Novo Asteroide Troiano é Descoberto na Órbita da Terra!

Novo Asteroide Troiano é Descoberto na Órbita da Terra! 2020 XL5

O asteroide intitulado 2020 XL5 acompanha o nosso planeta durante sua trajetória em torno do Sol

Um segundo asteroide troiano acaba de ser descoberto nas imediações do planeta Terra. Os asteroide são chamados troianos quando orbitam em um dos pontos de Lagrange, onde acompanham a trajetória do nosso planeta. E agora, claro, os cientistas querem explorar melhor esse nosso "vizinho cósmico".



pontos de lagrange - asteroide troiano da terra
Os cinco pontos de Lagrange do sistema Terra-Sol; também existem cinco pontos entre a Terra e a Lua. Créditos: NOIRLab / NSF / AURA / J. da Silva / M Zamani

Existem cinco pontos de Lagrange e vale lembrar que todo sistema de dois objetos (planeta e satélite) possuem esses pontos, mas apenas dois são relativamente estáveis — o L4 bem em frente ao nosso planeta, e o L5 um pouco atrás.

O primeiro asteroide troiano foi descoberto no ponto de Lagrange L4 de nosso planeta ainda em 2011, com cerca de 300 metros de diâmetro. Ele foi batizado 2010 TK7.

Já esse novo troiano, foi chamado 2020 XL5, e também se localiza no ponto L4, só que ele é bem maior, com 1.180 metros


Na verdade esse novo objeto não é tão "novo" assim: ele já era conhecido, mas se pensava ser um asteroide "normal". Mas o novo estudo confirmou sua classificação como troiano terrestre.

Os cientistas destacaram também que nenhum desses dois asteroides troianos deve permanecer permanentemente ao lado da Terra. Estima-se que em cerca de 15.000 anos, interações gravitacionais devem expulsar o asteroide 2010 TK7 de sua órbita atual, enquanto o 2020 XL5 deve ficar nessa posição "apenas" por mais 4.000 anos.


Os astrônomos planejam ampliar o conhecimento sobre a dinâmica dessa população de objetos troianos, analisando os mecanismos que permitem suas estabilidades transitórias. Os pesquisadores acreditam que a descoberta de um segundo troiano pode indicar que eles são mais abundantes do que imaginamos.

Ilustração artística do asteroide troiano da Terra 2020 XL5
Ilustração artística do asteroide troiano da Terra 2020 XL5.
Créditos: NOIRLab / NSF / AURA / J. da Silva / M Zamani / divulgação

Um dos grandes problemas em se encontrar esses asteroides, é que a localização relativa dos pontos de Lagrange e do Sol são fixas no nosso céu, o que significa que o brilho de nossa estrela está sempre vindo de uma direção parecida, o que prejudica nossas observações.

Para encontrar esses dois troianos conhecidos, os astrônomos precisaram aproveitar pequenas "janelas de oportunidade", pouco antes do nascer do Sol e pouco depois do pôr do Sol, momento em que esses pontos são melhor observados quando o Sol está abaixo do horizonte.


E claro, não custa lembrar que os asteroides são muito importantes para o estudo da origem de nosso Sistema Solar, guardando muitos segredos sobre nossa formação planetária. Já os troianos da Terra são ainda mais interessantes, já que podem ser compostos do mesmo material original da formação da Terra.

Além disso tudo, suas órbitas estáveis fazem deles os melhores alvos para qualquer missão de exploração de asteroides, bem como um ótimo campo de testes para sondas e sistemas de proteção anti-impacto que podem salvar nosso planeta de colisões no futuro.

A pesquisa foi publicada na revista Nature Communications.



Imagens: (capa-ilustração/NOIRLab) / NOIRLab / NSF / AURA / J. da Silva / M Zamani / divulgação
03/02/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: