Satélite Russo Caiu! Bólido super brilhante é visto no Brasil em 03 de Janeiro de 2022

queda satélite russo Brasil 03 janeiro 2022

O sul do Brasil e o Uruguai foram presenteados com uma linda passagem nos céus!

No início da noite de 03 de Janeiro de 2022, às 21h03 pelo horário de Brasília (00:03 UTC do dia 04), um bólido foi visto riscando os céus do Brasil, sobretudo nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. No Uruguai o brilho também chamou a a atenção de muita gente.


A duração do meteoro foi de vários segundos, e quem observou, relatou uma cor alaranjada. Câmeras de monitoramento do EXOSS (operada por Odirlei Alflen, Santa Catarina) e do Clima ao Vivo (também em Santa Catarina) conseguiram registrar o momento em que o meteoro super brilhante riscou os céus:



Não era rocha espacial

Como pudemos suspeitar, esse meteoro de longa duração foi na verdade a reentrada de um lixo espacial. O que observamos foi a queda do satélite Cosmos 1437 - um antigo satélite espião russo, lançado em 20 de janeiro de 1983.

Cosmos 1437 - Satélite da antiga União Soviética
Cosmos 1437. Satélite da antiga União Soviética.
Créditos: Anatoly Zak / Russian Space Web / divulgação

Esse satélite russo é do mesmo tipo que foi atingido pela própria Rússia em 15 de novembro de 2021, quando uma nuvem de fragmentos pôs em risco os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.


Com o aumento do número de satélites artificias em torno da Terra, esse tipo de queima de satélites antigos (lixo espacial) se tornará cada vez mais comum. A nossa sorte é que a maior parte desse material é queimada completamente na atmosfera, sobrando apenas peças menores que geralmente acabam caindo nos oceanos.


Imagens: (capa-divulgação) / EXOSS / Clima ao Vivo / Anatoly Zak / Russian Space Web / divulgação
04/01/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Ninguem lembra do Cosmos 954?

    Em janeiro de 1978, o acidente que se julgava impossível aconteceu. O sistema de ejeção do reator falhou e o Cosmos 954 reentrou na atmosfera com seu reator acoplado. A queda ocorreu na região noroeste do Canadá, gerando contaminação em milhares de quilômetros quadrados de superfície. O governo soviético indenizou o Canadá pelas despesas de buscas e de descontaminação da área. O programa US-A passou por um grande desgaste político na arena tensa da guerra fria.
    https://www.naval.com.br/blog/2010/06/16/satelites-nucleares-sovieticos/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro deste episódio. Na época eu pouco sabia sobre geopolítica mas conseguia compreender mais ou menos o que estava acontecendo entre EUA e URSS. Foi uma cacarejada daquelas!

      Excluir