Tempestade Solar deve atingir a Terra em 02 de Fevereiro de 2022

Tempestade Solar deve atingir a Terra em 02 de Fevereiro de 2022

Erupção solar causa Ejeção de Massa Coronal direcionada para a Terra e deve chegar por aqui nessa semana

Nas primeiras horas do último domingo, 30 de janeiro, a mancha solar AR 2936 desencadeou uma explosão solar de radiação que durou cerca de quatro horas seguidas! Essa explosão solar acabou produzindo uma Ejeção de Massa Coronal direcionada para a Terra.


A erupção solar atingiu a classe M1 (moderada). As explosões solares variam de classe B, C, M e X, portanto, podemos dizer que essa foi bastante intensa.

A Ejeção de Massa Coronal deve chegar em nosso planeta no dia 02 de fevereiro, logo nas primeiras horas, produzindo possivelmente uma tempestade geomagnética de classe G2. As tempestades solares variam de classe G1 (mais fracas) à G5 (extremas).


Os efeitos serão sentidos principalmente em altas latitudes, e serão desde oscilações em redes de energia, danos em transformadores (apenas em caso de tempestades solares de longa duração , o que não parece ser o caso), e interferências na propagação de ondas de rádio. 

Mancha Solar 2936 responsável pela tempestade solar que deve atingir a Terra em 02 de fevereiro de 2022
Mancha Solar 2936 responsável pela tempestade solar que deve atingir a Terra em 02 de fevereiro de 2022.
Créditos: NASA / SDO / HMI

As belíssimas autoras polares também devem sair das regiões dos polos, e poderão ser vistas em locais como Nova York (no hemisfério norte).


É perigoso para a vida?

Não há qualquer risco para a vida em si. Pássaros e outros animais migratórios podem sentir os efeitos, porém, as tempestades solares são comuns e não causam problemas biológicos diretos e graves. A tecnologia, por outro lado (isso inclui satélites, redes de energia e até mesmo a internet) podem sim serem afetados quando lidamos com tempestades solares extremas, o que não é o caso neste momento.


Com o aumento da atividade solar (consequência do novo ciclo solar caminhando para seu máximo), as tempestades solares tendem a ficar cada vez mais comuns nos próximos meses. O próximo pico da atividade solar é esperado para meados de 2024/2025.



Imagens: (capa-ilustração) / NASA / SDO / HMI
31/01/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário