Buraco Negro escondido em nossa vizinhança foi descoberto e ele não está sozinho

buraco negro escondido foi encontrado

Sua detecção só foi possível graças a sua estrela companheira, que é cerca de 5 vezes o tamanho do nosso Sol

Buracos Negros são sempre muito difíceis de serem encontrados, e os menores e mais silenciosos são ainda mais desafiadores. 


Mas agora uma equipe de pesquisadores conseguiu encontrar um desses pequenos buracos negros bem perto da nossa vizinhança cósmica, em uma região que não era conhecida por hospedar esses estranhos devoradores de matéria.

Conforme publicação da Royal Astronomical Society, esse buraco negro que estava escondido é 11 vezes mais massivo que o nosso Sol, sendo relativamente pequeno perto dos buracos negros de massa estelar e minúsculo em comparação com os buracos negros supermassivos no centro de galáxias que pesam milhões, senão bilhões de vezes o nosso Sol.


E ele não está sozinho: na verdade sua detecção só foi possível graças a sua estrela companheira, que é cerca de 5 vezes o tamanho do nosso Sol, que revelou a presença do buraco negro devido as suas oscilações estranhas de movimento.


A descoberta foi feita por uma equipe liderada pela Dra. Sara Saracino, do Instituto de pesquisas astrofísicas de Liverpool, que confirmou a presença desse buraco negro no aglomerado estelar NGC 1850, na região da Grande Nuvem de Magalhães.

E embora não seja o primeiro buraco negro descoberto em um aglomerado estelar, este é o primeiro já detectado em um aglomerado jovem com cerca de apenas 100 milhões de anos, ou seja: ele seria uma criança em termos cósmicos.

aglomerado NGC 1850
Aglomerado estelar NGC 1850 com milhares de estrelas a 160.000 anos-luz de distância na
Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia vizinha da nossa.
Créditos: ESO / NASA / ESA / M. Romaniello

No centro dessa imagem, vemos as milhares de estrelas do aglomerado NGC 1850, que está localizado cerca de 160.000 anos-luz de distância na Grande Nuvem de Magalhães. Também é possível ver o filamentos avermelhados constituídos de hidrogênio, que são provavelmente remanescentes de explosões de supernova.

Segundo a Dra.Saracino, responsável pela descoberta, para encontrar esses buracos negros escondidos os pesquisadores precisam imitar o detetive Sherlock Holmes, examinando detalhadamente cada estrela do aglomerado como se estivessem usando uma lupa, tentando encontrar algum sinal da presença de um buracos negro escondido, já que não é possível vê-lo diretamente.


"O resultado mostrado aqui representa apenas um dos criminosos procurados, mas quando você encontra um, está a caminho de descobrir muitos outros, em grupos diferentes.", completou a Dra.Saracino.

Como poderíamos imaginar, para encontrar esses buracos negros escondidos precisamos dos maiores e mais potentes telescópios, e por isso os cientistas envolvidos nessas pesquisas aguardam ansiosos pelo ELT, o Extremely Large Telescope, ou Telescópio extremamente grande, na tradução para o português.


O ELT deve ficar pronto apenas a partir de 2025, e os especialistas mal podem esperar por esse momento já que, por enquanto, podem apenas continuar fazendo esse difícil trabalho de detetive com suas lupas, como Sherlock Holmes.



Imagens: (capa-ESO) / ESO / M. Kornmesser / NASA / ESA / M. Romaniello / divulgação
08/12/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário