supostamente destruíram redes de energia inteiras no Canadá.

Ao analisar a infraestrutura de Internet da Terra, o artigo conclui que um grande Ejeção de Massa Coronal (CME) pode causar uma interrupção global completa da Internet, persistindo por um longo período de tempo após o fim da tempestade solar. Isso não quer dizer que ficaríamos presos no escuro - a internet regional provavelmente permaneceria online, já que as fibras ópticas não são afetadas por tempestades solares.


Os EUA provavelmente seriam os mais atingidos, devido à sua dependência de cabos submarinos para conectá-los à Europa, enquanto a Europa e a Ásia podem se sair melhor devido às suas conexões terrestres. O Google provavelmente permaneceria online, mas o Facebook (que tem data centers relativamente próximos) sofreria sérios problemas de conexão.

Parece ruim, certo? Infelizmente, Jyothi tem mais notícias ruins. De acordo com os pesquisadores, a probabilidade de uma tempestade grande o suficiente para causar uma perturbação generalizada é de 1,6-12% por década, o que é muito maior do que muitos gostariam. A pesquisa sugere que a Internet precisa ser melhor protegida contra esse tipo de evento, e as tempestades solares devem ser consideradas ao projetar a infraestrutura da Internet.


Transmissão  ao vivo - Os Riscos de Uma Tempestade Solar Extrema

Para falar mais sobre esse assunto, teremos uma transmissão ao vivo nessa quinta-feira, 02 de Setembro, com início às 21h30, onde abordaremos o tema dos perigos das tempestades solares extremas e quais os riscos para a nossa tecnologia. A live também estará disponível logo abaixo, mas será feita em nosso canal no YouTube.



Para participar do chat ao vivo e fazer perguntas, clique no vídeo e acompanhe a live direto no YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações e não perder nenhum vídeo novo!

Imagens: (capa-ilustração) / NASA / Steel Hill / divulgação
02/09/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário