Rússia ameaça lançar Estação Espacial sobre EUA em tweet oficial

Rússia ameaça lançar Estação Espacial sobre EUA em tweet oficial

Dmitry Rogozin, diretor geral da Roscosmos (Agência Espacial Russa), chamou a atenção com tweets de ameaça após pronunciamento oficial da NASA

Após a invasão russa da Ucrânia, a NASA anunciou que a Estação Espacial Internacional (ISS) continua funcionando como de costume, cooperando com os outros parceiros internacionais, bem como com a Rússia. A exploração espacial continua sendo um domínio militarizado, apesar da promessa de paz e cooperação que a ISS supostamente representa.


"A equipe da Estação Espacial Internacional continua conduzindo com segurança operações de pesquisa em órbita baixa da Terra", disse um porta-voz, conforme relatado pelo The Independent.

"As operações em andamento da estação continuam, incluindo o trabalho para levar a tripulação ao posto orbital e devolvê-los com segurança à Terra."

O diretor da Agência Espacial Européia, Josef Aschbacher, fez uma declaração igualmente neutra sobre a situação.


Já o tom do lado russo foi um pouco diferente após a declaração da NASA. As sanções do presidente dos EUA, Joe Biden, à Rússia levaram o diretor da Roscomos, Dmitry Rogozin, a usar o Twitter para ameaçar que a Rússia está pronta para sair da parceria espacial. Sem a Rússia, a ISS provavelmente cairá na Europa, nos EUA ou mesmo na Índia e na China, disse ele.


Em outro tweet, Rogozin pede que EUA evitem sanções pois "elas podem cair sobre sua cabeça, e não apenas no sentido figurado".


O segmento russo da estação é responsável por manter a estação na órbita correta. Poderia ser possível fazê-lo sem a Rússia, mas esta não é uma possibilidade que tenha sido cogitada até agora.

Em seus tweets, Rogozin disse: "A correção da órbita da estação, a prevenção de encontros perigosos com lixo espacial, com os quais seus talentosos empresários poluíram a órbita próxima à Terra, é produzida exclusivamente pelos motores dos navios cargueiros russos Progress MS".

Vladimir Putin presidente da Rússia com Dmitry Rogozin diretor da Roscosmos
Vladimir Putin presidente da Rússia (esquerda) com Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos (direita).
Créditos: divulgação

Rogozin claramente alfineta a mega-constelação de satélites Starlink de Elon Musk, quando diz  sobre "talentosos empresários que poluíram a órbita próxima à Terra".

Este não é o primeiro confronto entre Elon Musk e Dmitry Rogozin. Depois que os EUA impuseram sanções à Rússia após a anexação da Crimeia em 2014, Rogozin perguntou se os EUA planejavam enviar seus astronautas ao espaço com um trampolim, já que estavam usando foguetes russos na época.

Após o sucesso do lançamento da missão Crew Demo-2 da SpaceX, Elon Musk respondeu que o trampolim estava funcionando, respondendo de forma irônica à crítica de Rogozin.



Imagens: (capa-ilustração) / Twitter / divulgação
25/02/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Ameaça de terrorismo, estamos vivendo tempos sombrios.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável isso que esteja acontecendo,acabei de ter um filho,meu bebe tão inocente nem imagina o que estamos passando...

    ResponderExcluir
  3. “Se o Putin invadisse o Inferno, eu cogitaria de uma aliança com o Demônio.” ("in" Winston Churchil em "Uma vida", de autoria de Martin Gilbert.



    ResponderExcluir