Mais uma vez adiado: lançamento do Telescópio Espacial James Webb não vai acontecer em 18 de dezembro de 2021

adiado lançamento do telescópio espacial james webb após acidente

A quebra inesperada de uma braçadeira colocou em risco o telescópio James Webb que deverá ser reavaliado antes do lançamento

Nessa segunda-feira, 22 de novembro, a NASA emitiu um comunicado informando que um imprevisto fez com que o lançamento do Telescópio Espacial James Webb, previsto para 18 de dezembro de 2021, seja adiado.


Não há data certa para o novo lançamento, mas a Agência Espacial Norte-Americana informou que ele não acontecerá antes do dia 22 de dezembro, pois passará por investigações e análises para se ter certeza de que seus equipamentos não foram prejudicados.


O acidente

Durante a integração do Telescópio Espacial James Webb ao adaptador de lançamento (o que prenderia o telescópio ao estágio superior do foguete Ariane 5), uma braçadeira que fixava a grande peça se quebrou, causando um choque e vibração inesperadas no observatório espacial.


Agora, de acordo com a NASA, uma investigação está sendo aberta, e uma análise minuciosa deve ser feita para garantir o bom funcionamento do observatório espacial que já se encontra na base de lançamentos em Kourou, na Guiana Francesa.

Comparação James Webb com Hubble
Comparação do Telescópio Espacial James Webb com o Telescópio Espacial Hubble.
Créditos: Space-E / Pockn / divulgação

O Telescópio Espacial James Webb vem sendo planejado desde 1996, e seu lançamento que, inicialmente deveria ocorrer em 2007, passou por inúmeros contra-tempos. Só neste ano, o telescópio James Webb teve três lançamentos adiados, sendo um em março, outro em outubro, e esse agora de dezembro.

Com tantos atrasos, o custo do Observatório James Webb já chega na casa dos $9.7 bilhões (estamos falando em dólares). Se considerarmos esse valor em real, ele já ultrapassa os R$55.000.000.000,00 (bilhões).


Em breve devemos ter mais notícias sobre uma nova data para o lançamento do Telescópio Espacial James Webb. E vamos torcer para que novos imprevistos não aconteçam para um dos lançamentos mais esperados dos últimos tempos.



Imagens: (capa-NASA) / Space-E / Pockn / divulgação
22/11/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Aquele técnico sobre o guindaste na primeira foto não lembra um soldado do exército dos clones para vocês?

    ResponderExcluir
  2. Até o ano 3000 esse telescópio vai ser lançado com sucesso. Que lambança em!

    ResponderExcluir
  3. Pessoalmente não acredito nessas coisas, mas por via das dúvidas seria bom darem um banho de arruda nesse James Webb para ver se tiram um pouco a zica desse trem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do banho de arruda, nada como uma boa pajelança pra tirar essa uruca, olho-gordo e os encostos desse telescópio. Posso fazer isso ... por um preço simbólico.

      Excluir
  4. Será que a China lança um telescópio secreto antes?

    ResponderExcluir