Conseguimos Ver o Telescópio Espacial James Webb em Seu Destino Final

conseguimos ver o telescópio espacial james webb no céu

O telescópio James Webb pode ser visto na direção da constelação da Ursa Maior

Uma nova imagem mostrou o distante Telescópio Espacial James Webb da NASA em um céu cheio de estrelas.


O Projeto Virtual Telescope, com sede em Roma, usou seu telescópio robótico (um PlaneWave de 430 mm de abertura) para rastrear o telescópio espacial. Uma exposição de cinco segundos conseguiu revelar James Webb em seu destino final no ponto de Lagrange L2, que fica a cerca de 1,5 milhão de quilômetros do nosso planeta.

Telescópio Espacial James Webbregistrado pelo astrônomo italiano Gianluca Masi do Projeto Virtual Telescope
Telescópio Espacial James Webb registrado pelo astrônomo italiano Gianluca Masi do Projeto Virtual Telescope.
Créditos: Virtual Telescope Project / divulgação

"Nosso telescópio robótico rastreou o movimento aparente do Telescópio Espacial James Webb (JWST), que é marcado por uma seta no centro", disse Gianluca Masi, astrônomo italiano fundador do projeto Virtual Telescope. O famoso observatório espacial foi visto na região da constelação de Ursa Maior, e Lee Feinberg, gerente de elementos óticos do James Webb, da NASA, disse que podemos localizar com binóculos se soubermos exatamente onde procurar.


James Webb está apenas começando

A partir de agora que James Webb está pronto e já em seu destino final, os próximos passos incluem alinhamento de espelhos, ligar e desligar instrumentos para teste e fazer algumas imagens-teste.


"Esperamos que as primeiras imagens científicas do JWST venham em cerca de cinco meses", disse Amber Straughn, vice-cientista do projeto de comunicações científicas de Webb, durante um evento de webcast na segunda-feira.

Comparação entre o Telescópio Espacial Hubble e o Telescópio Espacial James Webb
Comparação de tamanho entre o Telescópio Espacial Hubble e o Telescópio Espacial James Webb.
Créditos: divulgação

A longo prazo, Webb tem uma missão ambiciosa de estudar o Universo primitivo, descobrir o quão rápido nosso Universo está se expandindo e acelerando e observar diversos objetos, desde exoplanetas até galáxias distantes.


O telescópio espacial James Webb teve um custo de US$ 10 bilhões (cerca de 55 bilhões de reais), e foi lançado em 25 de dezembro de 2021, após anos de atrasos. A missão agora está indo muito bem desde sua ida ao espaço. Outro grande marco, que foi a implantação complexa do espelho principal do Webb, foi concluído sem muitos contratempos no início deste mês.



Imagens: (capa-Virtual Telescope Project) / Virtual Telescope Project / Gianluca Masi / divulgação
26/01/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Sei que não tem muito a ver com o artigo mas queria comentar que em condições especiais é possível ver os satélites geoestacionários também, muitos são utilizados para transmissão de dados e canais de TV, alguns têm painéis solares tão grandes que com o ângulo do sol correto brilham ou piscam em amarelo sobre a linha do equador, em algumas épocas do ano é possível ver alguns deles e não é preciso nem telescópio mesmo estando também muito distantes da terra.

    ResponderExcluir
  2. Tem tudo a ver, pois consegue-se ver tanto o JWST quanto os satélites geoestacionários por refletirem a luz do sol. Que a propósito sempre vejo alguns desses passeando pelo céu..

    ResponderExcluir