Estação Espacial Internacional Vai Cair no Oceano Pacífico em 2031

Estação Espacial Internacional Vai Cair no Oceano Pacífico em 2031

A NASA anunciou os planos para o fim da Estação Espacial - um mergulho mortal no oceano

A Estação Espacial Internacional (ISS) não pode continuar para sempre. Sua vida útil é limitada por estruturas vitais, como módulos, radiadores suportes, que não podem ser reparados ou substituídos. Então seu fim é de fato, inevitável.


No dia 31 de janeiro de 2022, a NASA anunciou que a administração Biden-Harris havia estendido as operações da Estação Espacial até 2030. Portanto, já em 2031, a Estação Espacial deve ter seu fim durante uma reentrada ardente na atmosfera. O objetivo seria de colocá-la em queda em um ponto do Oceano Pacífico chamado "Ponto Nemo" - um ponto nos oceanos da Terra que é o mais distante de qualquer continente ou ilha.

Estação Espacial Internacional
Estação Espacial Internacional.
Créditos: NASA

O documento intitulado "Relatório de Transição da Estação Espacial Internacional" descreve o eventual plano para retirar a Estação Espacial Internacional de órbita. No recente relatório da NASA, é descrito que vários países e instituições responsáveis ​​por diferentes componentes da ISS estão avaliando a vida útil de seus componentes. Embora a data atual para a saída de órbita da Estação Espacial seja em 2031, qualquer descoberta pode atrasar ou adiantar essa data...


Mergulho da morte no Ponto Nemo

Para retirar a Estação Espacial de órbita, será necessário de uma ajuda. A ISS por si só não terá potência suficiente para realizar as manobras de reentrada, portanto três veículos precisarão ajudar a estação impulsionando-a para baixo, no ponto certo e no momento certo para uma reentrada segura no Ponto Nemo.

Ponto Nemo no Oceano Pacífico onde a Estação Espacial Interncional vai cair em 2031 segundo a NASA

Essa região do Oceano Pacífico tem o título formal de Área Desabitada do Oceano Pacífico Sul, e é conhecida como o "cemitério de naves espaciais".


O Ponto Nemo é o local de descanso final da estação espacial Mir, que a Rússia operou em órbita baixa da Terra de 1986 a 2001. Seis estações russas Salyut – quatro que tinham equipes para pesquisa científica e duas para reconhecimento militar – também entraram no cemitério de naves espaciais após um programa que durou 15 anos, de 1971 a 1986.

Atualmente, mais de 260 naves espaciais já tiveram como destino final o cemitério do Ponto Nemo entre 1971 e 2016.


O Sol pode ajudar

Um fator importante que a NASA deve considerar é a atividade solar, sobretudo o conhecido ciclo de 11 anos do Sol.


Os 11 anos são aproximados; às vezes o ciclo dura mais ou menos. A quantidade de atividade no pico de cada ciclo também varia. E a alta atividade solar faz com que a atmosfera da Terra se expanda, o que aumenta a resistência ou "arrasto" para uma espaçonave em órbita da Terra. Tal resistência cria uma perda de altitude. O último ciclo solar (Ciclo Solar 24) foi relativamente inativo. Estamos apenas entrando na fase ascendente do Ciclo Solar 25, e o aumento nas manchas solares e erupções solares mostra isso claramente. Mas ninguém sabe o quão ativo será o Ciclo Solar 25.

Plano de reentrada e altitude da Estação Espacial Internacional até 2031
Plano de reentrada e altitude da Estação Espacial Internacional até 2031.
A marca pontilhada determina a altitude onde não há volta e a reentrada é certa.
Créditos: NASA / divulgação

Os primeiros elementos da Estação Espacial Internacional foram lançados em 1998. Desde 2000, mais de 200 astronautas de todo o mundo passaram a residir por lá. Os astronautas realizaram inúmeros experimentos em uma ampla gama de disciplinas enquanto estavam na estação espacial.

O relatório da NASA também descreve seus planos pós-estação espacial. O relatório explica que a agência espacial continuará a:
  • disponibilizar a exploração do espaço profundo
  • realizar pesquisas para beneficiar a humanidade
  • fomentar a indústria espacial e comercial dos EUA
  • liderar e permitir a cooperação internacional
  • inspirar a humanidade
Enquanto isso, ainda temos quase uma década até que a Estação Espacial Internacional encontre com seu inevitável fim. Até lá, muitos astronautas ainda irão visitá-la, muitas experiências serão realizadas, e claro, nós, meros terráqueos, continuaremos por alguns anos vendo o brilho da Estação Espacial Internacional enquanto ela risca os nossos céus dando brilho às noites escuras.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
05/02/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Acho que eles poderiam definir este ponto Nemo em outro lugar.

    ResponderExcluir