Estranhas esferas de vidro são encontradas na superfície da Lua pelo rover da China

Duas misteriosas bolas de vidro foram descobertas na superfície da Lua pelo rover lunar chinês Yutu-2

Duas misteriosas bolas de vidro foram descobertas na superfície da Lua pelo rover lunar chinês Yutu-2

As esferas semitransparentes medem até quatro centímetros de diâmetro e foram encontradas pela câmera panorâmica do rover chinês.


Os estranhos objetos estão localizados no Lado Oculto da Lua, onde Yutu-2 vem explorando desde 2019. Por enquanto, o jipe robótico chinês ainda não conseguiu analisar a composição química das esferas de vidro, mas cientistas da China já indicaram que as bolas de vidro serão estudadas "de perto", e isso pode ajudar a esclarecer o início da história do nosso satélite natural.


O que são as esferas de vidro na Lua?

Pequenas esferas de vidro de tamanho milimétrico são relativamente comuns na Lua. Geralmente essas esferas têm menos de 3mm de diâmetro, e o que chamou a atenção dessa vez é o tamanho delas, que chegam a ter 4cm - mais de 13x maior que o comum.

Esferas de vidro encontradas no Lado Oculto da Lua
Esferas de vidro encontradas no Lado Oculto da Lua em fevereiro de 2022.
Créditos: Agência Espacial Chinesa / Yutu-2 / divulgação

As esferas de vidro da Lua são criadas quando o material de silicato é submetido a temperaturas muito altas. Tanto o silicato quanto altas temperaturas são encontrados na Lua.

Geralmente, as esferas de vidro lunar são remanescentes de uma época quando a Lua era vulcanicamente ativa. Outro fenômeno que pode aquecer o silicato e formas as bolas de vidro são impactos de meteoritos. O calor extremo de impactos violentos provavelmente foi o responsável pelas esferas encontradas pelo rover chinês.


"Os vidros transparentes e translúcidos na Lua têm menos de 1 mm de diâmetro, e os maiores são escuros e opacos", disseram os pesquisadores. "As esferas foram formadas ou expostas recentemente, como evidenciado por suas formas intactas e exposição de superfície".

Um estudo mais aprofundado das esférulas pode descobrir novas informações sobre a composição do manto da Lua e os eventos de impacto que ocorrem por lá. A pesquisa foi publicada na revista Science Bulletin.



Achados intrigantes

O jipe robótico da China, Yutu-2 já percorreu 1 km desde seu pouso no Lado Oculto da Lua ocorrido no início de 2019. Yutu-2 comemorou três anos explorando o Lado Oculto da Lua, sendo a primeira sonda a alcançar esse feito em toda a história da exploração espacial em 11 de janeiro de 2019.

E as esferas de vidro transparentes não são a primeira história intrigante que o rover chinês nos trouxe. Em dezembro de 2021, a Agência Espacial da China compartilhou uma imagem de uma "cabana misteriosa" registrada pelo rover.

O objeto com formato cúbico se destacou no horizonte lunar próximo a Cratera Von Kármán na Bacia do Pólo Sul.

Rover Yutu-2 fotografado no Lado Oculto da Lua
Rover Yutu-2 fotografado no Lado Oculto da Lua.
Créditos: Agência Espacial Chinesa / Yutu-2 / divulgação

Os cientistas não arriscaram determinar o que era a tal cabana na Lua, mas tudo indicava se tratar de uma estrutura rochosa natural. Claro que teóricos-conspiracionistas estavam convencidos de que era uma estrutura construída por uma civilização extraterrestre.

O Yutu-2 levou algumas semanas para se aproximar do estranho objeto em forma de cubo, e logo que conseguiram, imagens mais aproximadas revelaram que aquela "estranha cabana" era na verdade uma rocha com formato um pouco diferente.


Provavelmente isso também é o que deve acontecer nos próximos dias quando o rover chinês conseguir analisar as esferas de vidro de perto.


Imagens: (capa-Agência Espacial Chinesa) / Agência Espacial Chinesa / Yutu-2 / divulgação
24/02/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário