Objeto que vai colidir com a Lua é avistado por telescópio

Objeto que vai colidir com a Lua é avistado por telescópio

O astrônomo italiano Gianluca Masi conseguiu registrar o estágio superior do foguete Falcon 9 que vai colidir com a Lua em março

No dia 04 de março, um estágio superior de um foguete Falcon 9 da SpaceX vai colidir com a Lua, e isso já está confirmado como falamos aqui em nosso site em uma matéria anterior. Agora, o astrônomo italiano Gianluca Masi conseguiu observar esse grande destroço espacial indo em direção a Lua numa trajetória certa de colisão.


Uma única exposição de 60 segundos foi suficiente para que o fundador do projeto Virtual Telescope, Gianluca Masi, conseguisse registrar o estágio do Falcon 9 no céu. O foguete foi lançado em 2015 para colocar o satélite DSCOVR em órbita; Para fazer o registro, foi utilizado um telescópio de 430mm de abertura, em Roma.


Na imagem é possível ver o estágio do foguete da SpaceX centralizado enquanto as estrelas de fundo se mostram como riscos brilhantes, já que o telescópio acompanhou o movimento do objeto e com isso, as estrelas saíram riscadas na foto.

Estágio do foguete Falcon 9 que vai colidir com a Lua registrado com telescópio de 430mm de abertura na Itália pelo astrônomo Gianluca Masi do projeto Virtual Telescope
Estágio do foguete Falcon 9 que vai colidir com a Lua registrado com telescópio de 430mm de abertura
na Itália pelo astrônomo Gianluca Masi do projeto Virtual Telescope.
Créditos: Virtual Telescope Project / Gianluca Masi / divulgação

Hoje, 07 de fevereiro, o astrônomo Gianluca Masi conseguiu novamente registrar o objeto, mas dessa vez, ele fez um vídeo que mostra o movimento do estágio do foguete Falcon 9 contra as estrelas de fundo. O objeto parece estar parado pelo simples fato do telescópio ter rastreado o movimento dele.


"Houve uma interferência muito forte de luz e da Lua, e pegar o DSCOVR foi bastante difícil", disse Masi em comunicado. "Também notamos que o objeto está girando rapidamente (na ordem de 10 segundos por rotação), e notamos flutuações de brilho muito visíveis".

DSCOVR refere-se ao nome da missão, chamada Deep Space Climate Observatory. Foi um esforço conjunto liderado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) e pela NASA que foi lançado em fevereiro de 2015 da então chamada Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na costa leste da Flórida, EUA.


Durante o lançamento, o estágio superior esgotou seu combustível e não conseguiu retornar à Terra. Nos últimos sete anos, esteve em uma órbita descontrolada, devido às forças gravitacionais concorrentes da Terra, da Lua e do Sol.


Os cálculos mostram que o estágio do foguete vai atingir Lado Oculto da Lua em 4 de março às 12:25 UTC (09h25 pelo horário de Brasília), e não será visível da Terra.


Imagens: (capa-Virtual Telescope Project) / Virtual Telescope Project / Gianluca Masi / divulgação
07/02/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário