Ameaça: Astronautas Chineses Relatam Risco de Colisão com Satélites Starlink

china e a possível colisão com satélites starlink - estação espacial chinesa

China foi obrigada a realizar duas manobras de emergência para evitar possível colisão entre Estação Espacial e satélites da SpaceX

Satélites Starlink colocaram a Estação Espacial Chinesa, e principalmente, a vida de astronautas chineses em risco em duas ocasiões, de acordo com relatório oficial da China enviado ao Comite das Nações Unidas pra Uso Pacífico do Espaço Sideral.


"Satélites Starlink foram uma ameaça à vida dos astronautas a bordo da Estação Espacial Chinesa", disse Zhao Lijian, ministro das relações exteriores da China, em um comunicado oficial.



A culpa é de quem?

De acordo com o Tratado de Uso do Espaço criado pelas Nações Unidas em 1967, as nações são responsáveis por suas empresas privadas. Sendo assim, os EUA é quem responde caso satélites Starlink realmente se tornem uma ameaça, seja no quesito científico (ao atrapalhar estudos astronômicos) ou mesmo em casos mais graves, como citados pelo relatório chinês.

Estação Espacial Chinesa
Ilustração artística da Estação Espacial Chinesa.
Créditos: CNSA / divulgação

As duas manobras de emergência feitas pela China ocorreram em 1° de julho de 2021 quando o satélite Starlink-1095 estava em uma possível rota de colisão com a Estação Espacial Chinesa. O mesmo ocorreu em 21 de outubro de 2021, com o satélite Starlink-2305.

A China não é a única agência espacial a reportar risco de colisão com satélites Starlink. Ainda em 2019, no início dos lançamentos de Starlink, a Agência Espacial Europeia (ESA) reportou também a necessidade de realizar manobra de emergência para evitar uma possível colisão com satélites Starlink.

Vale lembrar que não são apenas os satélites Starlink que podem ser uma ameaça. Em março de 2021, o braço robótico acoplado à Estação Espacial Internacional foi atingido por um detrito de lixo espacial; em novembro de 2021, astronautas tiveram que abandonar uma caminhada espacial por conta de uma nuvem de lixo espacial que poderia atingi-los.


Esse problema está longe de ser solucionado. Até janeiro de 2022, já são mais de 1.900 satélites Starlink no espaço. Mais de 40 mil devem ser lançados ao longo dos próximos anos. Teremos muitas possíveis colisão à caminho...



Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / divulgação
06/01/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Depois dos mais de 40 mil satélites Starlink, centenas de milhares de satélites dos concorrentes, milhares de satélites já presentes no espaço, contando o lixo espacial já presente e o que vai se acumular, entrar e sair do planeta em segurança só usando a técnica do teletransporte.

    ResponderExcluir
  2. Nada que uma boa tarrafa não resolva! Chega de mimimi e bora pescar detritos.

    ResponderExcluir