Podemos ter impactos na Lua durante o Eclipse Lunar!

podemos ter impactos na lua durante eclipse de novembro 2021

Nuvem de detritos da chuva de meteoros Leonidas pode pegar a Lua de surpresa amanhã durante o Eclipse Lunar de 18 pra 19 de Novembro de 2021

Na madrugada de 18 pra 19 de novembro de 2021 acontece o último Eclipse Lunar do ano! E o que torna tudo ainda mais interessante é que esse Eclipse Lunar de novembro de 2021, apesar de ser parcial, terá quase todas as características de um eclipse total.


Como se não bastasse, este será o Eclipse Lunar Parcial mais longo em 1.000 anos! Ainda tá achando pouco?

Agora vem a notícia mais interessante: durante o Eclipse Lunar de Novembro de 2021 a Lua poderá sofrer com impactos de uma nuvem de detritos, e com sorte, poderemos ver daqui da Terra!

Isso deve acontecer porque, coincidentemente, a Terra (e portanto a Lua) está passando pela região mais densa da nuvem de detritos que foi deixada por um cometa chamado 55P/Temple-Tuttle. Essa nuvem de detritos dá origem à chuva de meteoros Leonidas.


Aqui na Terra, os fragmentos deixados por um cometa ou asteroide colidem com a nossa atmosfera criando os belíssimos meteoros da chuva (ou estrelas cadentes, como são popularmente conhecidos). Acontece que, na Lua, por não haver uma atmosfera densa como a nossa, qualquer fragmento acaba de fato colidindo com a superfície lunar.

Como a Lua apesar de estar na fase Cheia, estará escura por conta do Eclipse, então a chance de vermos esses flashes de impacto são grandes!

Durante o Eclipse Lunar de 20 de janeiro de 2019, o astrofotógrafo Christian Frösclin, na Holanda, conseguiu registrar o brilho de um impacto na Lua, como vemos na imagem abaixo:

foto impacto eclipse 20-Jan-2019 Christian Fröschlin - Holanda

Outro fator que deve aumentar ainda mais a chance de registramos impactos na Lua amanhã, é o fato de todos os olhos estarem voltados para a Lua, afinal de contas, trata-se do Eclipse Lunar Parcial mais longo do milênio e o último de 2021.

A olho nu, é altamente improvável que alguém consiga perceber o brilho de um impacto na Lua. Mas se você conseguir registrar a Lua em um vídeo, sobretudo com telescópio, as chances são muito grandes.


Lembrando que teremos transmissão ao vivo do Eclipse Lunar de Novembro de 2021 em nosso canal no YouTube, mostrando a Lua a partir de telescópio - será fantástico, não perca! Aproveite para se inscrever!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!



Imagens: (capa-divulgação) / Christian Frösclin / divulgação
17/11/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Tenho certeza que farão excelentes fotografias.

    ResponderExcluir
  2. Pena que nublou aqui na região onde eu moro. Imagino como seria o espetáculo destes impactos durante o eclipse lunar.

    ResponderExcluir