Descobrimos um objeto assustador nunca visto antes no espaço!

objeto nunca antes visto no espaço GLEAM-X J162759.5-523504.3

Ele lança muita energia na direção da Terra, e mas some em seguida

Utilizando o radiotelescópio Murchison Widefield Array (MWA), na Austrália, astrônomos encontraram um objeto que nunca foi visto antes. Ele lança muita energia através de ondas de rádio na direção da Terra, mas some logo em seguida. Ele é muito lento para ser um pulsar, e muito rápido para ser classificado como supernova.


Os cientistas sugerem que o objeto seja menor que o Sol, porém, extremamente brilhante. Intitulado GLEAM-X J162759.5-523504.3, ele está localizado a uma distância de 4.000 anos-luz da Terra. Seu brilho surge a cada 20 minutos, cresce de forma extrema e após cerca de um minuto, se apaga completamente.


Um Transiente Diferente

Transientes são fenômenos causados pela morte de estrelas, supernovas, pulsares e colapso de estrelas de nêutrons. O que foi observado não se encaixa em nenhuma dessas opções.


"Chegou a ser assustador para os astrônomos porque nada no céu faz aquilo que vimos", disse Natasha Hurley-Walker, radio-astrônoma da Universidade de Curtin, em Bentley na Austrália.

Ilustração artística do objeto GLEAM-X J162759.5-523504.3
Ilustração artística do objeto GLEAM-X J162759.5-523504.3.
Créditos: ICRAR

Apesar de não haver uma explicação para este estranho e assustador fenômeno avistado, existem algumas hipóteses, como por exemplo, um "Magnetar de Período Ultra-Longo". Este objeto só existe em teoria, e nunca foi observado antes. Seria basicamente uma estrela de Nêutrons altamente magnética, com um campo magnético extremo, porém, com rotação muito lenta. 


Outra hipótese seria de uma "Anã Branca Rara", que também existe teoricamente. Seria o resultado final de uma estrela que não teve massa suficiente para se tornar uma Estrela de Nêutrons, e ao sugar material de uma companheira binária, emitiria muita energia em ondas de rádio de forma bastante lenta.

Até agora não sabemos do que se trata. Em breve, mais observações de outros observatórios ao redor do mundo podem ajudar a desvendar esse grande mistério.


AO VIVO: O Que é Esse Objeto Bizarro?

Teremos uma live falando sobre esse e outros assuntos hoje, 28 de janeiro de 2022 às 22h00 BRT.


Para participar do chat ao vivo, clique no vídeo para ser redirecionado ao YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal!


Imagens: (capa-ilustração) / ilustração / divulgação
28/01/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário